Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100874 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
id |
UFSC_4c900d6fc21bfb23e32867ce70d66ab1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100874 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSCEducação científica e tecnológicaFísicaEstudo e ensino (Superior)Professores de fisicaFormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaO presente trabalho de dissertação traz uma investigação sobre a possibilidade da resignificação conceitual no encaminhamento dado à elaboração dos Projetos Temáticos, nas disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Física (INSPE) na UFSC. Por contar com uma abordagem temática, associada ao processo de modelização, e outros elementos também importantes, a elaboração de Projetos Temáticos no conjunto de disciplinas de INSPE, vem apresentando-se como uma situação didática diferenciada para o processo de conceitualização. Tal configuração pode oportunizar a resignificação sobre o significado atribuído aos conceitos físicos pelo futuro professor, aproximando-o da coerência entre seu processo de formação e o ambiente onde atuará. Para tanto, a pesquisa contou com duas etapas. A primeira etapa com o intuito de mapear tal possibilidade de resignificação conceitual, foi realizada uma leitura do produto do Projeto Temático, material escrito denominado como Unidade de Ensino e entregue ao professor da disciplina. A análise foi feita na busca por indicativos da possibilidade de resignificação conceitual, na descrição do processo de modelização, com base na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Enquanto que na segunda etapa, foram traçadas categorias empíricas fundamentadas na Análise de Conteúdo, com a finalidade de verificar uma mudança nas argumentações sobre conceitos físicos de ondulatória, entre os licenciandos que partilharam de tal processo de elaboração dos Projetos Temáticos.This dissertation provides an investigation about the possibility of conceptual reframing in the direction given to the elaboration of thematic projects, in the disciplines of Instrumentation for the teaching of Physics (INSPE) at UFSC. By relying on a thematic approach, associated with the modeling process, and other elements also important, the development of thematic projects on disciplines of INSPE, has presented himself as a different teaching situation for the process of conceptualization. This configuration, creates the possibility of a expansion of meaning attributed to physical concepts by the future teacher, approximating his the coherence between formation and the environment where he will act. To this end, the survey had two stages. The first step in order to map this possibility of reframing conceptual, was developed in the reading the final product of the Thematic Project, written material refered to as Teaching Unit and delivered to the subject teacher. It was analyzed in the search for indications of reframing conceptual, in the description of the modeling process, based on the Theory of Conceptual Fields by Gérard Vergnaud. While the second step, empirical categories were drawn based on Content Analysis, in order to verify a change in the arguments about physical concepts of wave among the undergraduates who shared in this development process of the Thematic Project.FlorianópolisCruz, Sônia Maria Silva Corrêa de SouzaSantos, Paulo José Sena dosUniversidade Federal de Santa CatarinaDevegili, Karlinne Lisandra2013-06-25T23:29:03Z2013-06-25T23:29:03Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis177 p.| il., tabs., grafs.application/pdf307901http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100874porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T23:29:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100874Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T23:29:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSC |
title |
Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSC |
spellingShingle |
Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSC Devegili, Karlinne Lisandra Educação científica e tecnológica Física Estudo e ensino (Superior) Professores de fisica Formação |
title_short |
Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSC |
title_full |
Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSC |
title_fullStr |
Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSC |
title_full_unstemmed |
Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSC |
title_sort |
Os projetos temáticos na formação de professores de física na UFSC |
author |
Devegili, Karlinne Lisandra |
author_facet |
Devegili, Karlinne Lisandra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Sônia Maria Silva Corrêa de Souza Santos, Paulo José Sena dos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Devegili, Karlinne Lisandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica e tecnológica Física Estudo e ensino (Superior) Professores de fisica Formação |
topic |
Educação científica e tecnológica Física Estudo e ensino (Superior) Professores de fisica Formação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2013-06-25T23:29:03Z 2013-06-25T23:29:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
307901 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100874 |
identifier_str_mv |
307901 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
177 p.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652159008374784 |