A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1024 |
Resumo: | Este artigo apresenta dados de uma pesquisa de Mestrado em Ensino vinculado ao Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES- Santo Antônio de Pádua - RJ). Foi selecionado um excerto que visa por meio de ferramentas analíticas de Michel Foucault, problematizar as tensões advindas com a instituição da Base Nacional Comum Curricular e seus desdobramentos no cotidiano docente. Descreve-se um estudo qualitativo com a cartografia rizomática a partir de trechos da base e das vozes de quatro professores de Matemática da rede municipal de Miracema, município situado na região noroeste do Estado do Rio de Janeiro. São pistas de um contexto onde os professores são tomados como despreparados, carentes de formação e atualização, sendo então tanto alvo quanto atores das mudanças pretendidas, que conjugam práticas de regulação e avaliação. Na fala, foram retratados alguns desses desafios e uma das possibilidades de autonomia por meio do exercício da insubordinação criativa, como defendem D |
id |
UNICID_2e6af19f4a1014eab2f197340d8ada63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1024 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professorReforma curricular. BNCC. Matemática. Insubordinação Criativa.Este artigo apresenta dados de uma pesquisa de Mestrado em Ensino vinculado ao Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES- Santo Antônio de Pádua - RJ). Foi selecionado um excerto que visa por meio de ferramentas analíticas de Michel Foucault, problematizar as tensões advindas com a instituição da Base Nacional Comum Curricular e seus desdobramentos no cotidiano docente. Descreve-se um estudo qualitativo com a cartografia rizomática a partir de trechos da base e das vozes de quatro professores de Matemática da rede municipal de Miracema, município situado na região noroeste do Estado do Rio de Janeiro. São pistas de um contexto onde os professores são tomados como despreparados, carentes de formação e atualização, sendo então tanto alvo quanto atores das mudanças pretendidas, que conjugam práticas de regulação e avaliação. Na fala, foram retratados alguns desses desafios e uma das possibilidades de autonomia por meio do exercício da insubordinação criativa, como defendem DUniversidade Cidade de São Paulo2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1024Revista @mbienteeducação; Vol. 14 No. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 187-213Revista @mbienteeducação; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 187-213Revista @mbienteeducação; v. 14 n. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 187-2131982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1024/801https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1024/935Copyright (c) 2021 Valmíria Barcellos Pereira, Marcelo Oliveira Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Valmíria BarcellosDias, Marcelo Oliveira2023-07-22T22:21:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1024Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:21:18Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professor |
title |
A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professor |
spellingShingle |
A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professor Pereira, Valmíria Barcellos Reforma curricular. BNCC. Matemática. Insubordinação Criativa. |
title_short |
A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professor |
title_full |
A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professor |
title_fullStr |
A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professor |
title_full_unstemmed |
A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professor |
title_sort |
A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professor |
author |
Pereira, Valmíria Barcellos |
author_facet |
Pereira, Valmíria Barcellos Dias, Marcelo Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Marcelo Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Valmíria Barcellos Dias, Marcelo Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reforma curricular. BNCC. Matemática. Insubordinação Criativa. |
topic |
Reforma curricular. BNCC. Matemática. Insubordinação Criativa. |
description |
Este artigo apresenta dados de uma pesquisa de Mestrado em Ensino vinculado ao Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES- Santo Antônio de Pádua - RJ). Foi selecionado um excerto que visa por meio de ferramentas analíticas de Michel Foucault, problematizar as tensões advindas com a instituição da Base Nacional Comum Curricular e seus desdobramentos no cotidiano docente. Descreve-se um estudo qualitativo com a cartografia rizomática a partir de trechos da base e das vozes de quatro professores de Matemática da rede municipal de Miracema, município situado na região noroeste do Estado do Rio de Janeiro. São pistas de um contexto onde os professores são tomados como despreparados, carentes de formação e atualização, sendo então tanto alvo quanto atores das mudanças pretendidas, que conjugam práticas de regulação e avaliação. Na fala, foram retratados alguns desses desafios e uma das possibilidades de autonomia por meio do exercício da insubordinação criativa, como defendem D |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1024 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1024/801 https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1024/935 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Valmíria Barcellos Pereira, Marcelo Oliveira Dias info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Valmíria Barcellos Pereira, Marcelo Oliveira Dias |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 14 No. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 187-213 Revista @mbienteeducação; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 187-213 Revista @mbienteeducação; v. 14 n. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 187-213 1982-8632 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140508024832 |