Experimentando o Tap Dance: performance, improvisação e resistência desde os pés
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247024 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Antropologia. |
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Experimentando o Tap Dance: performance, improvisação e resistência desde os pésTap Dancesapateadoantropologia da performancedançaimprovisaçãotap dancesapateadoanthropology of performancedanceimprovisationTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Antropologia.Esta pesquisa etnográfica parte da minha perspectiva como mulher branca dançando-pesquisando o Tap Dance, uma dança afro-diaspórica desenvolvida nos Estados Unidos. No Brasil, a dança também é chamada de sapateado. Busca jeitos de experimentar o Tap Dance no palco e além do palco - na performance “Se não agora, quando?” da Cia Trupe Toe em Florianópolis, e na improvisação - como formas de entretenimento e resistência de acordo com uma prática antirracista. Também discute como os saberes emergem por meio dos performers e como são construídos desde os pés/corpos, de modo a revelar as potências do Tap quando praticado com engajamento pensando em possibilidades de dançar diferente no cenário brasileiro.The current ethnographic research starts off from my perspective as a white woman dancing-researching Tap Dance, an afro-diasporic dance developed in the United States. In Brazil, it is also called sapateado. It seeks ways to experiment Tap Dance on the stage and beyond the stage - in the performance “Se não agora, quando?” from Cia Trupe Toe in Florianópolis and in improvisation - as forms of entertainment and resistance according to the anti racism practices. It also discusses how the knowledges emerge from the performers and how they are constructed since the feet/bodies. From that, revealing the potencies of Tap when practiced with engagement, thinking of possibilities of different dancing in the brazilian scenario.Florianópolis, SC.Head, Scott CorrellUniversidade Federal de Santa Catarina.Claumann, Lívia Fontanella2023-06-20T20:01:30Z2023-06-20T20:01:30Z2023-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247024Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-06-20T20:01:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247024Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-20T20:01:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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