DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, CLAUDIO MARCOS MACIEL
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: OLIVEIRA, ANTÔNIO JOSÉ BARBOSA DE, CHAVES, MARIA CECÍLIA DE CARVALHO, PEREIRA, ELIANE RIBEIRO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253771
Resumo: A proposta deste estudo é o de analisar o desempenho dos alunos matriculados no ensino superior em função do tempo de conclusão de curso e na comparação das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o coeficiente de rendimento (CR) entre alunos cotistas e não cotistas. Para isto, foi selecionada uma amostra de alunos ingressantes no período de 2015-2017 no Curso de Ciências Contábeis e que tenham concluído o curso, comparando-se as notas de entrada pelo ENEM com o coeficiente final de rendimento (CR). Os resultados alcançados pela amostra selecionada de 205 egressos demonstram que, apesar de existirem diferenças significantes nas médias de ampla concorrência e cotistas em algumas disciplinas de acesso ao ENEM, tal diferença é dissipada ao comparar os coeficientes de rendimento finais dos concluintes. Também não foram verificadas relações entre as notas do ENEM e os coeficientes de rendimentos de ambos os clusters estudados. Estes resultados corroboram com o Modelo de Vicent Tinto que valoriza grau de integração do estudante no sistema social e acadêmico da instituição.
id UFSC_52abfc08c3997268ab9def5b4db98662
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253771
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTOA proposta deste estudo é o de analisar o desempenho dos alunos matriculados no ensino superior em função do tempo de conclusão de curso e na comparação das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o coeficiente de rendimento (CR) entre alunos cotistas e não cotistas. Para isto, foi selecionada uma amostra de alunos ingressantes no período de 2015-2017 no Curso de Ciências Contábeis e que tenham concluído o curso, comparando-se as notas de entrada pelo ENEM com o coeficiente final de rendimento (CR). Os resultados alcançados pela amostra selecionada de 205 egressos demonstram que, apesar de existirem diferenças significantes nas médias de ampla concorrência e cotistas em algumas disciplinas de acesso ao ENEM, tal diferença é dissipada ao comparar os coeficientes de rendimento finais dos concluintes. Também não foram verificadas relações entre as notas do ENEM e os coeficientes de rendimentos de ambos os clusters estudados. Estes resultados corroboram com o Modelo de Vicent Tinto que valoriza grau de integração do estudante no sistema social e acadêmico da instituição.INPEAU/UFSC2024-01-02T14:43:52Z2024-01-02T14:43:52Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253771SILVA, CLAUDIO MARCOS MACIELOLIVEIRA, ANTÔNIO JOSÉ BARBOSA DECHAVES, MARIA CECÍLIA DE CARVALHOPEREIRA, ELIANE RIBEIROporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-02T14:45:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253771Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-02T14:45:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO
title DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO
spellingShingle DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO
SILVA, CLAUDIO MARCOS MACIEL
title_short DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO
title_full DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO
title_fullStr DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO
title_full_unstemmed DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO
title_sort DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO
author SILVA, CLAUDIO MARCOS MACIEL
author_facet SILVA, CLAUDIO MARCOS MACIEL
OLIVEIRA, ANTÔNIO JOSÉ BARBOSA DE
CHAVES, MARIA CECÍLIA DE CARVALHO
PEREIRA, ELIANE RIBEIRO
author_role author
author2 OLIVEIRA, ANTÔNIO JOSÉ BARBOSA DE
CHAVES, MARIA CECÍLIA DE CARVALHO
PEREIRA, ELIANE RIBEIRO
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, CLAUDIO MARCOS MACIEL
OLIVEIRA, ANTÔNIO JOSÉ BARBOSA DE
CHAVES, MARIA CECÍLIA DE CARVALHO
PEREIRA, ELIANE RIBEIRO
description A proposta deste estudo é o de analisar o desempenho dos alunos matriculados no ensino superior em função do tempo de conclusão de curso e na comparação das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o coeficiente de rendimento (CR) entre alunos cotistas e não cotistas. Para isto, foi selecionada uma amostra de alunos ingressantes no período de 2015-2017 no Curso de Ciências Contábeis e que tenham concluído o curso, comparando-se as notas de entrada pelo ENEM com o coeficiente final de rendimento (CR). Os resultados alcançados pela amostra selecionada de 205 egressos demonstram que, apesar de existirem diferenças significantes nas médias de ampla concorrência e cotistas em algumas disciplinas de acesso ao ENEM, tal diferença é dissipada ao comparar os coeficientes de rendimento finais dos concluintes. Também não foram verificadas relações entre as notas do ENEM e os coeficientes de rendimentos de ambos os clusters estudados. Estes resultados corroboram com o Modelo de Vicent Tinto que valoriza grau de integração do estudante no sistema social e acadêmico da instituição.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2024-01-02T14:43:52Z
2024-01-02T14:43:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253771
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652083460571136