DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253771 |
Resumo: | A proposta deste estudo é o de analisar o desempenho dos alunos matriculados no ensino superior em função do tempo de conclusão de curso e na comparação das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o coeficiente de rendimento (CR) entre alunos cotistas e não cotistas. Para isto, foi selecionada uma amostra de alunos ingressantes no período de 2015-2017 no Curso de Ciências Contábeis e que tenham concluído o curso, comparando-se as notas de entrada pelo ENEM com o coeficiente final de rendimento (CR). Os resultados alcançados pela amostra selecionada de 205 egressos demonstram que, apesar de existirem diferenças significantes nas médias de ampla concorrência e cotistas em algumas disciplinas de acesso ao ENEM, tal diferença é dissipada ao comparar os coeficientes de rendimento finais dos concluintes. Também não foram verificadas relações entre as notas do ENEM e os coeficientes de rendimentos de ambos os clusters estudados. Estes resultados corroboram com o Modelo de Vicent Tinto que valoriza grau de integração do estudante no sistema social e acadêmico da instituição. |
id |
UFSC_52abfc08c3997268ab9def5b4db98662 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253771 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTOA proposta deste estudo é o de analisar o desempenho dos alunos matriculados no ensino superior em função do tempo de conclusão de curso e na comparação das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o coeficiente de rendimento (CR) entre alunos cotistas e não cotistas. Para isto, foi selecionada uma amostra de alunos ingressantes no período de 2015-2017 no Curso de Ciências Contábeis e que tenham concluído o curso, comparando-se as notas de entrada pelo ENEM com o coeficiente final de rendimento (CR). Os resultados alcançados pela amostra selecionada de 205 egressos demonstram que, apesar de existirem diferenças significantes nas médias de ampla concorrência e cotistas em algumas disciplinas de acesso ao ENEM, tal diferença é dissipada ao comparar os coeficientes de rendimento finais dos concluintes. Também não foram verificadas relações entre as notas do ENEM e os coeficientes de rendimentos de ambos os clusters estudados. Estes resultados corroboram com o Modelo de Vicent Tinto que valoriza grau de integração do estudante no sistema social e acadêmico da instituição.INPEAU/UFSC2024-01-02T14:43:52Z2024-01-02T14:43:52Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253771SILVA, CLAUDIO MARCOS MACIELOLIVEIRA, ANTÔNIO JOSÉ BARBOSA DECHAVES, MARIA CECÍLIA DE CARVALHOPEREIRA, ELIANE RIBEIROporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-02T14:45:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253771Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-02T14:45:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO |
title |
DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO |
spellingShingle |
DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO SILVA, CLAUDIO MARCOS MACIEL |
title_short |
DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO |
title_full |
DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO |
title_fullStr |
DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO |
title_full_unstemmed |
DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO |
title_sort |
DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO |
author |
SILVA, CLAUDIO MARCOS MACIEL |
author_facet |
SILVA, CLAUDIO MARCOS MACIEL OLIVEIRA, ANTÔNIO JOSÉ BARBOSA DE CHAVES, MARIA CECÍLIA DE CARVALHO PEREIRA, ELIANE RIBEIRO |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA, ANTÔNIO JOSÉ BARBOSA DE CHAVES, MARIA CECÍLIA DE CARVALHO PEREIRA, ELIANE RIBEIRO |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, CLAUDIO MARCOS MACIEL OLIVEIRA, ANTÔNIO JOSÉ BARBOSA DE CHAVES, MARIA CECÍLIA DE CARVALHO PEREIRA, ELIANE RIBEIRO |
description |
A proposta deste estudo é o de analisar o desempenho dos alunos matriculados no ensino superior em função do tempo de conclusão de curso e na comparação das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o coeficiente de rendimento (CR) entre alunos cotistas e não cotistas. Para isto, foi selecionada uma amostra de alunos ingressantes no período de 2015-2017 no Curso de Ciências Contábeis e que tenham concluído o curso, comparando-se as notas de entrada pelo ENEM com o coeficiente final de rendimento (CR). Os resultados alcançados pela amostra selecionada de 205 egressos demonstram que, apesar de existirem diferenças significantes nas médias de ampla concorrência e cotistas em algumas disciplinas de acesso ao ENEM, tal diferença é dissipada ao comparar os coeficientes de rendimento finais dos concluintes. Também não foram verificadas relações entre as notas do ENEM e os coeficientes de rendimentos de ambos os clusters estudados. Estes resultados corroboram com o Modelo de Vicent Tinto que valoriza grau de integração do estudante no sistema social e acadêmico da instituição. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 2024-01-02T14:43:52Z 2024-01-02T14:43:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253771 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652083460571136 |