O ensino por competências e habilidades na BNCC: algumas orientações aos professores de Matemática dos anos finais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maestri, Nadir Boing
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226940
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2021.
id UFSC_4d9ac57aba6fd772c596b3af02ed61f1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/226940
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino por competências e habilidades na BNCC: algumas orientações aos professores de Matemática dos anos finaisMatemáticaProfessores de matemáticaCompetências essenciaisDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2021.No processo de implementação da BNCC, muitos desafios estão postos. Esta pesquisa tem como objetivo maior trazer orientações aos professores de Matemática dos anos finais para auxiliá-los na superação desses desafios. Para melhor compreender sua essência, a pesquisa trata das convergências e mudanças trazidas pela Base em relação aos PCN, nos aspectos gerais da Educação e nos específicos da área de Matemática. Dado que a BNCC adota como princípio o ensino por competências e habilidades, tais conceitos são tratados de forma a não somente ampliar a compreensão conceitual, mas revela as implicações desse enfoque para a prática docente. Na sequência, discorre sobre o alinhamento de sequências didáticas ao desenvolvimento de competências, segundo o referencial de Antoni Zabala. Apresenta as características e etapas de elaboração das sequências didáticas por tipologia de conteúdo, descrevendo cada uma delas. Para exemplificar, relata todo o processo de elaboração de uma sequência didática para trabalhar uma habilidade proposta para o sétimo ano, destacando a atuação do professor no processo de aplicação da mesma. Da análise dos dados, emergem reflexões que determinam orientações com possibilidade de aprimorar a prática docente neste momento crucial do cenário educacional do país.Abstract: In the process of implementing the BNCC, many challenges are encountered. The objective of this research is to provide a guide to Mathematics teachers in the final years to overcome such challenges. To better understand its essence, the research deals with the convergences and changes brought by the Base in relation to the PCN, in general aspects of Education and in specific aspects of the Mathematics. Given that BNCC has, as a principle, teaching by competences and skills, such concepts are treated in a way that not only broadens the conceptual understanding, but reveals the implications of this approach for teaching. Then, it discusses the alignment of didactic sequences to the development of skills, according to Antoni Zabala, and presents the characteristics and stages of the elaboration of didactic sequences by type of content. To exemplify, it reports the entire process of developing a didactic sequence to work on a proposed skill for the seventh grade, highlighting the teacher's role in the process of applying it. From the data analysis some thoughts emerge, determining guidelines with the possibility of improving teaching practice at this crucial moment in the country's educational scenario.Vieira, FelipeRichetti, Graziela PiccoliUniversidade Federal de Santa CatarinaMaestri, Nadir Boing2021-08-23T14:05:20Z2021-08-23T14:05:20Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis116 p.| il., tabs.application/pdf372587https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226940porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:05:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226940Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:05:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino por competências e habilidades na BNCC: algumas orientações aos professores de Matemática dos anos finais
title O ensino por competências e habilidades na BNCC: algumas orientações aos professores de Matemática dos anos finais
spellingShingle O ensino por competências e habilidades na BNCC: algumas orientações aos professores de Matemática dos anos finais
Maestri, Nadir Boing
Matemática
Professores de matemática
Competências essenciais
title_short O ensino por competências e habilidades na BNCC: algumas orientações aos professores de Matemática dos anos finais
title_full O ensino por competências e habilidades na BNCC: algumas orientações aos professores de Matemática dos anos finais
title_fullStr O ensino por competências e habilidades na BNCC: algumas orientações aos professores de Matemática dos anos finais
title_full_unstemmed O ensino por competências e habilidades na BNCC: algumas orientações aos professores de Matemática dos anos finais
title_sort O ensino por competências e habilidades na BNCC: algumas orientações aos professores de Matemática dos anos finais
author Maestri, Nadir Boing
author_facet Maestri, Nadir Boing
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Felipe
Richetti, Graziela Piccoli
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Maestri, Nadir Boing
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Professores de matemática
Competências essenciais
topic Matemática
Professores de matemática
Competências essenciais
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-23T14:05:20Z
2021-08-23T14:05:20Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 372587
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226940
identifier_str_mv 372587
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 116 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651948516179968