A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221905 |
Resumo: | A educação ambiental é uma das ações essenciais para a busca da sustentabilidade. O objetivo desse estudo bibliográfico é apresentar a importância da educação ambiental na infância e como o desenho em quadrinhos, suportado pelo design gráfico, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Por melhor qualificado que seja um ambiente escolar, sempre existem bloqueios que dificultam o entendimento de certos assuntos. O desinteresse da criança e o verbalismo excessivo que parte do professor, são exemplos de alguns bloqueios que podem interferir na comunicação e prejudicar a aprendizagem. O desenho em quadrinhos é um recurso dinâmico, que chama a atenção da criança por possuir características lúdicas, que facilita tanto a compreensão quanto a exposição de conteúdos que requeiram uma atenção especial, como é o caso da educação ambiental. Serão mostrados exemplos reais do uso dos quadrinhos na educação infantil e por meio do design gráfico será criada uma nova dinâmica, com base nos requisitos estudados, com o objetivo de ressaltar essa questão séria: a educação ambiental. |
id |
UFSC_4f66d1930c013c8abfa948e2fe493d24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221905 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOSEducação InfantilEducação AmbientalHistórias em quadrinhosA educação ambiental é uma das ações essenciais para a busca da sustentabilidade. O objetivo desse estudo bibliográfico é apresentar a importância da educação ambiental na infância e como o desenho em quadrinhos, suportado pelo design gráfico, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Por melhor qualificado que seja um ambiente escolar, sempre existem bloqueios que dificultam o entendimento de certos assuntos. O desinteresse da criança e o verbalismo excessivo que parte do professor, são exemplos de alguns bloqueios que podem interferir na comunicação e prejudicar a aprendizagem. O desenho em quadrinhos é um recurso dinâmico, que chama a atenção da criança por possuir características lúdicas, que facilita tanto a compreensão quanto a exposição de conteúdos que requeiram uma atenção especial, como é o caso da educação ambiental. Serão mostrados exemplos reais do uso dos quadrinhos na educação infantil e por meio do design gráfico será criada uma nova dinâmica, com base nos requisitos estudados, com o objetivo de ressaltar essa questão séria: a educação ambiental.UFSC/VIRTUHAB2021-04-09T19:48:36Z2021-04-09T19:48:36Z2008-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221905FUNK, SuzanaSANTOS, Ana Paula dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-09T19:48:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221905Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-09T19:48:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS |
title |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS FUNK, Suzana Educação Infantil Educação Ambiental Histórias em quadrinhos |
title_short |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS |
title_full |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS |
title_sort |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL APOIADA PELO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS |
author |
FUNK, Suzana |
author_facet |
FUNK, Suzana SANTOS, Ana Paula dos |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, Ana Paula dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FUNK, Suzana SANTOS, Ana Paula dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Educação Ambiental Histórias em quadrinhos |
topic |
Educação Infantil Educação Ambiental Histórias em quadrinhos |
description |
A educação ambiental é uma das ações essenciais para a busca da sustentabilidade. O objetivo desse estudo bibliográfico é apresentar a importância da educação ambiental na infância e como o desenho em quadrinhos, suportado pelo design gráfico, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Por melhor qualificado que seja um ambiente escolar, sempre existem bloqueios que dificultam o entendimento de certos assuntos. O desinteresse da criança e o verbalismo excessivo que parte do professor, são exemplos de alguns bloqueios que podem interferir na comunicação e prejudicar a aprendizagem. O desenho em quadrinhos é um recurso dinâmico, que chama a atenção da criança por possuir características lúdicas, que facilita tanto a compreensão quanto a exposição de conteúdos que requeiram uma atenção especial, como é o caso da educação ambiental. Serão mostrados exemplos reais do uso dos quadrinhos na educação infantil e por meio do design gráfico será criada uma nova dinâmica, com base nos requisitos estudados, com o objetivo de ressaltar essa questão séria: a educação ambiental. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-09 2021-04-09T19:48:36Z 2021-04-09T19:48:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2596-237X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221905 |
identifier_str_mv |
2596-237X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSC/VIRTUHAB |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSC/VIRTUHAB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652106719035392 |