Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Paulo José Assumpção dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190874
Resumo: Essa dissertação enfoca o ensino de História para alunos surdos incluídos em turmas regulares do segundo segmento do Ensino Fundamental. Nela constatam-se diversos desafios a esse ensino, dentre os quais a manutenção de práticas pedagógicas inapropriadas à construção de aprendizagem significativa pelos referidos discentes, que, desta forma, permanecem excluídos em um contexto dito de inclusão. Ante tal constatação, apresenta-se como contributo à promoção de uma educação inclusiva mais efetiva o Caderno de orientações e sugestões para o ensino de História em classes inclusivas com alunos surdos. Subsidiam a produção desse material a análise de estudos realizados nas áreas de Educação e História referentes ao ensino de surdos, sendo os dessa última aqui apresentados em um levantamento bibliográfico; as considerações aos depoimentos dos docentes de História de uma escola polo na educação de surdos localizada na Baixada Fluminense (RJ), coletados por meio da metodologia da História Oral e examinados pela análise temática de conteúdo; além do compartilhamento das experiências pedagógicas empreendidas pelo autor.
id UFSC_4ce802ecd9f60c55a908f618bbd46d00
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190874
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostasEnsino de HistóriaSurdosInclusãoEducação EspecialSaberes e práticas no espaço escolarCotidiano escolar e saberes históricosEssa dissertação enfoca o ensino de História para alunos surdos incluídos em turmas regulares do segundo segmento do Ensino Fundamental. Nela constatam-se diversos desafios a esse ensino, dentre os quais a manutenção de práticas pedagógicas inapropriadas à construção de aprendizagem significativa pelos referidos discentes, que, desta forma, permanecem excluídos em um contexto dito de inclusão. Ante tal constatação, apresenta-se como contributo à promoção de uma educação inclusiva mais efetiva o Caderno de orientações e sugestões para o ensino de História em classes inclusivas com alunos surdos. Subsidiam a produção desse material a análise de estudos realizados nas áreas de Educação e História referentes ao ensino de surdos, sendo os dessa última aqui apresentados em um levantamento bibliográfico; as considerações aos depoimentos dos docentes de História de uma escola polo na educação de surdos localizada na Baixada Fluminense (RJ), coletados por meio da metodologia da História Oral e examinados pela análise temática de conteúdo; além do compartilhamento das experiências pedagógicas empreendidas pelo autor.UFRJ2018-10-29T20:11:40Z2018-10-29T20:11:40Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Paulo José Assumpção dos. Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas. 2018. 206 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2018. Orientadora: Dra. Celeste Azulay Kelmanhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190874SANTOS, Paulo José Assumpção dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-29T20:11:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190874Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-29T20:11:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas
title Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas
spellingShingle Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas
SANTOS, Paulo José Assumpção dos
Ensino de História
Surdos
Inclusão
Educação Especial
Saberes e práticas no espaço escolar
Cotidiano escolar e saberes históricos
title_short Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas
title_full Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas
title_fullStr Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas
title_full_unstemmed Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas
title_sort Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas
author SANTOS, Paulo José Assumpção dos
author_facet SANTOS, Paulo José Assumpção dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Paulo José Assumpção dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Surdos
Inclusão
Educação Especial
Saberes e práticas no espaço escolar
Cotidiano escolar e saberes históricos
topic Ensino de História
Surdos
Inclusão
Educação Especial
Saberes e práticas no espaço escolar
Cotidiano escolar e saberes históricos
description Essa dissertação enfoca o ensino de História para alunos surdos incluídos em turmas regulares do segundo segmento do Ensino Fundamental. Nela constatam-se diversos desafios a esse ensino, dentre os quais a manutenção de práticas pedagógicas inapropriadas à construção de aprendizagem significativa pelos referidos discentes, que, desta forma, permanecem excluídos em um contexto dito de inclusão. Ante tal constatação, apresenta-se como contributo à promoção de uma educação inclusiva mais efetiva o Caderno de orientações e sugestões para o ensino de História em classes inclusivas com alunos surdos. Subsidiam a produção desse material a análise de estudos realizados nas áreas de Educação e História referentes ao ensino de surdos, sendo os dessa última aqui apresentados em um levantamento bibliográfico; as considerações aos depoimentos dos docentes de História de uma escola polo na educação de surdos localizada na Baixada Fluminense (RJ), coletados por meio da metodologia da História Oral e examinados pela análise temática de conteúdo; além do compartilhamento das experiências pedagógicas empreendidas pelo autor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-29T20:11:40Z
2018-10-29T20:11:40Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Paulo José Assumpção dos. Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas. 2018. 206 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2018. Orientadora: Dra. Celeste Azulay Kelman
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190874
identifier_str_mv SANTOS, Paulo José Assumpção dos. Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas. 2018. 206 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2018. Orientadora: Dra. Celeste Azulay Kelman
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRJ
publisher.none.fl_str_mv UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652083957596160