Conteúdos subjetivos da docência e a classe hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meinem, Carina Vizzotto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99447
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
id UFSC_4c2fa5ed7b78cf284c9c38299a902d2e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99447
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMeinem, Carina VizzottoCardoso, Terezinha Maria2013-03-04T20:31:14Z2013-03-04T20:31:14Z2013-03-04T20:31:14Z313807http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99447Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoO estudo em tela tem como tema os conteúdos subjetivos da docência. Para seu desenvolvimento, em primeiro momento, buscou-se o que falavam os autores de teses e dissertações que tiveram como tema a classe hospitalar, sobre os saberes necessários à docência nesse ambiente. Nessa interlocução, identificou-se os saberes da formação humana - emoções, amor, sensibilidade, afeto - como necessários para a atuação do professor os quais denominou-se de Conteúdos Subjetivos da Docência. A partir de então, veiculou-se tal achado ao objetivo de pesquisar se o Curso de Pedagogia da UFSC, na opinião dos estudantes, trabalha os Conteúdos Subjetivos da Docência, evidenciados pelos autores como necessários à atuação do professor em Classe Hospitalar e entendidos nesse trabalho como essenciais na formação à docência de modo geral. A pesquisa demandou a utilização de diferentes instrumentos de coleta de dados, quais sejam: levantamento bibliográfico dos autores que discorrem sobre classe hospitalar; questionário com os(as) acadêmicos(as) da última fase da graduação em Pedagogia da UFSC; grupo focal com um número reduzido de estudantes da mesma fase do curso em questão e a análise dos documentos que versam sobre os planos de ensino das disciplinas ministradas pelos professores deste curso. O estudo apontou, entre outros aspectos, que o contato e os conhecimentos possibilitados por diferentes espaços educacionais além da escola, não são oportunizados no curso de pedagogia, visto que a formação inicial é voltada para sala de aula e os acadêmicos não possuem incentivos para conhecer outros espaços educacionais. Na visão dos(as) estudantes, os conteúdos subjetivos da docência são considerados como conhecimentos importantes na formação acadêmica, no entanto, os alunos analisaram esse elemento como faltante na formação viabilizada no curso de Pedagogia, pois não vislumbraram essa questão na intencionalidade da ação pedagógica dos docentes. Certificou-se, também, de acordo com a análise dos planos de ensino e com os relatos dos(as) acadêmicos(as), que esses conteúdos não são considerados como conhecimentos relevantes a ponto de serem elevados para o primeiro plano no planejamento dos professores do curso, os quais não concebem esses conhecimentos de forma prioritária na formação dos(as) acadêmicos(as). Dessa forma, os conteúdos subjetivos da docência, essenciais na formação à atuação do professor, não são instrumentalizados na graduação do Curso de PedagogiaporEducaçãoProfessores -FormaçãoEscolas em hospitaisConteúdos subjetivos da docência e a classe hospitalarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL313807.pdfapplication/pdf668238https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99447/1/313807.pdf13c75fccaa52ab2ee56b543fb1395099MD51TEXT313807.pdf.txt313807.pdf.txtExtracted Texttext/plain335254https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99447/2/313807.pdf.txt763b0d0f59f6377279879c408899efe0MD52THUMBNAIL313807.pdf.jpg313807.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99447/3/313807.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/994472013-05-05 22:17:42.427oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99447Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T01:17:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conteúdos subjetivos da docência e a classe hospitalar
title Conteúdos subjetivos da docência e a classe hospitalar
spellingShingle Conteúdos subjetivos da docência e a classe hospitalar
Meinem, Carina Vizzotto
Educação
Professores -
Formação
Escolas em hospitais
title_short Conteúdos subjetivos da docência e a classe hospitalar
title_full Conteúdos subjetivos da docência e a classe hospitalar
title_fullStr Conteúdos subjetivos da docência e a classe hospitalar
title_full_unstemmed Conteúdos subjetivos da docência e a classe hospitalar
title_sort Conteúdos subjetivos da docência e a classe hospitalar
author Meinem, Carina Vizzotto
author_facet Meinem, Carina Vizzotto
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Meinem, Carina Vizzotto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Terezinha Maria
contributor_str_mv Cardoso, Terezinha Maria
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Professores -
Formação
Escolas em hospitais
topic Educação
Professores -
Formação
Escolas em hospitais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-04T20:31:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-03-04T20:31:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-04T20:31:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99447
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 313807
identifier_str_mv 313807
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99447/1/313807.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99447/2/313807.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99447/3/313807.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 13c75fccaa52ab2ee56b543fb1395099
763b0d0f59f6377279879c408899efe0
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805070822768640