Tecnologia Assistiva e a formação continuada dos docentes do Atendimento Educacional Especializado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manenti, Daise da Silveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222029
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2021.
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spelling Tecnologia Assistiva e a formação continuada dos docentes do Atendimento Educacional EspecializadoTecnologias da informação e comunicaçãoTecnologia assistivaProfessoresDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2021.A pesquisa apresenta alguns fundamentos legais que formam o arcabouço legislativo no que tange a área da Educação Especial, e que respaldam os direitos dos alunos de seu públicoalvo. O desenvolvimento de ações legais repercutiu positivamente nas instituições de ensino e houve um aumento significativo desses estudantes matriculados nas escolas públicas regulares. A literatura apontou que muitos professores sentem a necessidade de processos formativos com vistas a aprimorar práticas pedagógicas mais inclusivas. Diante dessa necessidade e da crescente pluralidade de alunos no âmbito escolar, é necessário pensar em processos de formação mais inclusivos. A Tecnologia Assistiva visa contribuir com a aprendizagem desses alunos nas salas de aula de Atendimento Educacional Especializado, através de seus serviços e recursos de acessibilidade. Considerando sua importância, a pesquisa analisa como processos formativos que envolvem a temática Tecnologia Assistiva para docentes que atuam no Atendimento Educacional Especializado em escolas públicas da região sul de Santa Catarina, podem favorecer no aprimoramento de práticas pedagógicas mais inclusivas e na, consequente, minimização de barreiras de ensino que estes docentes possam estar vivenciando na atuação profissional. Desse modo, o grupo de pesquisa GPEATA, do IFSC ? Campus Araranguá, promoveu um processo formativo destinado aos docentes que atuam no AEE. A pesquisa de natureza aplicada, com abordagem de cunho qualitativo, considera como corpus, a participação de professores que atuam no AEE. Para compor a pesquisa foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados, sendo um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, entregue aos professores participantes da formação continuada e uma entrevista semiestruturada, realizada com quatro docentes envolvidos no processo formativo. As análises realizadas por meio dos procedimentos da análise textual discursiva nos possibilitam indicar que há pouco ou nenhum componente curricular acerca de TA nas formações iniciais ou continuadas cursadas pelas participantes. A pesquisa mostrou que os docentes buscam por processos de formação que primam desenvolver sua prática pedagógica e reconhecem a importância em participar de processos formativos semelhantes ao desenvolvido pelo LABTA. As interlocuções também apontaram que houve uma mudança inicial em relação à concepção de TA, a partir dos conteúdos da formação continuada, contudo, a TA ainda é compreendida, na maioria das narrativas, por recursos de acessibilidade. Essas percepções colocam TA sob uma ótica instrumentalista, com foco na resolução de atividades. Os resultados corroboram com os encontrados na literatura e apontaram que existe um desconhecimento por parte de alguns professores a respeito dos recursos de TA existentes no AEE. As respostas das professoras a respeito dos recursos de TA presentes, nesses espaços, demonstraram que há certa dificuldade em utilizar os recursos disponíveis, principalmente os de alta tecnologia. Os resultados corroboram com os dados já descritos em outras pesquisas, em relação à necessidade de processos formativos que promovam a TA para auxiliar os professores que lecionam no AEE, e avalia-se que esses ganhos possam ter contribuído com a formação dos professores participantes.Abstract: The research presents some legal grounds that form the legislative framework regarding the area of special education, and that support the rights of students of its target audience. The development of legal actions had a positive impact on educational institutions and there was a significant increase of these students enrolled in regular public schools. The literature indicated that many teachers feel the need for training processes in order to improve more inclusive teaching practices. Given this need and the growing plurality of students in the school environment, it is necessary to think about more inclusive training processes. The Assistive Technology aims to contribute to the learning of these students in the Specialized Educational Service classrooms, through its resources and accessibility features. Considering its importance, the research analyzes how the training processes that involve the Assistive Technology theme for teachers who work in Specialized Educational Service in public schools in the southern region of Santa Catarina, can favor the improvement of more inclusive pedagogical practices and, consequently, the minimization of teaching barriers that these teachers may be experiencing in professional performance. Thus, the research group GPEATA, from the IFSC - Campus Araranguá, promoted a training process for teachers who work at the AEE. The applied nature research, with a qualitative approach, considers as a corpus, the participation of teachers who work in the AEE. To compose the research, two data collection instruments were used, a questionnaire containing open and closed questions, delivered to teachers participating in continuing education and a semi-structured interview, conducted with four teachers involved in the training process. To produce the research, two data collection instruments were used, a quiz containing open and closed questions, delivered to teachers participating in continuing education and a semi-structured interview, conducted with four teachers involved in the training process. The analyzes carried out by discursive textual analysis procedures allow us to indicate that there is little or no curricular component about AT in the initial or continuing training courses attended by the participants. The research showed that teachers look for training processes that aim to develop their pedagogical practice and recognize the importance of participating in training processes that are similar to those developed by LABTA. The interlocutions also pointed out that there was an initial change in relation to the conception of AT, based on the contents of continuing education, however, AT is still understood, in most narratives, by accessibility resources. These perceptions put AT under an instrumentalist perspective, with a focus on solving activities. The results corroborate with those found in the literature and pointed out that there is a lack of knowledge on the part of some teachers about the resources of AT existing in the AEE. The teachers' answers regarding these AT resources, present in these spaces, demonstrated that there is some difficulty in using the available resources, especially those of high technology. The results corroborate with the data already described in other surveys, in relation to the need for training processes that promote AT to assist teachers who teach at AEE, and evaluates that these gains may have contributed to the training of the participating teacher.Lunardi, Giovani MendonçaVoos, Ivani CristinaUniversidade Federal de Santa CatarinaManenti, Daise da Silveira2021-04-12T18:35:11Z2021-04-12T18:35:11Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis114 p.| il., gráfs.application/pdf371445https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222029porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-12T18:35:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222029Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-12T18:35:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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