Análise dos fatores associados ao desempenho em matemática dos estudantes do 5º ano da rede estadual de educação do estado de Goiás no Saego de 2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Márcia Maria de Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172779
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2016.
id UFSC_4fcb6556df220a5e3fa07b0d7447f3f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/172779
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise dos fatores associados ao desempenho em matemática dos estudantes do 5º ano da rede estadual de educação do estado de Goiás no Saego de 2013CiênciaMetodologiaMatemáticaEstudo e ensinoAvaliaçãoGoiás (Estado)Teoria da Resposta do ÍtemDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2016.O presente trabalho utilizou o resultado da prova e os questionários contextuais do Sistema de Avaliação do Estado de Goiás (Saego, 2013) para averiguar os fatores associados ao desempenho em Matemática dos estudantes do 5º ano do ensino Fundamental das escolas da Rede Estadual de Goiás. Com grupos de itens dos questionários contextuais foi possível construir medidas para o nível socioeconômico da família do estudante (INSE) e para o clima escolar na percepção do estudante (ICE). A metodologia de construção dos indicadores foi a Teoria de Resposta ao Item (TRI) de resposta gradual. Foram analisadas as relações dos indicadores contextuais com a proficiência dos estudantes por meio de modelos lineares hierárquicos (MLH). Verificou-se que os alunos com reprovação escolar têm desempenho bem pior do que os alunos sem reprovação. Além disso, tanto o INSE como o ICE mostraram ter forte impacto no desempenho escolar, sendo que a variação do INSE da escola teve efeito mais forte do que a variação do INSE de alunos de uma mesma escola.<br>Abstract : In the present work, used the Goiás State Education Evaluation System (Saego) result and the contextual questionnaire questions to check the factors associated with the Goiás state public elementary school 5th grade students? performance in Mathematics. Through the contextual questionnaire questions analysis, it was possible to build measures to the students? family socioeconomic level (SELR) and to the School Climate on the students? perception (SCL). The methodology used to build the indicators was the Item Response theory (IRT), Rating Scale Model. The relation between the contextual indicators and the students? proficiency was analyzed through Hierarchical Linear Modeling (HLM). Could check that students who have failed school for two years or more have much worse performance than the students who have not failed school. Furthermore, could notice that both SSEL and SCL have a big impact on the students? performance, with the SELR school variation having stronger effect on the students? performance than the SELR variation of students of the same school.Barbetta, Pedro AlbertoTavares, Heliton RibeiroUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Márcia Maria de Carvalho2017-01-31T03:08:02Z2017-01-31T03:08:02Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis120 p.| il., grafs., tabs.application/pdf343959https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172779porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-31T03:08:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/172779Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-01-31T03:08:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos fatores associados ao desempenho em matemática dos estudantes do 5º ano da rede estadual de educação do estado de Goiás no Saego de 2013
title Análise dos fatores associados ao desempenho em matemática dos estudantes do 5º ano da rede estadual de educação do estado de Goiás no Saego de 2013
spellingShingle Análise dos fatores associados ao desempenho em matemática dos estudantes do 5º ano da rede estadual de educação do estado de Goiás no Saego de 2013
Pereira, Márcia Maria de Carvalho
Ciência
Metodologia
Matemática
Estudo e ensino
Avaliação
Goiás (Estado)
Teoria da Resposta do Ítem
title_short Análise dos fatores associados ao desempenho em matemática dos estudantes do 5º ano da rede estadual de educação do estado de Goiás no Saego de 2013
title_full Análise dos fatores associados ao desempenho em matemática dos estudantes do 5º ano da rede estadual de educação do estado de Goiás no Saego de 2013
title_fullStr Análise dos fatores associados ao desempenho em matemática dos estudantes do 5º ano da rede estadual de educação do estado de Goiás no Saego de 2013
title_full_unstemmed Análise dos fatores associados ao desempenho em matemática dos estudantes do 5º ano da rede estadual de educação do estado de Goiás no Saego de 2013
title_sort Análise dos fatores associados ao desempenho em matemática dos estudantes do 5º ano da rede estadual de educação do estado de Goiás no Saego de 2013
author Pereira, Márcia Maria de Carvalho
author_facet Pereira, Márcia Maria de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbetta, Pedro Alberto
Tavares, Heliton Ribeiro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Márcia Maria de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Metodologia
Matemática
Estudo e ensino
Avaliação
Goiás (Estado)
Teoria da Resposta do Ítem
topic Ciência
Metodologia
Matemática
Estudo e ensino
Avaliação
Goiás (Estado)
Teoria da Resposta do Ítem
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-01-31T03:08:02Z
2017-01-31T03:08:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 343959
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172779
identifier_str_mv 343959
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652184803344384