Contato improvisação: a experiência do conhecer e a presença do outro na dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krischke, Ana Maria Alonso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99242
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
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spelling Contato improvisação: a experiência do conhecer e a presença do outro na dançaEducaçãoDançaEstados UnidosImprovisação (Dança)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoContato Improvisação é uma forma criada no contexto do pós-modernismo da dança nos Estados Unidos. A proposta, iniciada por Steve Paxton em 1972, é uma arte do movimento de natureza improvisada, define-se como trabalho de relação e vem sendo amplamente difundida na atualidade. Sem escola ou metodologia fechada, nela, estruturas de circulação do conhecimento permitem que haja diversas abordagens e possibilidades de apreensão. O foco dessa proposta é a relação recíproca de dois corpos (ou mais), que não têm existência independente um do outro. Essas relações são internas como um organismo. O movimento é visto como um conjunto de relações, em que a base não é um corpo ou um grupo de corpos, mas o conjunto de relações que se estabelece entre eles, ou seja, é um sistema de movimento, baseado na comunicação dos corpos que se movem em diálogo. Buscando compreender o Contato Improvisação na atualidade, este estudo volta-se aos aspectos relativos à improvisação e à busca do fazer comum sem hierarquias, visto que são característicos dessa forma, em sua origem. Experiências ligadas a ensino, criação e reflexão do Contato Improvisação, em contextos como seminários, festivais, encontros, coletivos de artistas e entrevistas com professores experientes convidaram a aprofundar as noções de "diálogo", "o outro", "encontro" e "alteridade", visto que elas mostraram poder colaborar na discussão sobre o Contato Improvisação e na construção de elementos éticos e estéticos para o ensino da dança, nos mais diferentes contextos. Diante disso emerge, dentre outras, a seguinte questão de partida: Qual é a noção de conhecimento do mundo e do outro suscitada na experiência do Contato Improvisação e seu desdobramento no ensino da dança?Contact Improvisation is a form created in the context of postmodern dance in the United States. The proposal, initiated by Steve Paxton in 1972, is an art movement of improvised nature, defined as work relationship and has been widely deployed today. No school or methodology closed it, movement of knowledge structures allow different approaches and there are possibilities of apprehension. The focus of this proposal is the reciprocal relationship of two bodies (or more), who have no independent existence one another. These relationships are built as an organism. The motion is seen as a set of relations, wherein the base is a body or group of bodies, but the set of relationships established between them, or is a movement system based on the communication bodies which move in dialogue. Trying to understand the Contact Improvisation in actuality, this study turns to aspects of improvisation and to make common without hierarchies, since they are so typical in its origin. Experiences related to education, creation and reflection of Contact Improvisation, in contexts such as seminars, festivals, gatherings, collective of artists and interviews with experienced teachers invited to deepen the notions of "dialogue", "other", "date" and "otherness "since they showed to collaborate in the discussion of Contact Improvisation and building ethical and aesthetic elements for the teaching of dance in many different contexts. Given this emerges, among others, the question of departure: What is the concept of understanding the world and the other raised in the experience of Contact Improvisation and its impact on teaching dance?Freire, Ida MaraHabkost, NestorUniversidade Federal de Santa CatarinaKrischke, Ana Maria Alonso2013-03-04T18:06:27Z2013-03-04T18:06:27Z2013-03-04T18:06:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis182 p.| il.application/pdf313365http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99242porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T23:27:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99242Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T23:27:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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