A NECESSIDADE DE ESCOLARIDADE E DE PROFESSORES: EM PAUTA A PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EMERICH, DAISY RIBAS
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136238
Resumo: Este trabalho envolve uma reflexão sobre a necessidade de escolaridade. Nesse contexto focaliza os professores como a ferramenta que norteia o processo ensino/aprendizagem e apresenta quais as contribuições dos professores dentro de um contexto nada favorável de condições de trabalho que apenas conta com sua força de trabalho no processo de ensinar e aprender, pois é o contexto que promove condições da efetivação da escolaridade. Para efeito do estudo e como metodologia de pesquisa foi desenvolvida uma análise conceitual baseada em pesquisa bibliográfica sobre os seguintes arcabouços teóricos: Luta de classes e classes sociais, Uma política para efetivar a ação pedagógica. A partir da análise realizada, foi possível verificar qual a devida correlação e contribuição das ações pedagógicas, o caráter social da docência e a proletarização dos professores frente ao processo histórico brasileiro.
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