A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Valmíria Barcellos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dias, Marcelo Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1024
Resumo: Este artigo apresenta dados de uma pesquisa de Mestrado em Ensino vinculado ao Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES- Santo Antônio de Pádua - RJ). Foi selecionado um excerto que visa por meio de ferramentas analíticas de Michel Foucault, problematizar as tensões advindas com a instituição da Base Nacional Comum Curricular e seus desdobramentos no cotidiano docente. Descreve-se um estudo qualitativo com a cartografia rizomática a partir de trechos da base e das vozes de quatro professores de Matemática da rede municipal de Miracema, município situado na região noroeste do Estado do Rio de Janeiro. São pistas de um contexto onde os professores são tomados como despreparados, carentes de formação e atualização, sendo então tanto alvo quanto atores das mudanças pretendidas, que conjugam práticas de regulação e avaliação. Na fala, foram retratados alguns desses desafios e uma das possibilidades de autonomia por meio do exercício da insubordinação criativa, como defendem D
id UNICID_2e6af19f4a1014eab2f197340d8ada63
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1024
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professorReforma curricular. BNCC. Matemática. Insubordinação Criativa.Este artigo apresenta dados de uma pesquisa de Mestrado em Ensino vinculado ao Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES- Santo Antônio de Pádua - RJ). Foi selecionado um excerto que visa por meio de ferramentas analíticas de Michel Foucault, problematizar as tensões advindas com a instituição da Base Nacional Comum Curricular e seus desdobramentos no cotidiano docente. Descreve-se um estudo qualitativo com a cartografia rizomática a partir de trechos da base e das vozes de quatro professores de Matemática da rede municipal de Miracema, município situado na região noroeste do Estado do Rio de Janeiro. São pistas de um contexto onde os professores são tomados como despreparados, carentes de formação e atualização, sendo então tanto alvo quanto atores das mudanças pretendidas, que conjugam práticas de regulação e avaliação. Na fala, foram retratados alguns desses desafios e uma das possibilidades de autonomia por meio do exercício da insubordinação criativa, como defendem DUniversidade Cidade de São Paulo2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1024Revista @mbienteeducação; Vol. 14 No. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 187-213Revista @mbienteeducação; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 187-213Revista @mbienteeducação; v. 14 n. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 187-2131982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1024/801https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1024/935Copyright (c) 2021 Valmíria Barcellos Pereira, Marcelo Oliveira Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Valmíria BarcellosDias, Marcelo Oliveira2023-07-22T22:21:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1024Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:21:18Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professor
title A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professor
spellingShingle A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professor
Pereira, Valmíria Barcellos
Reforma curricular. BNCC. Matemática. Insubordinação Criativa.
title_short A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professor
title_full A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professor
title_fullStr A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professor
title_full_unstemmed A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professor
title_sort A BNCC de matemática para os anos finais no contexto de prática: possibilidades de autonomia do professor
author Pereira, Valmíria Barcellos
author_facet Pereira, Valmíria Barcellos
Dias, Marcelo Oliveira
author_role author
author2 Dias, Marcelo Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Valmíria Barcellos
Dias, Marcelo Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma curricular. BNCC. Matemática. Insubordinação Criativa.
topic Reforma curricular. BNCC. Matemática. Insubordinação Criativa.
description Este artigo apresenta dados de uma pesquisa de Mestrado em Ensino vinculado ao Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES- Santo Antônio de Pádua - RJ). Foi selecionado um excerto que visa por meio de ferramentas analíticas de Michel Foucault, problematizar as tensões advindas com a instituição da Base Nacional Comum Curricular e seus desdobramentos no cotidiano docente. Descreve-se um estudo qualitativo com a cartografia rizomática a partir de trechos da base e das vozes de quatro professores de Matemática da rede municipal de Miracema, município situado na região noroeste do Estado do Rio de Janeiro. São pistas de um contexto onde os professores são tomados como despreparados, carentes de formação e atualização, sendo então tanto alvo quanto atores das mudanças pretendidas, que conjugam práticas de regulação e avaliação. Na fala, foram retratados alguns desses desafios e uma das possibilidades de autonomia por meio do exercício da insubordinação criativa, como defendem D
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1024
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1024/801
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1024/935
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Valmíria Barcellos Pereira, Marcelo Oliveira Dias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Valmíria Barcellos Pereira, Marcelo Oliveira Dias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 14 No. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 187-213
Revista @mbienteeducação; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 187-213
Revista @mbienteeducação; v. 14 n. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 187-213
1982-8632
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140508024832