O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49864 |
Resumo: | Nesse trabalho, foi abordado alguns apontamentos de teóricos sobre o uso do RPG (Role Playing Games) na educação, assim como seu suposto surgimento e a sua vinda para o Brasil. O uso do RPG na educação tem se mostrado cada vez mais presente em pesquisas, assim como a utilização de novos métodos direcionados aos jogos. Após realizar uma busca mais a fundo sobre o tema, percebe-se que ainda é pouco a quantidade de trabalhos disponíveis, por isso o presente trabalho tem como intuito divulgar e fomentar o que é RPG, como se joga e qual é a sua importância como método de aprendizagem, assim como método lúdico que pode auxiliar no desenvolvimento da criança em questões práticas de criação e vivência e que utiliza da interdisciplinaridade como base para desenvolver a aprendizagem de forma proximal, e isso faz com que os professores sejam a chave para abrir esse novo mundo de aprendizagem e significado. A metodologia utilizada foi com base nos resultados encontrados em bases de pesquisas e sites especializados no assunto, dessa forma observou-se que o RPG é teórico, prático e dinâmico em todas as áreas da educação. O trabalho também descreve algumas das dificuldades encontradas na utilização dos jogos na educação brasileira, e como é necessário a formação dos professores para que se tenha o devido posicionamento sobre o trabalho com o RPG e jogos educativos, tornando os professores jogadores e os alunos em críticos que jogam, aprendem e imaginam. |
id |
Krot_7123d08e5996c7cbad51e5ce10588d83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/49864 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógicoRole-Playing GameLudicidadeInstrumento PedagógicoInterdisciplinaridadeNesse trabalho, foi abordado alguns apontamentos de teóricos sobre o uso do RPG (Role Playing Games) na educação, assim como seu suposto surgimento e a sua vinda para o Brasil. O uso do RPG na educação tem se mostrado cada vez mais presente em pesquisas, assim como a utilização de novos métodos direcionados aos jogos. Após realizar uma busca mais a fundo sobre o tema, percebe-se que ainda é pouco a quantidade de trabalhos disponíveis, por isso o presente trabalho tem como intuito divulgar e fomentar o que é RPG, como se joga e qual é a sua importância como método de aprendizagem, assim como método lúdico que pode auxiliar no desenvolvimento da criança em questões práticas de criação e vivência e que utiliza da interdisciplinaridade como base para desenvolver a aprendizagem de forma proximal, e isso faz com que os professores sejam a chave para abrir esse novo mundo de aprendizagem e significado. A metodologia utilizada foi com base nos resultados encontrados em bases de pesquisas e sites especializados no assunto, dessa forma observou-se que o RPG é teórico, prático e dinâmico em todas as áreas da educação. O trabalho também descreve algumas das dificuldades encontradas na utilização dos jogos na educação brasileira, e como é necessário a formação dos professores para que se tenha o devido posicionamento sobre o trabalho com o RPG e jogos educativos, tornando os professores jogadores e os alunos em críticos que jogam, aprendem e imaginam.2023-03-20T20:23:59Z2023-03-20T20:23:59Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49864CÂMARA, Paulo Henriqueporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-20T20:23:59Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/49864Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-03-20T20:23:59falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-03-20T20:23:59Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógico |
title |
O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógico |
spellingShingle |
O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógico CÂMARA, Paulo Henrique Role-Playing Game Ludicidade Instrumento Pedagógico Interdisciplinaridade |
title_short |
O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógico |
title_full |
O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógico |
title_fullStr |
O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógico |
title_full_unstemmed |
O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógico |
title_sort |
O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógico |
author |
CÂMARA, Paulo Henrique |
author_facet |
CÂMARA, Paulo Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CÂMARA, Paulo Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Role-Playing Game Ludicidade Instrumento Pedagógico Interdisciplinaridade |
topic |
Role-Playing Game Ludicidade Instrumento Pedagógico Interdisciplinaridade |
description |
Nesse trabalho, foi abordado alguns apontamentos de teóricos sobre o uso do RPG (Role Playing Games) na educação, assim como seu suposto surgimento e a sua vinda para o Brasil. O uso do RPG na educação tem se mostrado cada vez mais presente em pesquisas, assim como a utilização de novos métodos direcionados aos jogos. Após realizar uma busca mais a fundo sobre o tema, percebe-se que ainda é pouco a quantidade de trabalhos disponíveis, por isso o presente trabalho tem como intuito divulgar e fomentar o que é RPG, como se joga e qual é a sua importância como método de aprendizagem, assim como método lúdico que pode auxiliar no desenvolvimento da criança em questões práticas de criação e vivência e que utiliza da interdisciplinaridade como base para desenvolver a aprendizagem de forma proximal, e isso faz com que os professores sejam a chave para abrir esse novo mundo de aprendizagem e significado. A metodologia utilizada foi com base nos resultados encontrados em bases de pesquisas e sites especializados no assunto, dessa forma observou-se que o RPG é teórico, prático e dinâmico em todas as áreas da educação. O trabalho também descreve algumas das dificuldades encontradas na utilização dos jogos na educação brasileira, e como é necessário a formação dos professores para que se tenha o devido posicionamento sobre o trabalho com o RPG e jogos educativos, tornando os professores jogadores e os alunos em críticos que jogam, aprendem e imaginam. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-03-20T20:23:59Z 2023-03-20T20:23:59Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49864 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672922062061568 |