Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seibt, Rosane Simon
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86910
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguistica.
id UFSC_4c10a5fcdd6fe39591f2bc3ada4b84b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86910
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidosLinguisticaAlfabetizaçãoLinguagemLeituraDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguistica.Com base nas teorias da linguagem de Bakhtin (1997, 1997a) e Vigotski (1987, 1994, 1998) e no trabalho de outros pesquisadores (em especial Soares, 1995, 2001, 2003), procura-se explicitar o desenvolvimento do processo de construção dos sentidos viabilizado pela leitura de textos em ambiente escolar, mais especificamente a partir de dados coletados na observação, em 2003/1, do cotidiano de uma 1ª série do Ensino Fundamental em uma escola pública. Trata-se assim de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, que tem na linguagem e na leitura seus conceitos centrais. A análise do registro dos dados sobre as interações propiciadas pelas atividades de leitura de textos escritos em sala de aula revelou certas regularidades quanto ao uso de alguns dos recursos e estratégias acionados pelas crianças em início de alfabetização no esforço de construírem sentidos a partir daquelas atividades. Desta forma, os textos a elas oferecidos e a metodologia adotada em aula também fizeram parte de nossa análise, que apontou concepções divergentes na condução do processo de ensino/aprendizagem da leitura, as quais se refletiam em práticas pedagógicas de orientações distintas. Em que pese a metodologia utilizada, houve aprendizado de leitura e construção de sentidos para os textos lidos. Uma melhor compreensão dos processos de leitura pode contribuir na orientação de professores alfabetizadores, principalmente em cursos de capacitação, assim como servir de ponto de reflexão sobre as interlocuções nas séries iniciais do Ensino Fundamental.Florianópolis, SCPelandre, Nilcea LemosUniversidade Federal de Santa CatarinaSeibt, Rosane Simon2012-10-21T11:59:16Z2012-10-21T11:59:16Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf202027http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86910porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T12:36:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86910Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T12:36:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidos
title Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidos
spellingShingle Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidos
Seibt, Rosane Simon
Linguistica
Alfabetização
Linguagem
Leitura
title_short Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidos
title_full Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidos
title_fullStr Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidos
title_full_unstemmed Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidos
title_sort Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidos
author Seibt, Rosane Simon
author_facet Seibt, Rosane Simon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pelandre, Nilcea Lemos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Seibt, Rosane Simon
dc.subject.por.fl_str_mv Linguistica
Alfabetização
Linguagem
Leitura
topic Linguistica
Alfabetização
Linguagem
Leitura
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguistica.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-21T11:59:16Z
2012-10-21T11:59:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 202027
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86910
identifier_str_mv 202027
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652226472706048