Avaliação de desempenho de uma plataforma de comutação telefônica para serviços especializados de atendimento ao cliente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82992 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
id |
UFSC_4fea20fd40f100d4b78b15e3128d526c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82992 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Avaliação de desempenho de uma plataforma de comutação telefônica para serviços especializados de atendimento ao clienteInformaticaCiência da computaçãoTelecomunicaçõesTrafego telefonicoDesempenhoAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.Uma plataforma de comutação telefônica que atende a serviços especializados tem uma arquitetura cliente/servidor que disponibiliza aos usuários os recursos comuns, para atender às requisições que cada cliente envia ao servidor. O tempo que o cliente espera para obter a resposta vinda do servidor é fator determinante para o desempenho do sistema. Neste trabalho, é concebido um modelo de simulação de uma plataforma com essas características, a fim de se aplicar uma metodologia de avaliação de desempenho, abrindo caminho para um planejamento de capacidade sobre o modelo concebido. São aplicados dois diferentes tipos de projeto de experimento, o Fatorial 2k e o Central Composto. No primeiro projeto de experimento, utilizam-se quatro fatores, e de posse dos dois fatores mais significativos aplica-se o segundo projeto de experimento para verificar se há interação quadrática entre eles. Assim, determinam-se quais são os fatores mais significativos para o desempenho da plataforma e, conseqüentemente, quais os que devem ser aumentados em número, para suportar um possível aumento na demanda, sem que o desempenho tenha degradação.Florianópolis, SCFreitas Filho, Paulo Jose deUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Marcus Vinicius Drissen2012-10-19T20:04:49Z2012-10-19T20:04:49Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis112 f.| il., grafs., tabs.application/pdf184661http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82992porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T03:01:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82992Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T03:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de desempenho de uma plataforma de comutação telefônica para serviços especializados de atendimento ao cliente |
title |
Avaliação de desempenho de uma plataforma de comutação telefônica para serviços especializados de atendimento ao cliente |
spellingShingle |
Avaliação de desempenho de uma plataforma de comutação telefônica para serviços especializados de atendimento ao cliente Silva, Marcus Vinicius Drissen Informatica Ciência da computação Telecomunicações Trafego telefonico Desempenho Avaliação |
title_short |
Avaliação de desempenho de uma plataforma de comutação telefônica para serviços especializados de atendimento ao cliente |
title_full |
Avaliação de desempenho de uma plataforma de comutação telefônica para serviços especializados de atendimento ao cliente |
title_fullStr |
Avaliação de desempenho de uma plataforma de comutação telefônica para serviços especializados de atendimento ao cliente |
title_full_unstemmed |
Avaliação de desempenho de uma plataforma de comutação telefônica para serviços especializados de atendimento ao cliente |
title_sort |
Avaliação de desempenho de uma plataforma de comutação telefônica para serviços especializados de atendimento ao cliente |
author |
Silva, Marcus Vinicius Drissen |
author_facet |
Silva, Marcus Vinicius Drissen |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas Filho, Paulo Jose de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcus Vinicius Drissen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informatica Ciência da computação Telecomunicações Trafego telefonico Desempenho Avaliação |
topic |
Informatica Ciência da computação Telecomunicações Trafego telefonico Desempenho Avaliação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T20:04:49Z 2012-10-19T20:04:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
184661 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82992 |
identifier_str_mv |
184661 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
112 f.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652228412571649 |