A revista Capricho como um lugar de memória (décadas de 1950 a 1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Raquel de Barros Pinto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92989
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
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spelling A revista Capricho como um lugar de memória (décadas de 1950 a 1960)Ciências HumanasPeriodicos para mulheresSubjetividadeFotonovelaLiteratura popularRelações de gêneroPublicidadeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências HumanasEste trabalho tem como objetivo apresentar a possibilidade de uma revista, destinada ao público feminino, servir como "lugar de memória" (Pierre Nora). Para tanto, formou-se um grupo com três mulheres que foram leitoras da revista Capricho nas décadas de 1950 e 1960, onde elas puderam folhear exemplares da revista da época citada. As memórias das três entrevistadas me deram o "sumário" desta tese. Suas falas lançaram faróis diante de alguns temas, como a publicidade e as fotonovelas. Dessa forma, dividi este trabalho em duas partes. A primeira, que compreende o capítulo 1, está relacionada ao primeiro momento de minha pesquisa, ao contato que tive com minhas três entrevistadas. Neste capítulo discuto dois grandes temas: memória e as possíveis relações estabelecidas entre leitoras e revistas. A segunda parte desta tese é composta por dois capítulos: um sobre fotonovela e outro sobre publicidade. A fotonovela foi referida, por todas elas, como sendo o grande motivador para a compra da Capricho. Neste capítulo conto um pouco da história deste tipo de narrativa sentimental, num segundo momento abordo a relações entre leitoras e fotonovelas, tecendo discussões sobre as heroínas, os heróis, o amor, os códigos morais e de conduta, entre outras questões. A publicidade foi o maior desencadeador de memórias. No capítulo dedicado a esse tema discuto a possibilidade que a publicidade abre para a análise dos papéis sociais que se espera que sejam desempenhados por mulheres e homens de uma determinada época. Apresento reflexões acerca da publicidade como fonte de informação, na seqüência, desenvolvo uma discussão sobre a relação entre os anúncios e os cuidados de si e os cuidados do outro, seguido por ponderações sobre as imagens das mulheres que ilustram as publicidades. Importante ressaltar que todos os temas que discuto ao longo desta tese: memória, práticas de leitura, fotonovela e publicidade, têm como pano de fundo as categorias gênero e subjetividade. Através desta pesquisa foi possível vislumbrar uma forma de acesso através das revistas, memórias e narrativas a aspectos relacionados à história das mulheres e das relações de gênero. Ficando, também, evidenciado que a revista Capricho além de um "lugar de memória" compreende um espaço de contribuição para a constituição de subjetividades de mulheres de diferentes épocas.Florianópolis, SCPedro, Joana MariaRial, Carmen SilviaUniversidade Federal de Santa CatarinaMiguel, Raquel de Barros Pinto2012-10-24T14:54:08Z2012-10-24T14:54:08Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1v| il.application/pdf266665http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92989porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T00:28:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92989Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T00:28:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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