"Eu aprendo mais sem pesquisa. A pesquisa trabalha muito a minha mente": as relações entre estudantes da terceira idade e o texto escrito em um contexto institucional (EJA/NETI/UFSC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casaril, Marina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204381
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCasaril, MarinaBaltar, Marcos Antonio Rocha2020-02-28T18:03:09Z2020-02-28T18:03:09Z2019364508https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204381Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019.O presente estudo consiste em uma pesquisa qualitativa interpretativista com observação participante de cunho etnográfico (FLICK, 2009; YIN, 2016; ERICKSON, 1986; VÓVIO; SOUZA, 2005; SPRADLEY, 1980), que tem como objetivo geral entender as práticas de letramento das participantes e suas relações com o texto escrito, com vistas às (re)significações (ou não) das práticas pré-existentes, levando em conta o ambiente institucional. A pesquisa de campo foi realizada no Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), durante o primeiro semestre de 2017. O referido núcleo, além de oferecer vários cursos de extensão, tem parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, ofertando a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, alunas e alunos a partir de 50 anos podem cursar o ensino fundamental e médio no núcleo. As participantes deste estudo são estudantes do segundo segmento, que corresponde aos anos finais do ensino fundamental, em uma única turma. O trabalho na EJA em Florianópolis é realizado por meio da pesquisa como princípio educativo e, por conta disso, não há divisão por disciplinas, mas sim, dois momentos de trabalho: oficinas (de disciplinas específicas) e realização da pesquisa. Para atingir o objetivo geral, três objetivos específicos foram delineados: i) compreender como o letramento é concebido, do ponto de vista das participantes, considerando suas práticas pré-existentes; ii) situar a pesquisa como princípio educativo como metodologia de aprendizagem para a terceira idade; iii) explicitar as atuações das participantes nas práticas de letramento institucionais e vernaculares. Este estudo se justifica pelo envelhecimento da população brasileira, bem como pelo estado de arte dos estudos sobre o letramento na terceira idade, o qual ainda é incipiente. O referencial teórico se baseia nos novos estudos sobre o letramento (STREET, 1984, 2003, 2014; BARTON, HAMILTON, 2012; HEATH, 1982), bem como na concepção de formação humana e alfabetização crítica freireanas (FREIRE, 2015). Para a geração de dados, foram utilizados três instrumentos: a) observação das aulas com registro em diário de campo; b) grupo focal registrado em áudio; c) análise documental dos cadernos de assessoramento de pesquisa, produzidos em sala de aula e registrados em fotos. A partir dessas ações, em termos de resultados, pode-se perceber que o ensino e a aprendizagem por meio da pesquisa como princípio educativo ainda é permeado por concepções do modelo autônomo de letramento. Ainda que haja ações para rompê-las em alguns momentos, essas concepções são sustentadas no ambiente escolar. Além disso, as práticas de letramento das estudantes, dentro e fora da escola, vernaculares e dominantes, constituíam uma amálgama de conceitos enraizados e olhares críticos em desenvolvimento. Por fim, as ressignificações do processo de escolarização trouxeram, não só, novos acessos e novas perspectivas, como também um novo espaço de interação, seguro e acolhedor para o ensino e a aprendizagem na terceira idade.Abstract: This study is a qualitative interpretive research with ethnographic participant observation (FLICK, 2009; YIN, 2016; ERICKSON, 1986; VÓVIO; SOUZA, 2005; SPRADLEY, 1980), whose general objective is to understand participants literacy practices and their relationships with the written text, regarding (re)significations (or not) of the pre-existing practices, considering the institutional environment. Field research was developed at Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), located at Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), during the first semester of 2017. In addition to offering several extension courses, it has a partnership with Municipality of Florianópolis, offering the youth and adult education modality (EJA). Thus, students over 50 can attend primary and secondary education at NETI. The participants of this study are second segment students, which corresponds to the final years of elementary education, in a single class. EJA s operation in Florianópolis is performed by the means of the research as an educational principle and, because of this, there is no split disciplines, but rather, two work moments: workshops (of specific disciplines) and research. To achieve the general goal, three specific objectives were outlined: i) understand how literacy is conceived, from participants point of view, considering their pre-existing practices; ii) situate research as an educational principle methodology for the elderly; iii) demonstrate participants actions in institutional and vernacular literacy practices. This study is justified by brazilian population aging, as well as the state of art of old age literacy studies, which are still incipient. The theorical framework is based on the new literacy studies (STREET, 1984, 2003, 2014; BARTON, HAMILTON, 2012; HEATH, 1982) and on the Freire s conception of human formation, including the concepts of critical literacy (FREIRE, 2015). For the data generation, three instruments were used: a) classes observation with field diary records; b) focal group audio record; c) documental analysis of the research advisory notebook that was produced in the classroom and it was recorded in photos. In terms of results, one can see that teaching and learning through research as an educational principle is still permeated by autonomous literacy model conceptions. Although, sometimes, there are actions to break them, these conceptions are still sustained at school environment. Besides, the vernacular and dominant students literacy practices, inside and outside the school, constituted an amalgamation of rooted concepts and developing critical perspectives. Finally, the schooling process re-significances brought not only new access and new perspectives, but also a new interaction space, safe and welcoming for teaching and learning in the old age.180 p.| il.porLinguísticaLetramentoEducação de jovens e adultosIdosos"Eu aprendo mais sem pesquisa. 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