As mídias digitais e a subjetividade das crianças na conteporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fistarol, Patrícia Machado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197011
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
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spelling As mídias digitais e a subjetividade das crianças na conteporaneidadeCriançainfânciabrincadeiramídias digitaissubjetividadeTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como foco realizar uma pesquisa bibliográfica para investigar como a literatura sobre infância discute as mudanças no brincar e no brinquedo, especialmente a partir da chegada das mídias digitais e o que isso implica na formação da identidade e da subjetividade das crianças. A pesquisa vai ao encontro de tantas dúvidas que muitos pais ou responsáveis têm em relação a seus filhos e a prioridade quanto ao uso das mídias digitais. A pesquisa foi bibliográfica, possibilitando assim, muitas outras formas de investigar e confrontar ideias de teóricos que já pesquisaram sobre o assunto. Nesta pesquisa foi possível encontrar autores otimistas, com uma visão essencialista e que acreditam principalmente que as mídias digitais ajudam as crianças e os jovens a serem transformadores sociais. Outros que veem as mídias como sendo algo poderoso e negativo para as crianças, podendo desencadear problemas sérios como a “morte da infância”. A pesquisa aponta que os discursos são importantes e reforçam ideias e ideais na vida do ser humano. As mídias digitais não afetam a subjetividade das crianças sozinhas, precisa ser considerado como estão sendo usadas e para que fins. As mídias digitais ajudam na formação da identidade, quando contribuem com informações e experiências. Assim como há alguns autores que entendem que as mídias digitais não são responsáveis universais na formação da identidade de uma criança. O processo de formação de identidade é longo e tudo que a criança vivencia e experiência socialmente ajudará em sua formação social, ética e cultural. A formação da criança acontece em seu meio social, em um processo em que as mídias digitais também fazem parte que, no entanto, envolve o cuidado e o que culturalmente ela se apropria.This work of Conclusion of Course (TCC) focuses on a bibliographical research to investigate how the literature on childhood discusses the changes in play and toy, especially from the arrival of digital media and what this implies in the formation of identity and Of the subjectivity of children. The research meets the many doubts many parents or guardians have regarding their children and the obsessive use of digital media alone. The work will be in the form of bibliographical research, thus enabling many other ways of investigating and confronting ideas from theorists who have already researched the subject. In this research it was possible to find optimistic authors with an essentialist vision and believe mainly that digital media help children and young people to be social transformers. Others see the media as something powerful and negative for children, and can trigger serious problems like "death of childhood". The research concludes that the discourses are important and reinforce ideas and ideals in the life of the human being. Digital media does not affect the subjectivity of children alone, it needs to be considered how it is being used and for what purposes. Digital media helps in the formation of identity, when they contribute information and experiences. Like some authors, I understand that digital media are not universally responsible for the formation of a child's identity. The process of identity formation is long and everything the child experiences and experiences socially, will help in their social, ethical and cultural formation. The formation of the child happens in its social environment, in a process that is independent of the digital media, but of the care and what culturally it appropriates.Florianópolis, SCCruz, Dulce MárciaUniversidade Federal de Santa CatarinaFistarol, Patrícia Machado2019-06-28T14:09:29Z2019-06-28T14:09:29Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197011info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-06-28T14:09:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197011Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-28T14:09:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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