Tecnologias assistivas: um olhar sobre a formação continuada para o Atendimento Educacional Especializado no Distrito Federal : caminhos metodológicos em meio à pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Patrícia Nazário Feitoza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Amaralina Miranda de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40015
Resumo: Este trabalho apresenta resultados referentes ao estudo de mestrado, objetivando analisar a formação continuada no curso sobre as Tecnologias Assistivas – TA, realizado pela Subsecretaria de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, do governo do Distrito Federal (EAPE) e sua repercussão na prática docente dos egressos. Nesse sentido, foi importante compreender a formação como espaço de constante aprendizado e o Atendimento Educacional Especializado – AEE como apoio ao processo de ensino e aprendizagem no âmbito da educação inclusiva e suas atribuições. O curso ofertado abordou o uso das TA no contexto educacional e, portanto, compreendido como interdisciplinar, pois envolve produ-tos, serviços e técnicas para atender as demandas dos estudantes com deficiência, mobilidade reduzida, sejam temporárias ou não, visando autonomia, qualidade de vida e independência, conforme o Comitê de Ajudas Técnicas – CAT (MEC, 2006). Na abordagem qualitativa trouxe a análise documental. Realizou-se o mapeamento dos egressos, considerando as movimentações de lotação. Ao realizar o grupo focal, em decorrência da pandemia, as etapas programadas para o encontro presencial tomaram novos rumos, sen-do necessários ajustes para preservar a saúde dos envolvidos. Para compreender o olhar dos profissionais sobre essa formação, foram considerados todos os dados obtidos, através recursos online na perspectiva da análise de conteúdo, na adaptação de Franco (2019), como forma de identificar elementos para a compreensão da dimensão da aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso e proposições. As proposições apontam nova estrutura de curso e formação permanente através de espaço para estudo e planejamento de estratégias e materiais em parceria dos Institutos e Universidades.
id UNB_59a223acbd5457629f4ffdfefb2963a1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40015
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Tecnologias assistivas: um olhar sobre a formação continuada para o Atendimento Educacional Especializado no Distrito Federal : caminhos metodológicos em meio à pandemiaEducação permanenteTecnologia assistivaAtendimento educacional especializadoEste trabalho apresenta resultados referentes ao estudo de mestrado, objetivando analisar a formação continuada no curso sobre as Tecnologias Assistivas – TA, realizado pela Subsecretaria de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, do governo do Distrito Federal (EAPE) e sua repercussão na prática docente dos egressos. Nesse sentido, foi importante compreender a formação como espaço de constante aprendizado e o Atendimento Educacional Especializado – AEE como apoio ao processo de ensino e aprendizagem no âmbito da educação inclusiva e suas atribuições. O curso ofertado abordou o uso das TA no contexto educacional e, portanto, compreendido como interdisciplinar, pois envolve produ-tos, serviços e técnicas para atender as demandas dos estudantes com deficiência, mobilidade reduzida, sejam temporárias ou não, visando autonomia, qualidade de vida e independência, conforme o Comitê de Ajudas Técnicas – CAT (MEC, 2006). Na abordagem qualitativa trouxe a análise documental. Realizou-se o mapeamento dos egressos, considerando as movimentações de lotação. Ao realizar o grupo focal, em decorrência da pandemia, as etapas programadas para o encontro presencial tomaram novos rumos, sen-do necessários ajustes para preservar a saúde dos envolvidos. Para compreender o olhar dos profissionais sobre essa formação, foram considerados todos os dados obtidos, através recursos online na perspectiva da análise de conteúdo, na adaptação de Franco (2019), como forma de identificar elementos para a compreensão da dimensão da aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso e proposições. As proposições apontam nova estrutura de curso e formação permanente através de espaço para estudo e planejamento de estratégias e materiais em parceria dos Institutos e Universidades.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal2021-02-03T18:09:32Z2021-02-03T18:09:32Z2020-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDUARTE, Patrícia Nazário Feitoza; SOUZA, Amaralina Miranda de. Tecnologias assistivas: um olhar sobre a formação continuada para o Atendimento Educacional Especializado no Distrito Federal: caminhos metodológicos em meio à pandemia. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 47-54, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/917. Acesso em: 03 fev. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40015Revista Com Censo - 8. Direitos Autorais Autores que desejam publicar nesta revista devem concordar com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo o direito de primeira publicação. Os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial (CC BY-NC). Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; O conteúdo dos manuscritos é original e não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (ex: como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado; Autores não terão direito a nenhuma remuneração a título de direito autoral com a publicação na Revista Com Censo. Fonte: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/normas. Acesso em: 03 fev. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Patrícia Nazário FeitozaSouza, Amaralina Miranda deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:36:40Zoai:repositorio.unb.br:10482/40015Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:36:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias assistivas: um olhar sobre a formação continuada para o Atendimento Educacional Especializado no Distrito Federal : caminhos metodológicos em meio à pandemia
title Tecnologias assistivas: um olhar sobre a formação continuada para o Atendimento Educacional Especializado no Distrito Federal : caminhos metodológicos em meio à pandemia
spellingShingle Tecnologias assistivas: um olhar sobre a formação continuada para o Atendimento Educacional Especializado no Distrito Federal : caminhos metodológicos em meio à pandemia
Duarte, Patrícia Nazário Feitoza
Educação permanente
Tecnologia assistiva
Atendimento educacional especializado
title_short Tecnologias assistivas: um olhar sobre a formação continuada para o Atendimento Educacional Especializado no Distrito Federal : caminhos metodológicos em meio à pandemia
title_full Tecnologias assistivas: um olhar sobre a formação continuada para o Atendimento Educacional Especializado no Distrito Federal : caminhos metodológicos em meio à pandemia
title_fullStr Tecnologias assistivas: um olhar sobre a formação continuada para o Atendimento Educacional Especializado no Distrito Federal : caminhos metodológicos em meio à pandemia
title_full_unstemmed Tecnologias assistivas: um olhar sobre a formação continuada para o Atendimento Educacional Especializado no Distrito Federal : caminhos metodológicos em meio à pandemia
title_sort Tecnologias assistivas: um olhar sobre a formação continuada para o Atendimento Educacional Especializado no Distrito Federal : caminhos metodológicos em meio à pandemia
author Duarte, Patrícia Nazário Feitoza
author_facet Duarte, Patrícia Nazário Feitoza
Souza, Amaralina Miranda de
author_role author
author2 Souza, Amaralina Miranda de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Patrícia Nazário Feitoza
Souza, Amaralina Miranda de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente
Tecnologia assistiva
Atendimento educacional especializado
topic Educação permanente
Tecnologia assistiva
Atendimento educacional especializado
description Este trabalho apresenta resultados referentes ao estudo de mestrado, objetivando analisar a formação continuada no curso sobre as Tecnologias Assistivas – TA, realizado pela Subsecretaria de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, do governo do Distrito Federal (EAPE) e sua repercussão na prática docente dos egressos. Nesse sentido, foi importante compreender a formação como espaço de constante aprendizado e o Atendimento Educacional Especializado – AEE como apoio ao processo de ensino e aprendizagem no âmbito da educação inclusiva e suas atribuições. O curso ofertado abordou o uso das TA no contexto educacional e, portanto, compreendido como interdisciplinar, pois envolve produ-tos, serviços e técnicas para atender as demandas dos estudantes com deficiência, mobilidade reduzida, sejam temporárias ou não, visando autonomia, qualidade de vida e independência, conforme o Comitê de Ajudas Técnicas – CAT (MEC, 2006). Na abordagem qualitativa trouxe a análise documental. Realizou-se o mapeamento dos egressos, considerando as movimentações de lotação. Ao realizar o grupo focal, em decorrência da pandemia, as etapas programadas para o encontro presencial tomaram novos rumos, sen-do necessários ajustes para preservar a saúde dos envolvidos. Para compreender o olhar dos profissionais sobre essa formação, foram considerados todos os dados obtidos, através recursos online na perspectiva da análise de conteúdo, na adaptação de Franco (2019), como forma de identificar elementos para a compreensão da dimensão da aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso e proposições. As proposições apontam nova estrutura de curso e formação permanente através de espaço para estudo e planejamento de estratégias e materiais em parceria dos Institutos e Universidades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-27
2021-02-03T18:09:32Z
2021-02-03T18:09:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUARTE, Patrícia Nazário Feitoza; SOUZA, Amaralina Miranda de. Tecnologias assistivas: um olhar sobre a formação continuada para o Atendimento Educacional Especializado no Distrito Federal: caminhos metodológicos em meio à pandemia. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 47-54, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/917. Acesso em: 03 fev. 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40015
identifier_str_mv DUARTE, Patrícia Nazário Feitoza; SOUZA, Amaralina Miranda de. Tecnologias assistivas: um olhar sobre a formação continuada para o Atendimento Educacional Especializado no Distrito Federal: caminhos metodológicos em meio à pandemia. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 47-54, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/917. Acesso em: 03 fev. 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508402824445952