Satisfação e insatisfação no trabalho de gestores na estratégia saúde da família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188834 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2017. |
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Satisfação e insatisfação no trabalho de gestores na estratégia saúde da famíliaEnfermagemAtenção Primária à SaúdeFamíliaSaúde do trabalhadorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2017.Objetivo: identificar e analisar os fatores/elementos geradores de satisfação e insatisfação nas atividades laborais de gestores da Estratégia Saúde da Família no município de Florianópolis/SC. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, escolhida por adequar-se às investigações que visam uma maior compreensão dos atos, relações, percepções e vivências de sujeitos, como é o caso de percepções sobre satisfação e insatisfação no trabalho. O estudo desenvolveu-se em sete Unidades Básicas de Saúde da cidade de Florianópolis, sul do Brasil, representando todas as regiões geográficas do município. Os dados foram coletados entre setembro de 2016 a julho de 2017 utilizando os recursos de triangulação de instrumentos: entrevistas, observação e estudo documental. Os dados foram analisados com auxílio do software Atlas.ti 7.5 e suporte das teorias do processo de trabalho de Karl Marx e psicodinâmica do trabalho de Christophe Dejours. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Catarina, parecer nº 1.442.077, e o projeto cadastrado na Plataforma Brasil, CAAE 43683115.9.0000.0118. Resultados: foram apresentados em três seções: perfil sócio demográfico dos gestores e dois manuscritos. O primeiro trata da satisfação e insatisfação de gestores na estratégia saúde da família e o segundo tem por foco as implicações da gestão da força de trabalho na satisfação e insatisfação de gestores. O estudo foi realizado com sete gestores adultos jovens e alguma experiência na gestão da ESF, todos profissionais de saúde com especialização, maioria enfermeiros e predominantemente do sexo masculino. Foi altamente significativa a questão da não-capacitação para a gestão, mencionada por todos os participantes do estudo. Identificou-se como principal elemento/motivo de satisfação no trabalho dos gestores a cooperação e boas relações com as equipes que prestam assistência aos usuários das UBS sob sua responsabilidade. Também foram significativos, dentre os elementos geradores de satisfação, a resolutividade da assistência e o bom relacionamento com os usuários. Já como motivos de insatisfação surgiram a gestão em situações de déficits quantitativos da força de trabalho, problemas nas relações de trabalho, déficits de instrumentos de trabalho e problemas no uso dos mesmos. No que diz respeito à gestão da força de trabalho e implicações na satisfação e insatisfação de gestores da ESF verificou-se que a existência de equipes cooperativas, que compartilham a responsabilidade de prestar uma assistência de qualidade, e atuam com vistas a atender as necessidades dos usuários do serviço, com resolutividade, contribui para a satisfação de gestores. Já os aspectos da força de trabalho geradores de insatisfação no trabalho dos gestores foram a convivência com ambientes de déficit de força de trabalho, associado a problemas no bom funcionamento das equipes e relacionais. Conclusão: a satisfação de gestores na ESF é fortemente influenciada pela gestão da força de trabalho, pela resolutividade da assistência e pelas condições e relações de trabalho, sinalizando que para obter bons resultados é necessário considerar os elementos mencionados, assim como investir na capacitação para a gestão. Como limite do estudo destaca-se o reduzido tamanho da amostra e a ocorrência da pesquisa em um único município.Abstract : Objective: to identify and analyze the factors / elements that generate satisfaction and dissatisfaction in the work activities of Family Health Strategy Managers in the city of Florianopolis / SC. Method: qualitative research, chosen for being adequate to the investigations that aim to understand the acts, relations, perceptions and experiences of subjects, as is the case of perceptions about satisfaction and dissatisfaction at work. The study was developed in seven Basic Health Units of the city of Florianopolis, southern Brazil, representing all the geographical regions of the city. The data were collected between September 2016 and July 2017 using the instrument triangulation resources: interviews, observation and documentary study. The data were analyzed with the aid of the software Atlas.ti 7.5 and support of the theories of Karl Marx s work process and Christophe Dejours s psychodynamics works. The research was approved by the Ethics Committee of the Federal University of Santa Catarina, opinion number 1,442,077, and the project registered at Brazil s Platform, CAAE 43683115.9.0000.0118. Results: were presented in three sections: socio-demographic profile of the managers and two manuscripts. The first manuscript with the satisfaction and dissatisfaction of managers in the family health strategy, and the second focuses on the implications of workforce management on manager satisfaction and dissatisfaction. The study was conducted with seven young adult managers and some experience in the management of the FHT, all health professionals with specialization, mostly nurses and predominantly male. The issue of non-empowerment for management, mentioned by all study participants, was highly significant. It was identified as the main element / reason for satisfaction in the work of the managers the cooperation and good relations with the teams that assist the users of the UBS under their responsibility. Also, among the elements that generated satisfaction, were the resolution of the assistance and the good relationship with the users. Already as reasons for dissatisfaction came the management in situations of quantitative deficits of the workforce, problems in the labor relations, deficits of working instruments and problems in the use of them. With regard to workforce management and implications for the satisfaction and dissatisfaction of managers of the FHT, it was found that the existence of cooperative teams, which share responsibility for providing quality assistance, and act to meet the needs of users of the service, with resolutiveness, contributes to the satisfaction of managers. On the other hand, the aspects of the workforce that generate dissatisfaction in the work of the managers were the coexistence with environments of workforce deficit, associated to problems in the good functioning of the teams and relational. Conclusion: the satisfaction of managers in the FHS is strongly influenced by the management of the workforce, by the resolutiveness of the assistance and by the working conditions and relations, signaling that to obtain good results it is necessary to consider the mentioned elements, as well as to invest in the training for the management. As limit of the study, the small size of the sample and the occurrence of the research in a single municipality are highlighted.Pires, Denise Elvira Pires deUniversidade Federal de Santa CatarinaNunes, Anna Carolina Bornhausen2018-08-04T04:02:11Z2018-08-04T04:02:11Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis126 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf353128https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188834porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-04T04:02:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188834Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-04T04:02:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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