Uma investigação acerca das colonialidades e da diferença colonial nas diretrizes para o ensino de sociologia/ ciências sociais no nível médio/ secundário das escolas de Argentina, Brasil e Venezuela a partir do início do século 21

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Natália de Oliveira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208062
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2019.
id UFSC_4c3ae567c6e3352d06fd311d82646c3c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208062
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma investigação acerca das colonialidades e da diferença colonial nas diretrizes para o ensino de sociologia/ ciências sociais no nível médio/ secundário das escolas de Argentina, Brasil e Venezuela a partir do início do século 21Sociologia políticaSociologiaCiências sociaisCurrículosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2019.Pressupondo a colonialidade e a diferença colonial, esta dissertação teve por objetivo explicar e interpretar as diretrizes curriculares nacionais, do início do século 21, para o ensino de Sociologia e Ciências Sociais no ensino Médio/ Secundário das escolas de Argentina, Brasil e Venezuela, efetuando, para tal, a análise de conteúdo destes documentos. Tendo em vista, portanto, o pressuposto da pesquisa, procurou-se operacionalizar a relação entre a dita Modernidade e as diferenças coloniais, a partir da qual a Sociologia e as Ciências Sociais insurgem enquanto área de conhecimento. As diferenças coloniais são praticadas e perpetuadas pelas colonialidades (do saber e do poder) e representam a classificação do planeta no imaginário colonial moderno, transformando as diferenças em valores. Ainda, considerando o espaço escolar como um dos pontos-chave na discussão, foi problematizada a questão da educação nacional em sua correlação com o Estado-nação e, logo, com a chamada Modernidade, trazendo à tona, também, as discussões acerca dos currículos. Neste sentido, caracterizar e cotejar as diretrizes educacionais nacionais dos respectivos países, possibilitou verificar a diferença colonial de cada ensino e analisar de que maneira este imaginário e as representações por ele suscitadas são/foram questionadas, reproduzidas e/ou ressignificadas nestas diretrizes; além disso, permitiu verificar a forma como os saberes aparecem nas diretrizes para serem repassados às/aos estudantes das escolas de cada país.Abstract: Assuming coloniality and colonial differences, this dissertation aimed to explain and interpret the national curriculum guidelines of the early 21st century for the teaching of sociology and social sciences in the high school / secondary schools of Argentina, Brazil and Venezuela, analyzing, for this purpose, the content of these documents. Considering, therefore, the research assumptions, we tried to operationalize the relationship between the so-called Modernity and the colonial differences, from which Sociology and Social Sciences emerged as an area of ??knowledge. Colonial differences are practiced and perpetuated by colonialities (of knowledge and power) and represent the classification of the planet in the modern colonial imagination, transforming the differences into values. Still, considering the school space as one of the key points in the discussion, the issue of national education was problematized in its correlation with the nation state and, thus, with the so-called Modernity, also bringing up discussions about the curricula. In this sense, characterizing and comparing the national educational guidelines of the respective countries made it possible to verify the colonial differences of each teaching and to analyze how this imaginary and the representations it raises are / have been questioned, reproduced and / or re-signified in these guidelines; In addition, it allowed us to verify how knowledge appears in the guidelines to be passed on to students in schools in each country.Silva, Elizabeth Farias daUniversidade Federal de Santa CatarinaLima, Natália de Oliveira de2020-04-02T21:38:45Z2020-04-02T21:38:45Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis124 p.application/pdf368156https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208062porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-02T21:38:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208062Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-02T21:38:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma investigação acerca das colonialidades e da diferença colonial nas diretrizes para o ensino de sociologia/ ciências sociais no nível médio/ secundário das escolas de Argentina, Brasil e Venezuela a partir do início do século 21
title Uma investigação acerca das colonialidades e da diferença colonial nas diretrizes para o ensino de sociologia/ ciências sociais no nível médio/ secundário das escolas de Argentina, Brasil e Venezuela a partir do início do século 21
spellingShingle Uma investigação acerca das colonialidades e da diferença colonial nas diretrizes para o ensino de sociologia/ ciências sociais no nível médio/ secundário das escolas de Argentina, Brasil e Venezuela a partir do início do século 21
Lima, Natália de Oliveira de
Sociologia política
Sociologia
Ciências sociais
Currículos
title_short Uma investigação acerca das colonialidades e da diferença colonial nas diretrizes para o ensino de sociologia/ ciências sociais no nível médio/ secundário das escolas de Argentina, Brasil e Venezuela a partir do início do século 21
title_full Uma investigação acerca das colonialidades e da diferença colonial nas diretrizes para o ensino de sociologia/ ciências sociais no nível médio/ secundário das escolas de Argentina, Brasil e Venezuela a partir do início do século 21
title_fullStr Uma investigação acerca das colonialidades e da diferença colonial nas diretrizes para o ensino de sociologia/ ciências sociais no nível médio/ secundário das escolas de Argentina, Brasil e Venezuela a partir do início do século 21
title_full_unstemmed Uma investigação acerca das colonialidades e da diferença colonial nas diretrizes para o ensino de sociologia/ ciências sociais no nível médio/ secundário das escolas de Argentina, Brasil e Venezuela a partir do início do século 21
title_sort Uma investigação acerca das colonialidades e da diferença colonial nas diretrizes para o ensino de sociologia/ ciências sociais no nível médio/ secundário das escolas de Argentina, Brasil e Venezuela a partir do início do século 21
author Lima, Natália de Oliveira de
author_facet Lima, Natália de Oliveira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Elizabeth Farias da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Natália de Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia política
Sociologia
Ciências sociais
Currículos
topic Sociologia política
Sociologia
Ciências sociais
Currículos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-02T21:38:45Z
2020-04-02T21:38:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 368156
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208062
identifier_str_mv 368156
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 124 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652368482402304