O aprender a aprender na educação tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83735 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_5101462b13bec4949774f70cb7d206f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83735 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O aprender a aprender na educação tecnológicaEngenharia de produçãoAprendizagemTecnologia educacionalEnsinoAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A proposta dessa dissertação - "Aprender a aprender", é mostrar como esse enfoque tem suscitado diferentes comportamentos na condução do processo ensino-aprendizagem. Esta dissertação promove também uma oportunidade para se refletir sobre os métodos pedagógicos utilizados no IES/FUNCEC (Instituto de Ensino Superior - Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade), levando-se em consideração os avanços tecnológicos que têm determinado a adoção de novos procedimentos no campo da educação e afetado de forma significativa a performance de nossos alunos. É extremamente importante fornecer aos nossos educandos as ferramentas adequadas para que eles possam enfrentar os desafios do dia-a-dia, considerando-se especialmente as transformações que se fazem sentir em nossa sociedade devido ao constante e veloz progresso da tecnologia. Este é o objetivo primeiro da escola. As atividades pedagógicas escolares se revestirão de um sentido novo se uma proposta de trabalho interdisciplinar levar professores e alunos a incorporar os novos conhecimentos gerados pelo desenvolvimento tecnológico. O uso da Internet como suporte para o desenvolvimento de atividades pedagógicas tem sido concebido como uma das fontes provedoras de conhecimento. Como professores e educandos que utilizam esse recurso, aprendem mais eficazmente e como esse aprendizado pode ser assimilado num campo de estudo formal (escola) é outra questão que se abre à discussão merecendo uma cuidadosa análise. O grande desafio que se faz presente é: Como usar novas tecnologias na educação de forma eficiente e produtiva?Florianópolis, SCRodriguez Martins, AlejandroUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Geraldo Lucio2012-10-20T02:53:37Z2012-10-20T02:53:37Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 f.| il., grafs.application/pdf185261http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83735porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-04T20:52:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83735Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-04T20:52:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aprender a aprender na educação tecnológica |
title |
O aprender a aprender na educação tecnológica |
spellingShingle |
O aprender a aprender na educação tecnológica Silva, Geraldo Lucio Engenharia de produção Aprendizagem Tecnologia educacional Ensino Avaliação |
title_short |
O aprender a aprender na educação tecnológica |
title_full |
O aprender a aprender na educação tecnológica |
title_fullStr |
O aprender a aprender na educação tecnológica |
title_full_unstemmed |
O aprender a aprender na educação tecnológica |
title_sort |
O aprender a aprender na educação tecnológica |
author |
Silva, Geraldo Lucio |
author_facet |
Silva, Geraldo Lucio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodriguez Martins, Alejandro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Geraldo Lucio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Aprendizagem Tecnologia educacional Ensino Avaliação |
topic |
Engenharia de produção Aprendizagem Tecnologia educacional Ensino Avaliação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T02:53:37Z 2012-10-20T02:53:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
185261 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83735 |
identifier_str_mv |
185261 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
113 f.| il., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652309949841408 |