A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FUNK, Suzana
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: SANTOS, Ana Paula dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221905
Resumo: A educação ambiental é uma das ações essenciais para a busca da sustentabilidade. O objetivo desse estudo bibliográfico é apresentar a importância da educação ambiental na infância e como o desenho em quadrinhos, suportado pelo design gráfico, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Por melhor qualificado que seja um ambiente escolar, sempre existem bloqueios que dificultam o entendimento de certos assuntos. O desinteresse da criança e o verbalismo excessivo que parte do professor, são exemplos de alguns bloqueios que podem interferir na comunicação e prejudicar a aprendizagem. O desenho em quadrinhos é um recurso dinâmico, que chama a atenção da criança por possuir características lúdicas, que facilita tanto a compreensão quanto a exposição de conteúdos que requeiram uma atenção especial, como é o caso da educação ambiental. Serão mostrados exemplos reais do uso dos quadrinhos na educação infantil e por meio do design gráfico será criada uma nova dinâmica, com base nos requisitos estudados, com o objetivo de ressaltar essa questão séria: a educação ambiental.
id UFSC_4f66d1930c013c8abfa948e2fe493d24
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221905
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOSEducação InfantilEducação AmbientalHistórias em quadrinhosA educação ambiental é uma das ações essenciais para a busca da sustentabilidade. O objetivo desse estudo bibliográfico é apresentar a importância da educação ambiental na infância e como o desenho em quadrinhos, suportado pelo design gráfico, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Por melhor qualificado que seja um ambiente escolar, sempre existem bloqueios que dificultam o entendimento de certos assuntos. O desinteresse da criança e o verbalismo excessivo que parte do professor, são exemplos de alguns bloqueios que podem interferir na comunicação e prejudicar a aprendizagem. O desenho em quadrinhos é um recurso dinâmico, que chama a atenção da criança por possuir características lúdicas, que facilita tanto a compreensão quanto a exposição de conteúdos que requeiram uma atenção especial, como é o caso da educação ambiental. Serão mostrados exemplos reais do uso dos quadrinhos na educação infantil e por meio do design gráfico será criada uma nova dinâmica, com base nos requisitos estudados, com o objetivo de ressaltar essa questão séria: a educação ambiental.UFSC/VIRTUHAB2021-04-09T19:48:36Z2021-04-09T19:48:36Z2008-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221905FUNK, SuzanaSANTOS, Ana Paula dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-09T19:48:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221905Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-09T19:48:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
title A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
spellingShingle A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
FUNK, Suzana
Educação Infantil
Educação Ambiental
Histórias em quadrinhos
title_short A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
title_full A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
title_fullStr A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
title_sort A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
author FUNK, Suzana
author_facet FUNK, Suzana
SANTOS, Ana Paula dos
author_role author
author2 SANTOS, Ana Paula dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FUNK, Suzana
SANTOS, Ana Paula dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Educação Ambiental
Histórias em quadrinhos
topic Educação Infantil
Educação Ambiental
Histórias em quadrinhos
description A educação ambiental é uma das ações essenciais para a busca da sustentabilidade. O objetivo desse estudo bibliográfico é apresentar a importância da educação ambiental na infância e como o desenho em quadrinhos, suportado pelo design gráfico, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Por melhor qualificado que seja um ambiente escolar, sempre existem bloqueios que dificultam o entendimento de certos assuntos. O desinteresse da criança e o verbalismo excessivo que parte do professor, são exemplos de alguns bloqueios que podem interferir na comunicação e prejudicar a aprendizagem. O desenho em quadrinhos é um recurso dinâmico, que chama a atenção da criança por possuir características lúdicas, que facilita tanto a compreensão quanto a exposição de conteúdos que requeiram uma atenção especial, como é o caso da educação ambiental. Serão mostrados exemplos reais do uso dos quadrinhos na educação infantil e por meio do design gráfico será criada uma nova dinâmica, com base nos requisitos estudados, com o objetivo de ressaltar essa questão séria: a educação ambiental.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-09
2021-04-09T19:48:36Z
2021-04-09T19:48:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221905
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652106719035392