Instrumentação para o ensino de física B: uma investigação sobre o processo que envolve a fenomenologia e a modelização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Raul Isaias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129621
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.
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Atualmente, a fim de cumprir com essa postura, existe, no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a matéria denominada Instrumentação para o Ensino de Física (INSPE), que se divide em Instrumentação para o Ensino de Física A (INSPE A), Instrumentação para o Ensino de Física B (INSPE B), Instrumentação para o Ensino de Física C (INSPE C). Elas possuem como metas, num primeiro momento em INSPE A, propiciar aos licenciandos uma discussão de forma analítico-crítica sobre os principais trabalhos destinados à melhoria do ensino de física; posteriormente, em INSPE B e C, gerar a produção de um projeto temático (PT) que proporciona a exploração e o estudo de fenômenos complexos e realistas. A partir desse ambiente de formação de professores, nossa pesquisa objetiva investigar o processo de construção dos PTs no decorrer da disciplina de INSPE B pelos licenciandos de uma turma da sexta fase do curso de Licenciatura em Física da UFSC. Para isso, foi feita uma análise documental dos trabalhos desenvolvidos por eles durante a disciplina, dando ênfase ao processo que envolve a fenomenologia e a modelização. Mostraremos que as dificuldades e resistências apresentadas pelos grupos são manifestações de dois tipos: primeiro, devido ao fato de enfrentarem as mudanças nas tarefas e atividades que a disciplina propõe e, segundo, referentemente às que se enquadram numa "reversão ontológica", na qual os objetos em estudo são substituídos por modelos, leis e teorias, muitas vezes sem dialogar com os fenômenos.<br>Abstract : Physical knowledge of the world is built through approximations, abstractions, and idealizations. In a broad and complex process, phenomena are explored and studied. In contrast, physics teaching lacks that, only presenting the results of theories and their applications. To avoid it, physics teaching should be developed as a set of skills, enabling the approach to natural and technological phenomena present in models established historically and socially through science. Nowadays, in order to play this role, there is a subject called Instrumentation for Physics Teaching (INSPE), in the Physics Teaching Degree Course of Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), which is divided into Instrumentation for Physics Teaching A (INSPE A), Instrumentation for Physics Teaching B (INSPE B) and Instrumentation for Physics Teaching C (INSPE C). As goals, they maintain, at first, INSPE A to provide undergraduates an analytical and critical discussion about major works that aim at improving physics teaching; later, in INSPE B and C, to produce a thematic project (TP), which provides the exploration and study of complex and realistic phenomena. From that teacher education environment, our research aims to investigate the TPs construction process during INSPE B by undergraduates in a sixth semester class of the Physics Teaching Degree Course of UFSC. Hence, a documentary analysis was perform in the TPs, with emphasis on the process that involves phenomenology and modelling. We will show that the difficulties and resistances presented by them manifest in two different ways: first, due to the fact that they face changes in tasks and activities that the discipline proposes, and second, related to those that involve an "ontological reversal", in which objects studied are replaced by models, laws and theories, often without dialoguing with phenomena.165 p.| il.porEducação científica e tecnológicaFísicaEstudo e ensinoFenomenologiaInstrumentação para o ensino de física B: uma investigação sobre o processo que envolve a fenomenologia e a modelizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL328321.pdfapplication/pdf1824153https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/129621/1/328321.pdf47e567a050dc69da93bc5f7b5e648457MD51123456789/1296212015-02-05 19:18:33.256oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129621Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:18:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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