Características da disseminação de conhecimento sociocultural em jogos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arrivabene, Rafael Mariano Caetano
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188662
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
id UFSC_22282e45cd942dc915ac51a4e532a8dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188662
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaArrivabene, Rafael Mariano CaetanoVanzin, TarcisioFialho, Francisco Antonio Pereira2018-07-27T04:02:32Z2018-07-27T04:02:32Z2017353168https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188662Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.Jogos são uma das formas de entretenimento mais características e lucrativas da atualidade. São meios de comunicação que reúnem em si linguagens audiovisuais, verbais e de interação, compondo mensagens multimodais. A interação dos usuários com o produto é condicionada por suas regras, que em última análise são a linguagem que define essa mídia. Em jogos analógicos, é necessário que os jogadores saibam as regras para pô-las em prática. Já em jogos digitais, as regras funcionam automaticamente, atualizando o sistema como se fossem leis da natureza. As simulações realistas encontradas em jogos de alto orçamento apresentam mundos de fantasia como se fossem naturais e espontâneos, em vez de meticulosamente planejados. Isso reforça seu poder persuasivo. Game Designers comunicam ideias e saberes ao articular diversas mídias com as regras que elaboram. Esta pesquisa investiga as características desta comunicação baseada em regras e como ela pode disseminar visões de mundo e valores culturais. Com o objetivo de identificar conhecimentos socioculturais em jogos e relacioná-los às regras que os transmitem, foi selecionado um método de análise do discurso social em videogames e este aplicado sobre uma amostragem de seis jogos digitais premiados. As análises descrevem como as regras dos jogos configuram e propõem um tipo de conhecimento cultural. Os resultados preliminares foram submetidos à opinião de especialistas através do método Delphi. Como resultados, além da descrição das relações possíveis, foi possível propor uma extensão ao método utilizado. Considera-se ao final que a definição das regras de interação e de comportamento dos sistemas simulados em um jogo, induz associações simbólicas que possibilitam a disseminação de conhecimentos implícitos e pressupostos sobre como tais sistemas funcionam ou poderiam funcionar.Abstract : Games are one of the most characteristic and lucrative forms of entertainment today. They are means of communication that gather in themselves audio-visual, verbal and interaction languages, composing multimodal messages. The interaction of users with the product is conditioned by their rules, which are ultimately the language that defines this medium. In analog games, players need to know the rules to put them into work. In digital games, the rules work automatically, updating the system as if they were laws of nature. Realistic simulations found in high-budget games present fantasy worlds as if they were natural and spontaneous rather than meticulously planned. This reinforces their persuasive power. Game Designers communicate ideas and knowledge by articulating various media with the rules they create. This research investigates the characteristics of this rule-based communication and how it can disseminate world views and cultural values. In order to identify sociocultural knowledge in games and to relate them to the rules that transmit them, a method of analyzing social discourse in videogames was selected and applied to a sampling of six award-winning digital games. The analyzes describe how game rules shape and propose a type of cultural knowledge. Preliminary results were submitted to expert opinion through the Delphi method. As results, in addition to describing the possible relationships, it was possible to propose an extension to the method used. It is considered at the end that the definition of the rules of interaction and behavior of simulated systems in a game, induces symbolic associations that allow the dissemination of implicit knowledge and assumptions about how such systems work or could work.253 p.| il., gráfs., tabs.porEngenharia e gestão do conhecimentoJogos eletrônicosMídia digitalCaracterísticas da disseminação de conhecimento sociocultural em jogos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEGC0520-D.pdfPEGC0520-D.pdfapplication/pdf8589454https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/188662/-1/PEGC0520-D.pdf5018b5c05a14cf1a6cbec3836993c711MD5-1123456789/1886622018-07-27 01:02:32.604oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188662Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-27T04:02:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Características da disseminação de conhecimento sociocultural em jogos digitais
title Características da disseminação de conhecimento sociocultural em jogos digitais
spellingShingle Características da disseminação de conhecimento sociocultural em jogos digitais
Arrivabene, Rafael Mariano Caetano
Engenharia e gestão do conhecimento
Jogos eletrônicos
Mídia digital
title_short Características da disseminação de conhecimento sociocultural em jogos digitais
title_full Características da disseminação de conhecimento sociocultural em jogos digitais
title_fullStr Características da disseminação de conhecimento sociocultural em jogos digitais
title_full_unstemmed Características da disseminação de conhecimento sociocultural em jogos digitais
title_sort Características da disseminação de conhecimento sociocultural em jogos digitais
author Arrivabene, Rafael Mariano Caetano
author_facet Arrivabene, Rafael Mariano Caetano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Arrivabene, Rafael Mariano Caetano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vanzin, Tarcisio
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
contributor_str_mv Vanzin, Tarcisio
Fialho, Francisco Antonio Pereira
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Jogos eletrônicos
Mídia digital
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Jogos eletrônicos
Mídia digital
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-27T04:02:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-27T04:02:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188662
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 353168
identifier_str_mv 353168
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 253 p.| il., gráfs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/188662/-1/PEGC0520-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5018b5c05a14cf1a6cbec3836993c711
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804977716559872