Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Devegili, Karlinne Lisandra
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100874
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_4c900d6fc21bfb23e32867ce70d66ab1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100874
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSCEducação científica e tecnológicaFísicaEstudo e ensino (Superior)Professores de fisicaFormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaO presente trabalho de dissertação traz uma investigação sobre a possibilidade da resignificação conceitual no encaminhamento dado à elaboração dos Projetos Temáticos, nas disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Física (INSPE) na UFSC. Por contar com uma abordagem temática, associada ao processo de modelização, e outros elementos também importantes, a elaboração de Projetos Temáticos no conjunto de disciplinas de INSPE, vem apresentando-se como uma situação didática diferenciada para o processo de conceitualização. Tal configuração pode oportunizar a resignificação sobre o significado atribuído aos conceitos físicos pelo futuro professor, aproximando-o da coerência entre seu processo de formação e o ambiente onde atuará. Para tanto, a pesquisa contou com duas etapas. A primeira etapa com o intuito de mapear tal possibilidade de resignificação conceitual, foi realizada uma leitura do produto do Projeto Temático, material escrito denominado como Unidade de Ensino e entregue ao professor da disciplina. A análise foi feita na busca por indicativos da possibilidade de resignificação conceitual, na descrição do processo de modelização, com base na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Enquanto que na segunda etapa, foram traçadas categorias empíricas fundamentadas na Análise de Conteúdo, com a finalidade de verificar uma mudança nas argumentações sobre conceitos físicos de ondulatória, entre os licenciandos que partilharam de tal processo de elaboração dos Projetos Temáticos.This dissertation provides an investigation about the possibility of conceptual reframing in the direction given to the elaboration of thematic projects, in the disciplines of Instrumentation for the teaching of Physics (INSPE) at UFSC. By relying on a thematic approach, associated with the modeling process, and other elements also important, the development of thematic projects on disciplines of INSPE, has presented himself as a different teaching situation for the process of conceptualization. This configuration, creates the possibility of a expansion of meaning attributed to physical concepts by the future teacher, approximating his the coherence between formation and the environment where he will act. To this end, the survey had two stages. The first step in order to map this possibility of reframing conceptual, was developed in the reading the final product of the Thematic Project, written material refered to as Teaching Unit and delivered to the subject teacher. It was analyzed in the search for indications of reframing conceptual, in the description of the modeling process, based on the Theory of Conceptual Fields by Gérard Vergnaud. While the second step, empirical categories were drawn based on Content Analysis, in order to verify a change in the arguments about physical concepts of wave among the undergraduates who shared in this development process of the Thematic Project.FlorianópolisCruz, Sônia Maria Silva Corrêa de SouzaSantos, Paulo José Sena dosUniversidade Federal de Santa CatarinaDevegili, Karlinne Lisandra2013-06-25T23:29:03Z2013-06-25T23:29:03Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis177 p.| il., tabs., grafs.application/pdf307901http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100874porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T23:29:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100874Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T23:29:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSC
title Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSC
spellingShingle Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSC
Devegili, Karlinne Lisandra
Educação científica e tecnológica
Física
Estudo e ensino (Superior)
Professores de fisica
Formação
title_short Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSC
title_full Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSC
title_fullStr Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSC
title_full_unstemmed Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSC
title_sort Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSC
author Devegili, Karlinne Lisandra
author_facet Devegili, Karlinne Lisandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Sônia Maria Silva Corrêa de Souza
Santos, Paulo José Sena dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Devegili, Karlinne Lisandra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Física
Estudo e ensino (Superior)
Professores de fisica
Formação
topic Educação científica e tecnológica
Física
Estudo e ensino (Superior)
Professores de fisica
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-06-25T23:29:03Z
2013-06-25T23:29:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 307901
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100874
identifier_str_mv 307901
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 177 p.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652159008374784