Funcionalidade de estudantes com deficiência física: a percepção docente e os processos inclusivos
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189913 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017. |
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Funcionalidade de estudantes com deficiência física: a percepção docente e os processos inclusivosEducação físicaEducação inclusivaPessoa com deficiênciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017.O presente projeto abordou a funcionalidade de estudantes comdeficiência física e a percepção docente e os processos inclusivos nasaulas de Educação Física. O objetivo geral do estudo, foi analisar apercepção dos professores de Educação Física acerca da funcionalidadee o desenvolvimento da sua prática pedagógica com vista à inclusão deestudantes com deficiência física. Já os objetivos específicos pautam-seem averiguar o processo de inclusão educacional dos estudantes comdeficiência física nas aulas de Educação Física; identificar as estratégiasque o professor utiliza no desenvolvimento da prática pedagógica para arealização da classificação funcional dos estudantes com deficiênciafísica e estabelecer uma linguagem entre a classificação funcional e aprática pedagógica dos professores de Educação Física. A pesquisa secaracterizará como descritiva, os dados coletados, foram analisados apartir da abordagem qualitativa. Participaram do estudo 23 professoresde Educação Física, atuantes em 13 escolas públicas municipais deFlorianópolis, que oferecem Atendimento Educacional Especializado AEE, trabalhando com estudantes com deficiência física. Para a coletade dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada, organizada apartir de temas geradores e os dados foram analisados considerando oprocesso de análise de conteúdo com o recurso do software NVivoversão 9.2. Os principais resultados da pesquisa foram que professoresde Educação Física apontam que a classificação funcional, não trazbenefícios exclusivamente motores, mas sim das relações sociais epedagógicas. Nas considerações finais, se evidenciou que a classificaçãofuncional pode se tornar uma estratégia de reconhecimento da pessoacom deficiência física, pois a inclusão faz parte das relaçõeseducacionais e sociais.Abstract : The following project approaches the study of functionality inphysically handicapped people, along with the faculty perception and itsinclusive processes in physical education classes. It aims to analyze thePhysical Education teachers perception on functionality and hispedagogical development, according to the inclusion of physicallyhandicapped students. The specific goals ascertain the process ofeducational inclusion to physically handicapped students in P.E. classes;identify the strategies employed by the teacher, concerning hisdevelopment on pedagogical practices in holding the functional rating ofhandicapped students and establish a language between the functionalrating and the P.E. teachers pedagogical practice. The researchexpatiates on descripting writing, having the data, when collected,analyzed by the qualitative approach. Will take part in such study P.E.teachers, who act in the 23 schools that offer Specialized EducationalService (SES), from the municipal educational system of Florianópoliscity, and work with physically handicapped students. For each datacollection, will be used a semi-structured interview that will beorganized according to the main themes. The data will be analyzedconsidering the content analysis process, employing the NVivo Softwareversion 9.2. In the final considerations, that the functional classificationcan become a strategy of recognition of the person with physicaldisability, since the inclusion is part of the educational and socialrelations.Farias, Gelcemar OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaLiz, Karla Costa de2018-09-15T04:43:14Z2018-09-15T04:43:14Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis91 p.| il., tabs.application/pdf353853https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189913porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-15T04:43:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189913Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-15T04:43:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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