Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190874 |
Resumo: | Essa dissertação enfoca o ensino de História para alunos surdos incluídos em turmas regulares do segundo segmento do Ensino Fundamental. Nela constatam-se diversos desafios a esse ensino, dentre os quais a manutenção de práticas pedagógicas inapropriadas à construção de aprendizagem significativa pelos referidos discentes, que, desta forma, permanecem excluídos em um contexto dito de inclusão. Ante tal constatação, apresenta-se como contributo à promoção de uma educação inclusiva mais efetiva o Caderno de orientações e sugestões para o ensino de História em classes inclusivas com alunos surdos. Subsidiam a produção desse material a análise de estudos realizados nas áreas de Educação e História referentes ao ensino de surdos, sendo os dessa última aqui apresentados em um levantamento bibliográfico; as considerações aos depoimentos dos docentes de História de uma escola polo na educação de surdos localizada na Baixada Fluminense (RJ), coletados por meio da metodologia da História Oral e examinados pela análise temática de conteúdo; além do compartilhamento das experiências pedagógicas empreendidas pelo autor. |
id |
UFSC_4ce802ecd9f60c55a908f618bbd46d00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190874 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostasEnsino de HistóriaSurdosInclusãoEducação EspecialSaberes e práticas no espaço escolarCotidiano escolar e saberes históricosEssa dissertação enfoca o ensino de História para alunos surdos incluídos em turmas regulares do segundo segmento do Ensino Fundamental. Nela constatam-se diversos desafios a esse ensino, dentre os quais a manutenção de práticas pedagógicas inapropriadas à construção de aprendizagem significativa pelos referidos discentes, que, desta forma, permanecem excluídos em um contexto dito de inclusão. Ante tal constatação, apresenta-se como contributo à promoção de uma educação inclusiva mais efetiva o Caderno de orientações e sugestões para o ensino de História em classes inclusivas com alunos surdos. Subsidiam a produção desse material a análise de estudos realizados nas áreas de Educação e História referentes ao ensino de surdos, sendo os dessa última aqui apresentados em um levantamento bibliográfico; as considerações aos depoimentos dos docentes de História de uma escola polo na educação de surdos localizada na Baixada Fluminense (RJ), coletados por meio da metodologia da História Oral e examinados pela análise temática de conteúdo; além do compartilhamento das experiências pedagógicas empreendidas pelo autor.UFRJ2018-10-29T20:11:40Z2018-10-29T20:11:40Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Paulo José Assumpção dos. Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas. 2018. 206 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2018. Orientadora: Dra. Celeste Azulay Kelmanhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190874SANTOS, Paulo José Assumpção dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-29T20:11:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190874Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-29T20:11:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas |
title |
Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas |
spellingShingle |
Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas SANTOS, Paulo José Assumpção dos Ensino de História Surdos Inclusão Educação Especial Saberes e práticas no espaço escolar Cotidiano escolar e saberes históricos |
title_short |
Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas |
title_full |
Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas |
title_fullStr |
Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas |
title_full_unstemmed |
Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas |
title_sort |
Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas |
author |
SANTOS, Paulo José Assumpção dos |
author_facet |
SANTOS, Paulo José Assumpção dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Paulo José Assumpção dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Surdos Inclusão Educação Especial Saberes e práticas no espaço escolar Cotidiano escolar e saberes históricos |
topic |
Ensino de História Surdos Inclusão Educação Especial Saberes e práticas no espaço escolar Cotidiano escolar e saberes históricos |
description |
Essa dissertação enfoca o ensino de História para alunos surdos incluídos em turmas regulares do segundo segmento do Ensino Fundamental. Nela constatam-se diversos desafios a esse ensino, dentre os quais a manutenção de práticas pedagógicas inapropriadas à construção de aprendizagem significativa pelos referidos discentes, que, desta forma, permanecem excluídos em um contexto dito de inclusão. Ante tal constatação, apresenta-se como contributo à promoção de uma educação inclusiva mais efetiva o Caderno de orientações e sugestões para o ensino de História em classes inclusivas com alunos surdos. Subsidiam a produção desse material a análise de estudos realizados nas áreas de Educação e História referentes ao ensino de surdos, sendo os dessa última aqui apresentados em um levantamento bibliográfico; as considerações aos depoimentos dos docentes de História de uma escola polo na educação de surdos localizada na Baixada Fluminense (RJ), coletados por meio da metodologia da História Oral e examinados pela análise temática de conteúdo; além do compartilhamento das experiências pedagógicas empreendidas pelo autor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-29T20:11:40Z 2018-10-29T20:11:40Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Paulo José Assumpção dos. Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas. 2018. 206 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2018. Orientadora: Dra. Celeste Azulay Kelman https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190874 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Paulo José Assumpção dos. Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas. 2018. 206 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2018. Orientadora: Dra. Celeste Azulay Kelman |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652083957596160 |