A NECESSIDADE DE ESCOLARIDADE E DE PROFESSORES: EM PAUTA A PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136238 |
Resumo: | Este trabalho envolve uma reflexão sobre a necessidade de escolaridade. Nesse contexto focaliza os professores como a ferramenta que norteia o processo ensino/aprendizagem e apresenta quais as contribuições dos professores dentro de um contexto nada favorável de condições de trabalho que apenas conta com sua força de trabalho no processo de ensinar e aprender, pois é o contexto que promove condições da efetivação da escolaridade. Para efeito do estudo e como metodologia de pesquisa foi desenvolvida uma análise conceitual baseada em pesquisa bibliográfica sobre os seguintes arcabouços teóricos: Luta de classes e classes sociais, Uma política para efetivar a ação pedagógica. A partir da análise realizada, foi possível verificar qual a devida correlação e contribuição das ações pedagógicas, o caráter social da docência e a proletarização dos professores frente ao processo histórico brasileiro. |
id |
UFSC_51b37420fa85b303ab0cec768214a92d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136238 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A NECESSIDADE DE ESCOLARIDADE E DE PROFESSORES: EM PAUTA A PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTEEste trabalho envolve uma reflexão sobre a necessidade de escolaridade. Nesse contexto focaliza os professores como a ferramenta que norteia o processo ensino/aprendizagem e apresenta quais as contribuições dos professores dentro de um contexto nada favorável de condições de trabalho que apenas conta com sua força de trabalho no processo de ensinar e aprender, pois é o contexto que promove condições da efetivação da escolaridade. Para efeito do estudo e como metodologia de pesquisa foi desenvolvida uma análise conceitual baseada em pesquisa bibliográfica sobre os seguintes arcabouços teóricos: Luta de classes e classes sociais, Uma política para efetivar a ação pedagógica. A partir da análise realizada, foi possível verificar qual a devida correlação e contribuição das ações pedagógicas, o caráter social da docência e a proletarização dos professores frente ao processo histórico brasileiro.INPEAU/UFSC2015-11-05T12:27:27Z2015-11-05T12:27:27Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136238EMERICH, DAISY RIBASporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T12:27:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136238Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-05T12:27:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A NECESSIDADE DE ESCOLARIDADE E DE PROFESSORES: EM PAUTA A PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE |
title |
A NECESSIDADE DE ESCOLARIDADE E DE PROFESSORES: EM PAUTA A PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE |
spellingShingle |
A NECESSIDADE DE ESCOLARIDADE E DE PROFESSORES: EM PAUTA A PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EMERICH, DAISY RIBAS |
title_short |
A NECESSIDADE DE ESCOLARIDADE E DE PROFESSORES: EM PAUTA A PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE |
title_full |
A NECESSIDADE DE ESCOLARIDADE E DE PROFESSORES: EM PAUTA A PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE |
title_fullStr |
A NECESSIDADE DE ESCOLARIDADE E DE PROFESSORES: EM PAUTA A PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
A NECESSIDADE DE ESCOLARIDADE E DE PROFESSORES: EM PAUTA A PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE |
title_sort |
A NECESSIDADE DE ESCOLARIDADE E DE PROFESSORES: EM PAUTA A PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE |
author |
EMERICH, DAISY RIBAS |
author_facet |
EMERICH, DAISY RIBAS |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
EMERICH, DAISY RIBAS |
description |
Este trabalho envolve uma reflexão sobre a necessidade de escolaridade. Nesse contexto focaliza os professores como a ferramenta que norteia o processo ensino/aprendizagem e apresenta quais as contribuições dos professores dentro de um contexto nada favorável de condições de trabalho que apenas conta com sua força de trabalho no processo de ensinar e aprender, pois é o contexto que promove condições da efetivação da escolaridade. Para efeito do estudo e como metodologia de pesquisa foi desenvolvida uma análise conceitual baseada em pesquisa bibliográfica sobre os seguintes arcabouços teóricos: Luta de classes e classes sociais, Uma política para efetivar a ação pedagógica. A partir da análise realizada, foi possível verificar qual a devida correlação e contribuição das ações pedagógicas, o caráter social da docência e a proletarização dos professores frente ao processo histórico brasileiro. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-05T12:27:27Z 2015-11-05T12:27:27Z 2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-01-1 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136238 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-01-1 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652358769442816 |