Dimensões, características e indicadores para avaliação das universidades empreendedoras brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Juliana de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247278
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.
id UFSC_51aa3d1eb53b25b5d43e56efbcc4e207
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/247278
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Dimensões, características e indicadores para avaliação das universidades empreendedoras brasileirasGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoUniversidades e faculdadesEmpreendedorismoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.Na sociedade atual em que se predomina a economia do conhecimento, as universidades passam a ter cada vez mais importância devido ao potencial que possuem em relação à criação, disseminação e aplicação do conhecimento. As instituições de ensino superior recebem demandas da sociedade para que sejam solucionadas por meio da tradução do conhecimento acadêmico em utilidade econômica e social, o que configura a terceira missão das universidades: o desenvolvimento socioeconômico regional. A atuação universitária em prol do cumprimento da terceira missão levou às instituições de ensino superior a adotarem práticas empreendedoras que perpassam por todas as dimensões das universidades. A importância da atuação universitária já é objeto de instrumentos de avaliação nacionais e internacionais e a expansão da missão da universidade trouxe desafios de mensuração das universidades empreendedoras. A pesquisa buscou apresentar dimensões, características e indicadores para avaliação das universidades empreendedoras brasileiras a partir do olhar da literatura e do mundo corporativo, por meio dos rankings e frameworks existentes, a fim de sistematizar toda a informação e superar os desafios de avaliação, contribuindo, assim, para estratégia universitária no que tange à atuação empreendedora. Primeiramente foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre dimensões das universidades empreendedoras sendo levantadas 101 dimensões ao total e se verificou que o empreendedorismo é analisado em toda atuação universitária desde a missão, política, procedimentos, organização, gestão, pessoal, ensino, pesquisa, inovação, financiamento, interação internacional e com outros tipos de organização. Após, realizou-se uma análise documental de oito rankings e três frameworks que resultaram na identificação de 60 dimensões de avaliação das universidades empreendedoras. A partir do estudo das dimensões, identificaram-se características e indicadores das universidades empreendedoras. O levantamento dessas informações foi analisado por um grupo focal, onde especialistas discutiram acerca das dimensões, características e indicadores. Foram analisados 14 dimensões, 75 características e 150 indicadores. A partir da percepção dos especialistas foram definidas 13 dimensões, 61 características e 198 indicadores que podem balizar a avaliação de universidades empreendedoras brasileiras.Abstract: In the current society where the knowledge economy predominates, universities are becoming increasingly important due to the potential they have in relation to the creation, dissemination and application of knowledge. Higher education institutions receive demands from society to be solved by translating academic knowledge into economic and social utility, which configures the third mission of universities: regional socioeconomic development. University action in favor of fulfilling the third mission led higher education institutions to adopt entrepreneurial practices that permeate all dimensions of universities. The importance of university performance is already the subject of national and international assessment instruments and the expansion of the university's mission has brought challenges in measuring entrepreneurial universities. The research sought to present dimensions, characteristics and indicators for the evaluation of Brazilian entrepreneurial universities from the point of view of the literature and the corporate world, through existing rankings and frameworks, in order to systematize all the information and overcome the challenges of evaluation, contributing, thus, for university strategy with regard to entrepreneurial action. First, a systematic literature review was carried out on the dimensions of entrepreneurial universities, raising a total of 101 dimensions and it was verified that entrepreneurship is analyzed in all university activities, from the mission, policy, procedures, organization, management, personnel, teaching, research, innovation , financing, international interaction and with other types of organization. Afterwards, a documental analysis of eight rankings and three frameworks was carried out, which resulted in the identification of 60 dimensions of evaluation of entrepreneurial universities. From the study of dimensions, characteristics and indicators of entrepreneurial universities were identified. The survey of this information was analyzed by a focus group, where specialists discussed about the dimensions, characteristics and indicators. 14 dimensions, 75 characteristics and 150 indicators were analyzed. From the experts' perception, 13 dimensions, 61 characteristics and 198 indicators were defined that can guide the evaluation of Brazilian entrepreneurial universities.Teixeira, Clarissa StefaniTeixeira, Julio MonteiroUniversidade Federal de Santa CatarinaCorrêa, Juliana de Souza2023-06-28T18:24:18Z2023-06-28T18:24:18Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis171 p.| il.application/pdf380564https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247278porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:24:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247278Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:24:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões, características e indicadores para avaliação das universidades empreendedoras brasileiras
title Dimensões, características e indicadores para avaliação das universidades empreendedoras brasileiras
spellingShingle Dimensões, características e indicadores para avaliação das universidades empreendedoras brasileiras
Corrêa, Juliana de Souza
Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Universidades e faculdades
Empreendedorismo
title_short Dimensões, características e indicadores para avaliação das universidades empreendedoras brasileiras
title_full Dimensões, características e indicadores para avaliação das universidades empreendedoras brasileiras
title_fullStr Dimensões, características e indicadores para avaliação das universidades empreendedoras brasileiras
title_full_unstemmed Dimensões, características e indicadores para avaliação das universidades empreendedoras brasileiras
title_sort Dimensões, características e indicadores para avaliação das universidades empreendedoras brasileiras
author Corrêa, Juliana de Souza
author_facet Corrêa, Juliana de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Clarissa Stefani
Teixeira, Julio Monteiro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Juliana de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Universidades e faculdades
Empreendedorismo
topic Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Universidades e faculdades
Empreendedorismo
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-28T18:24:18Z
2023-06-28T18:24:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 380564
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247278
identifier_str_mv 380564
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 171 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652314717716480