A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Juliana Pêgas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188261
Resumo: Essa dissertação investigou a inclusão de um aluno surdo com implante coclear em uma escola municipal do Rio de Janeiro por meio do trabalho e percepção de professores e coordenação pedagógica. Para tanto, foram realizadas observações das aulas dos professores das disciplinas Ciências, Matemática, Inglês e Português, acompanhamento de algumas atividades com a professora da sala de recursos e realização de entrevistas com alguns desses professores e com a coordenadora pedagógica. Foi feita a análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola, buscando investigar de que forma esta unidade de ensino se coloca aberta à diversidade e se ela privilegia uma abordagem multicultural nos conteúdos e projetos (CANEN; XAVIER). Além disso, investigou-se de que modo é abordada a questão da inclusão no documento e se há ênfase ao respeito à diversidade cultural e identitária de seus alunos. Esta pesquisa buscou discutir e refletir sobre algumas tensões que envolvem a inclusão de alunos surdos em classes comuns, principalmente alunos com implante coclear, que são vistos, muitas vezes, como ouvintes ou como surdos “curados” que não necessitam de metodologias específicas. Para a análise dos dados, foram construídas cinco categorias, abordando as temáticas: metodologias e formação de professores no contexto da inclusão multicultural, avaliação e desempenho escolar do aluno com implante coclear, identidades de pessoas surdas implantadas, participação da família e língua de sinais e implante coclear: rompendo com a dicotomia. Ao final, conclui-se que o surdo implantado pode tornar-se um sujeito bilíngue, utilizando a língua de sinais e língua portuguesa nas modalidades escrita e oral. Propõe-se a inclusão multicultural, respeitando-se os aspectos culturais e identitários dos alunos, enfocando o multiculturalismo crítico (CANEN; CANDAU) nesse processo.
id UFSC_5368b14b586351a01a03a1dc50cdb460
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188261
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclearSurdezImplante coclearInclusãoMulticulturalismoPrática docenteEssa dissertação investigou a inclusão de um aluno surdo com implante coclear em uma escola municipal do Rio de Janeiro por meio do trabalho e percepção de professores e coordenação pedagógica. Para tanto, foram realizadas observações das aulas dos professores das disciplinas Ciências, Matemática, Inglês e Português, acompanhamento de algumas atividades com a professora da sala de recursos e realização de entrevistas com alguns desses professores e com a coordenadora pedagógica. Foi feita a análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola, buscando investigar de que forma esta unidade de ensino se coloca aberta à diversidade e se ela privilegia uma abordagem multicultural nos conteúdos e projetos (CANEN; XAVIER). Além disso, investigou-se de que modo é abordada a questão da inclusão no documento e se há ênfase ao respeito à diversidade cultural e identitária de seus alunos. Esta pesquisa buscou discutir e refletir sobre algumas tensões que envolvem a inclusão de alunos surdos em classes comuns, principalmente alunos com implante coclear, que são vistos, muitas vezes, como ouvintes ou como surdos “curados” que não necessitam de metodologias específicas. Para a análise dos dados, foram construídas cinco categorias, abordando as temáticas: metodologias e formação de professores no contexto da inclusão multicultural, avaliação e desempenho escolar do aluno com implante coclear, identidades de pessoas surdas implantadas, participação da família e língua de sinais e implante coclear: rompendo com a dicotomia. Ao final, conclui-se que o surdo implantado pode tornar-se um sujeito bilíngue, utilizando a língua de sinais e língua portuguesa nas modalidades escrita e oral. Propõe-se a inclusão multicultural, respeitando-se os aspectos culturais e identitários dos alunos, enfocando o multiculturalismo crítico (CANEN; CANDAU) nesse processo.UFRJ2018-07-14T01:18:18Z2018-07-14T01:18:18Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Juliana Pêgas. A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2015. Orientadora: Dra. Celeste Azulai Kelmanhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188261COSTA, Juliana Pêgasporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-14T01:18:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188261Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-14T01:18:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear
title A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear
spellingShingle A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear
COSTA, Juliana Pêgas
Surdez
Implante coclear
Inclusão
Multiculturalismo
Prática docente
title_short A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear
title_full A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear
title_fullStr A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear
title_full_unstemmed A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear
title_sort A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear
author COSTA, Juliana Pêgas
author_facet COSTA, Juliana Pêgas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Juliana Pêgas
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Implante coclear
Inclusão
Multiculturalismo
Prática docente
topic Surdez
Implante coclear
Inclusão
Multiculturalismo
Prática docente
description Essa dissertação investigou a inclusão de um aluno surdo com implante coclear em uma escola municipal do Rio de Janeiro por meio do trabalho e percepção de professores e coordenação pedagógica. Para tanto, foram realizadas observações das aulas dos professores das disciplinas Ciências, Matemática, Inglês e Português, acompanhamento de algumas atividades com a professora da sala de recursos e realização de entrevistas com alguns desses professores e com a coordenadora pedagógica. Foi feita a análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola, buscando investigar de que forma esta unidade de ensino se coloca aberta à diversidade e se ela privilegia uma abordagem multicultural nos conteúdos e projetos (CANEN; XAVIER). Além disso, investigou-se de que modo é abordada a questão da inclusão no documento e se há ênfase ao respeito à diversidade cultural e identitária de seus alunos. Esta pesquisa buscou discutir e refletir sobre algumas tensões que envolvem a inclusão de alunos surdos em classes comuns, principalmente alunos com implante coclear, que são vistos, muitas vezes, como ouvintes ou como surdos “curados” que não necessitam de metodologias específicas. Para a análise dos dados, foram construídas cinco categorias, abordando as temáticas: metodologias e formação de professores no contexto da inclusão multicultural, avaliação e desempenho escolar do aluno com implante coclear, identidades de pessoas surdas implantadas, participação da família e língua de sinais e implante coclear: rompendo com a dicotomia. Ao final, conclui-se que o surdo implantado pode tornar-se um sujeito bilíngue, utilizando a língua de sinais e língua portuguesa nas modalidades escrita e oral. Propõe-se a inclusão multicultural, respeitando-se os aspectos culturais e identitários dos alunos, enfocando o multiculturalismo crítico (CANEN; CANDAU) nesse processo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-07-14T01:18:18Z
2018-07-14T01:18:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Juliana Pêgas. A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2015. Orientadora: Dra. Celeste Azulai Kelman
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188261
identifier_str_mv COSTA, Juliana Pêgas. A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2015. Orientadora: Dra. Celeste Azulai Kelman
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRJ
publisher.none.fl_str_mv UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652022277210112