FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A NECESSIDADE DE GESTÃO E PLANIFICAÇÃO NA ÁREA DO HIV/AIDS NO ENSINO SUPERIOR: UM COMPROMISSO SOCIAL
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/37022 |
Resumo: | O trabalho apresenta resultados de um projeto comparativo entre o Brasil e Portugal, que teve como objetivo averiguar os conhecimentos dos professores e futuros professores face a temática do HIV/AIDS. Além de comparar resultados entre os dois países com relação aos conhecimentos relativos ao HIV/AIDS, pretende-se, sensibilizar os sistemas de formação para as necessidades de se investir nas lacunas de formação no ensino superior, bem como para a gestão e planificação nesta área de ensino. A metodologia baseou-se na pesquisa quantitativa, sendo um estudo empírico de natureza exploratória, descritiva, comparativa e analítica realizado com 800 sujeitos. Resultados apontam para a falta de formação dos professores, quer inicial quer continuada, sendo realçado a necessidade de um maior investimento a nível dos processos de ensino e aprendizagem desta temática, especificamente no desenvolvimento de um papel central na gestão e planificação na área do HIV/AIDS, como um compromisso social de direito à informação e a promoção da saúde. |
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A NECESSIDADE DE GESTÃO E PLANIFICAÇÃO NA ÁREA DO HIV/AIDS NO ENSINO SUPERIOR: UM COMPROMISSO SOCIALO trabalho apresenta resultados de um projeto comparativo entre o Brasil e Portugal, que teve como objetivo averiguar os conhecimentos dos professores e futuros professores face a temática do HIV/AIDS. Além de comparar resultados entre os dois países com relação aos conhecimentos relativos ao HIV/AIDS, pretende-se, sensibilizar os sistemas de formação para as necessidades de se investir nas lacunas de formação no ensino superior, bem como para a gestão e planificação nesta área de ensino. A metodologia baseou-se na pesquisa quantitativa, sendo um estudo empírico de natureza exploratória, descritiva, comparativa e analítica realizado com 800 sujeitos. Resultados apontam para a falta de formação dos professores, quer inicial quer continuada, sendo realçado a necessidade de um maior investimento a nível dos processos de ensino e aprendizagem desta temática, especificamente no desenvolvimento de um papel central na gestão e planificação na área do HIV/AIDS, como um compromisso social de direito à informação e a promoção da saúde.INPEAU2012-10-01T20:45:25Z2012-10-01T20:45:25Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/37022PEREIRA, GRAZIELA RAUPPPEREIRA, ANABELA MARIA DE SOUSAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:19:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/37022Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:19:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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O trabalho apresenta resultados de um projeto comparativo entre o Brasil e Portugal, que teve como objetivo averiguar os conhecimentos dos professores e futuros professores face a temática do HIV/AIDS. Além de comparar resultados entre os dois países com relação aos conhecimentos relativos ao HIV/AIDS, pretende-se, sensibilizar os sistemas de formação para as necessidades de se investir nas lacunas de formação no ensino superior, bem como para a gestão e planificação nesta área de ensino. A metodologia baseou-se na pesquisa quantitativa, sendo um estudo empírico de natureza exploratória, descritiva, comparativa e analítica realizado com 800 sujeitos. Resultados apontam para a falta de formação dos professores, quer inicial quer continuada, sendo realçado a necessidade de um maior investimento a nível dos processos de ensino e aprendizagem desta temática, especificamente no desenvolvimento de um papel central na gestão e planificação na área do HIV/AIDS, como um compromisso social de direito à informação e a promoção da saúde. |
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