O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CÂMARA, Paulo Henrique
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49864
Resumo: Nesse trabalho, foi abordado alguns apontamentos de teóricos sobre o uso do RPG (Role Playing Games) na educação, assim como seu suposto surgimento e a sua vinda para o Brasil. O uso do RPG na educação tem se mostrado cada vez mais presente em pesquisas, assim como a utilização de novos métodos direcionados aos jogos. Após realizar uma busca mais a fundo sobre o tema, percebe-se que ainda é pouco a quantidade de trabalhos disponíveis, por isso o presente trabalho tem como intuito divulgar e fomentar o que é RPG, como se joga e qual é a sua importância como método de aprendizagem, assim como método lúdico que pode auxiliar no desenvolvimento da criança em questões práticas de criação e vivência e que utiliza da interdisciplinaridade como base para desenvolver a aprendizagem de forma proximal, e isso faz com que os professores sejam a chave para abrir esse novo mundo de aprendizagem e significado. A metodologia utilizada foi com base nos resultados encontrados em bases de pesquisas e sites especializados no assunto, dessa forma observou-se que o RPG é teórico, prático e dinâmico em todas as áreas da educação. O trabalho também descreve algumas das dificuldades encontradas na utilização dos jogos na educação brasileira, e como é necessário a formação dos professores para que se tenha o devido posicionamento sobre o trabalho com o RPG e jogos educativos, tornando os professores jogadores e os alunos em críticos que jogam, aprendem e imaginam.
id Krot_7123d08e5996c7cbad51e5ce10588d83
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/49864
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógicoRole-Playing GameLudicidadeInstrumento PedagógicoInterdisciplinaridadeNesse trabalho, foi abordado alguns apontamentos de teóricos sobre o uso do RPG (Role Playing Games) na educação, assim como seu suposto surgimento e a sua vinda para o Brasil. O uso do RPG na educação tem se mostrado cada vez mais presente em pesquisas, assim como a utilização de novos métodos direcionados aos jogos. Após realizar uma busca mais a fundo sobre o tema, percebe-se que ainda é pouco a quantidade de trabalhos disponíveis, por isso o presente trabalho tem como intuito divulgar e fomentar o que é RPG, como se joga e qual é a sua importância como método de aprendizagem, assim como método lúdico que pode auxiliar no desenvolvimento da criança em questões práticas de criação e vivência e que utiliza da interdisciplinaridade como base para desenvolver a aprendizagem de forma proximal, e isso faz com que os professores sejam a chave para abrir esse novo mundo de aprendizagem e significado. A metodologia utilizada foi com base nos resultados encontrados em bases de pesquisas e sites especializados no assunto, dessa forma observou-se que o RPG é teórico, prático e dinâmico em todas as áreas da educação. O trabalho também descreve algumas das dificuldades encontradas na utilização dos jogos na educação brasileira, e como é necessário a formação dos professores para que se tenha o devido posicionamento sobre o trabalho com o RPG e jogos educativos, tornando os professores jogadores e os alunos em críticos que jogam, aprendem e imaginam.2023-03-20T20:23:59Z2023-03-20T20:23:59Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49864CÂMARA, Paulo Henriqueporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-20T20:23:59Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/49864Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-03-20T20:23:59falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-03-20T20:23:59Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógico
title O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógico
spellingShingle O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógico
CÂMARA, Paulo Henrique
Role-Playing Game
Ludicidade
Instrumento Pedagógico
Interdisciplinaridade
title_short O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógico
title_full O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógico
title_fullStr O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógico
title_full_unstemmed O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógico
title_sort O uso do RPG como instrumento lúdico e pedagógico
author CÂMARA, Paulo Henrique
author_facet CÂMARA, Paulo Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CÂMARA, Paulo Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Role-Playing Game
Ludicidade
Instrumento Pedagógico
Interdisciplinaridade
topic Role-Playing Game
Ludicidade
Instrumento Pedagógico
Interdisciplinaridade
description Nesse trabalho, foi abordado alguns apontamentos de teóricos sobre o uso do RPG (Role Playing Games) na educação, assim como seu suposto surgimento e a sua vinda para o Brasil. O uso do RPG na educação tem se mostrado cada vez mais presente em pesquisas, assim como a utilização de novos métodos direcionados aos jogos. Após realizar uma busca mais a fundo sobre o tema, percebe-se que ainda é pouco a quantidade de trabalhos disponíveis, por isso o presente trabalho tem como intuito divulgar e fomentar o que é RPG, como se joga e qual é a sua importância como método de aprendizagem, assim como método lúdico que pode auxiliar no desenvolvimento da criança em questões práticas de criação e vivência e que utiliza da interdisciplinaridade como base para desenvolver a aprendizagem de forma proximal, e isso faz com que os professores sejam a chave para abrir esse novo mundo de aprendizagem e significado. A metodologia utilizada foi com base nos resultados encontrados em bases de pesquisas e sites especializados no assunto, dessa forma observou-se que o RPG é teórico, prático e dinâmico em todas as áreas da educação. O trabalho também descreve algumas das dificuldades encontradas na utilização dos jogos na educação brasileira, e como é necessário a formação dos professores para que se tenha o devido posicionamento sobre o trabalho com o RPG e jogos educativos, tornando os professores jogadores e os alunos em críticos que jogam, aprendem e imaginam.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-20T20:23:59Z
2023-03-20T20:23:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49864
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672922062061568