Mistério em ponta salgada: o uso do RPG como proposta pedagógica para o ensino de biologia de tubarões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243600 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências Biológicas. |
id |
UFSC_4fc7379e1309cbfad4dd129e37fc3801 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243600 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Mistério em ponta salgada: o uso do RPG como proposta pedagógica para o ensino de biologia de tubarõesRole Playing GameEnsino Através de AnalogiasBiologia de tubarõesNPC PokédexTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências Biológicas.O grupo dos tubarões é popularmente conhecido pelo registro de incidentes com humanos, mesmo que estes sejam, na verdade, raros. A incitação deste grupo como “assassino dos mares” e a pesca que almeja suas valorosas barbatanas vêm dizimando populações de tubarões pelo mundo todo, fazendo com que ⅓ das espécies estejam em algum grau de ameaça à extinção. Este trabalho tem como objetivo propor uma aventura de Role Playing Game (RPG) como uma proposta pedagógica para o ensino de biologia de tubarões e suas problemáticas socioambientais, utilizando o sistema de regras Savage Worlds: Edição Aventura. Além disso, pretende ser autossuficiente em termos lúdicos, ao tê-lo em mãos espera-se que seja possível jogar sem dados ou livros de regras, uma vez que todos os materiais necessários para aplicar esta proposta pedagógica estão nesse documento. Para atingir esse objetivo, foram utilizados referenciais da Aprendizagem Baseada em Jogos (GBL) e da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na tentativa de construir uma metodologia ativa, incitando a participação dos alunos, em concordância com estudos atuais que demonstram diversos problemas nas metodologias tradicionais expositivas. Para isso, a Aventura, intitulada Mistério em Ponta Salgada, foi construída por meio do Ensino Através de Analogias, repleta de personagens, locais e acontecimentos que se relacionam com fatos do mundo real. Nesta aventura os personagens estarão buscando maneiras de lidar com os recentes ataques de tubarões que interromperam a pesca da vila de Ponta Salgada, responsável por grande parte do pescado que abastece o reino de Althas. Com o decorrer desses acontecimentos, e a construção de um porto e farol, que aos poucos vêm transformando a vila pesqueira em um entreposto comercial, a desigualdade da vila aumentou, e com isso, os conflitos sociais também. Ao final do uso da aventura, espera-se que mestre/educador e jogadores possam discutir o desenvolvimento da história, com intuito de consolidar o conhecimento formal. A construção dos materiais foi feita através das plataformas online HeroForge, Inkarnate e pelos softwares Photoshop 2020 e InDesign 2023. A proposta pedagógica aqui apresentada pretende construir ideias nas mentes inquietantes de educadores e mestres, bem como discutir o uso de RPGs na educação a partir de uma perspectiva crítica de seu uso, discutindo a utilização de personagens expositores aqui cunhados como “NPC Pokédex”.The shark group is popularly remembered from incidents with humans, even though these are, in fact, rare. The promotion of this group as “killers of the seas” and the fishing that targets their valuable fins has been decimating shark populations around the world, making ⅓ of the species to be in some degree of threat of extinction. This work, therefore, aims to propose a Role Playing Game (RPG) adventure as a pedagogical tool for teaching shark biology and its socio-environmental problems, using the Savage Worlds rules system: Adventure Edition. In addition, it intends to be self-sufficient in ludic terms, having it in hand it is expected that it will be possible to play without dice or rulebooks, since all the materials necessary to apply this pedagogical proposal are in this document. To achieve this objective, Game-Based Learning (GBL) and Problem-Based Learning (PBL) references were used in an attempt to build an active methodology, encouraging student participation, in line with current studies that demonstrate several problems in traditional exhibitionist methodologies. The adventure, entitled Mistério em Ponta Salgada, was built using the methodology of Teaching Through Analogies, and is full of characters, places and events that relate to facts in the real world. In this adventure, the characters will be looking for ways to deal with the recent shark attacks that interrupted fishing in the village of Ponta Salgada, responsible for a large part of the fish that supplies the kingdom of Althas. With the course of these events, and the construction of a port and lighthouse, which little by little have been transforming the fishing village into a trading post, inequality in the village has increased, and with it, social conflicts as well. At the end of the adventure, it is expected that the master/educator and players can discuss the development of the story, aiming to consolidate the formal knowledge within it. The construction of materials was done through the online platforms HeroForge, Inkarnate, Photoshop 2020 and InDesign 2023 softwares. The pedagogical proposal presented here intends to build ideas in the disquieting minds of educators and teachers, as well as to discuss the use of RPGs in education from a critical perspective of their use, discussing the use of exhibiting characters coined here as “NPC Pokédex”.Florianópolis, SC.Freitas, Renato Hajenius Aché deMedeiros, FábioUniversidade Federal de Santa Catarina.Lima, Rafael de2022-12-26T16:10:01Z2022-12-26T16:10:01Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis118application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243600Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-26T16:10:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243600Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-26T16:10:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mistério em ponta salgada: o uso do RPG como proposta pedagógica para o ensino de biologia de tubarões |
title |
Mistério em ponta salgada: o uso do RPG como proposta pedagógica para o ensino de biologia de tubarões |
spellingShingle |
Mistério em ponta salgada: o uso do RPG como proposta pedagógica para o ensino de biologia de tubarões Lima, Rafael de Role Playing Game Ensino Através de Analogias Biologia de tubarões NPC Pokédex |
title_short |
Mistério em ponta salgada: o uso do RPG como proposta pedagógica para o ensino de biologia de tubarões |
title_full |
Mistério em ponta salgada: o uso do RPG como proposta pedagógica para o ensino de biologia de tubarões |
title_fullStr |
Mistério em ponta salgada: o uso do RPG como proposta pedagógica para o ensino de biologia de tubarões |
title_full_unstemmed |
Mistério em ponta salgada: o uso do RPG como proposta pedagógica para o ensino de biologia de tubarões |
title_sort |
Mistério em ponta salgada: o uso do RPG como proposta pedagógica para o ensino de biologia de tubarões |
author |
Lima, Rafael de |
author_facet |
Lima, Rafael de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Renato Hajenius Aché de Medeiros, Fábio Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Rafael de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Role Playing Game Ensino Através de Analogias Biologia de tubarões NPC Pokédex |
topic |
Role Playing Game Ensino Através de Analogias Biologia de tubarões NPC Pokédex |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências Biológicas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-26T16:10:01Z 2022-12-26T16:10:01Z 2022-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243600 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
118 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652260701372416 |