Avaliação de desempenho de uma plataforma de comutação telefônica para serviços especializados de atendimento ao cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcus Vinicius Drissen
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82992
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
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spelling Avaliação de desempenho de uma plataforma de comutação telefônica para serviços especializados de atendimento ao clienteInformaticaCiência da computaçãoTelecomunicaçõesTrafego telefonicoDesempenhoAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.Uma plataforma de comutação telefônica que atende a serviços especializados tem uma arquitetura cliente/servidor que disponibiliza aos usuários os recursos comuns, para atender às requisições que cada cliente envia ao servidor. O tempo que o cliente espera para obter a resposta vinda do servidor é fator determinante para o desempenho do sistema. Neste trabalho, é concebido um modelo de simulação de uma plataforma com essas características, a fim de se aplicar uma metodologia de avaliação de desempenho, abrindo caminho para um planejamento de capacidade sobre o modelo concebido. São aplicados dois diferentes tipos de projeto de experimento, o Fatorial 2k e o Central Composto. No primeiro projeto de experimento, utilizam-se quatro fatores, e de posse dos dois fatores mais significativos aplica-se o segundo projeto de experimento para verificar se há interação quadrática entre eles. Assim, determinam-se quais são os fatores mais significativos para o desempenho da plataforma e, conseqüentemente, quais os que devem ser aumentados em número, para suportar um possível aumento na demanda, sem que o desempenho tenha degradação.Florianópolis, SCFreitas Filho, Paulo Jose deUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Marcus Vinicius Drissen2012-10-19T20:04:49Z2012-10-19T20:04:49Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis112 f.| il., grafs., tabs.application/pdf184661http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82992porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T03:01:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82992Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T03:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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