Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86910 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguistica. |
id |
UFSC_4c10a5fcdd6fe39591f2bc3ada4b84b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86910 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidosLinguisticaAlfabetizaçãoLinguagemLeituraDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguistica.Com base nas teorias da linguagem de Bakhtin (1997, 1997a) e Vigotski (1987, 1994, 1998) e no trabalho de outros pesquisadores (em especial Soares, 1995, 2001, 2003), procura-se explicitar o desenvolvimento do processo de construção dos sentidos viabilizado pela leitura de textos em ambiente escolar, mais especificamente a partir de dados coletados na observação, em 2003/1, do cotidiano de uma 1ª série do Ensino Fundamental em uma escola pública. Trata-se assim de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, que tem na linguagem e na leitura seus conceitos centrais. A análise do registro dos dados sobre as interações propiciadas pelas atividades de leitura de textos escritos em sala de aula revelou certas regularidades quanto ao uso de alguns dos recursos e estratégias acionados pelas crianças em início de alfabetização no esforço de construírem sentidos a partir daquelas atividades. Desta forma, os textos a elas oferecidos e a metodologia adotada em aula também fizeram parte de nossa análise, que apontou concepções divergentes na condução do processo de ensino/aprendizagem da leitura, as quais se refletiam em práticas pedagógicas de orientações distintas. Em que pese a metodologia utilizada, houve aprendizado de leitura e construção de sentidos para os textos lidos. Uma melhor compreensão dos processos de leitura pode contribuir na orientação de professores alfabetizadores, principalmente em cursos de capacitação, assim como servir de ponto de reflexão sobre as interlocuções nas séries iniciais do Ensino Fundamental.Florianópolis, SCPelandre, Nilcea LemosUniversidade Federal de Santa CatarinaSeibt, Rosane Simon2012-10-21T11:59:16Z2012-10-21T11:59:16Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf202027http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86910porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T12:36:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86910Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T12:36:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidos |
title |
Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidos |
spellingShingle |
Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidos Seibt, Rosane Simon Linguistica Alfabetização Linguagem Leitura |
title_short |
Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidos |
title_full |
Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidos |
title_fullStr |
Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidos |
title_full_unstemmed |
Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidos |
title_sort |
Leitura de textos em uma classe de alfabetização: a construção dos sentidos |
author |
Seibt, Rosane Simon |
author_facet |
Seibt, Rosane Simon |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pelandre, Nilcea Lemos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seibt, Rosane Simon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguistica Alfabetização Linguagem Leitura |
topic |
Linguistica Alfabetização Linguagem Leitura |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguistica. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-21T11:59:16Z 2012-10-21T11:59:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
202027 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86910 |
identifier_str_mv |
202027 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652226472706048 |