Modelização na formação inicial de professores de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Juliana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92467
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009
id UFSC_534d47aae990d9d095d9cf8d5b5bc795
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92467
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Modelização na formação inicial de professores de físicaEducação científica e tecnológicaFísicaEstudo e ensino (Superior)Professores de fisicaFormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009A presente dissertação se propõe a avaliar uma iniciativa de explorar o conceito de Modelização no curso de licenciatura em Física da UFSC, mais especificamente na atividade de construção de Projetos Temáticos. Investigou-se o entendimento sobre o conceito de modelo admitido por sujeitos que participaram desta atividade, através da análise de conteúdo das propostas de modelização contidas nestes Projetos Temáticos e da aplicação de questionários a um grupo de sujeitos da pesquisa. O referencial teórico da análise consiste na teorização de Mario Bunge sobre os modelos científicos e seus processos de construção. Foi possível evidenciar uma variedade de entendimentos distintos sobre o conceito de modelo sendo manifestados pelos professores em formação no curso de licenciatura em Física. A análise destes entendimentos permitiu constatar uma fragmentação existente entre as três instâncias que tomam lugar na construção dos modelos científicos, que são os objetos-modelo, as teorias gerais e os modelos teóricos. Destaca-se, também, pelas manifestações dos sujeitos da amostra investigada, a potencialidade da proposta de Projetos Temáticos no desenvolvimento de critérios e objetivos claros de ensino e de uma reflexão mais aprofundada sobre o caráter do conhecimento físico, aspectos para os quais a Modelização pode oferecer contribuições.This work aims to evaluate an initiative to explore the concept of modeling in the Physics Teacher Education Program at UFSC, particularly in the act of construction of Thematic Projects. We investigated the understanding of the concept of model admitted for subjects who participated in this activity through two instruments: a content analysis of the proposed modeling contained in these Projects and the application of questionnaires to a group of research subjects. The theoretical analysis framework is the theory of Mario Bunge on scientific models and their construction processes. The results showed a variety of different understandings about the concept of model being expressed by teachers in training in the above mentioned Education Program. The analysis of these understandings revealed that there is a fragmentation of the three instances that take place in the construction of scientific models, which are the object model, the general theories and theoretical models. It stands out also by the manifestations of the sample investigated, the capability of the proposed Thematic Projects in the development of clear criteria and objectives of education and further reflection on the character of physical knowledge, towards which the modeling can offer contributions.Cruz, Sônia Maria Silva Corrêa de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Juliana2012-10-24T09:09:42Z2012-10-24T09:09:42Z2012-10-24T09:09:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 f.| il., grafs., tabs.application/pdf275014http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92467porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T07:34:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92467Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T07:34:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelização na formação inicial de professores de física
title Modelização na formação inicial de professores de física
spellingShingle Modelização na formação inicial de professores de física
Machado, Juliana
Educação científica e tecnológica
Física
Estudo e ensino (Superior)
Professores de fisica
Formação
title_short Modelização na formação inicial de professores de física
title_full Modelização na formação inicial de professores de física
title_fullStr Modelização na formação inicial de professores de física
title_full_unstemmed Modelização na formação inicial de professores de física
title_sort Modelização na formação inicial de professores de física
author Machado, Juliana
author_facet Machado, Juliana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Sônia Maria Silva Corrêa de Souza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Física
Estudo e ensino (Superior)
Professores de fisica
Formação
topic Educação científica e tecnológica
Física
Estudo e ensino (Superior)
Professores de fisica
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24T09:09:42Z
2012-10-24T09:09:42Z
2012-10-24T09:09:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 275014
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92467
identifier_str_mv 275014
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 178 f.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652142210187264