O impacto da tecnologia da informação para servidores públicos da Universidade do Estado de Santa Catarina: aspectos relevantes à gestão do conhecimento
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238651 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017. |
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O impacto da tecnologia da informação para servidores públicos da Universidade do Estado de Santa Catarina: aspectos relevantes à gestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoGestão de pessoasTecnologias da informação e comunicaçãoAdministração públicaServiço públicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.Na transição da sociedade industrial para a sociedade do conhecimento as organizações passaram a ser entendidas como entes cognitivos. Para alcançar seus objetivos necessitam alinhar recursos e pessoas às estratégias para que, articulados, obtenham vantagem competitiva. Frente à crescente complexidade, a tecnologia da informação tornou-se ferramenta recorrente para apoiar o processo decisório e, a inteligência organizacional, demandada também no âmbito da administração pública. Neste contexto, a gestão do conhecimento é vista como uma abordagem integrada por processos de identificação, criação, compartilhamento, armazenamento e aplicação do conhecimento como recurso valioso para as organizações. A partir desse cenário, o trabalho tem por objetivo descrever os impactos da implantação do SIGRH na UDESC e sua relação com a gestão do conhecimento e o novo serviço público. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, que por meio de estudo de caso analisa os impactos da implantação do SIGRH quanto às inciativas em gestão do conhecimento e a cinco dimensões: agilidade, facilidade de uso, qualidade, imagem e eficiência. Para isso, foi aplicado o instrumento junto aos servidores lotados em setores de recursos humanos da UDESC e entrevistado um servidor responsável pelo acompanhamento do sistema no Governo do Estado de Santa Catarina. Como resultado da análise da correlação dos impactos do sistema com a gestão do conhecimento foi possível inferir que a tecnologia da informação contribui para a realização das atividades da área gestão de pessoas, no entanto não está alinhada com os processos da gestão do conhecimento e tampouco sustenta os processos de tomada de decisão na Universidade. O estudo conclui que a mudança do paradigma burocrático da área de gestão de pessoas requer a adoção de práticas de GC potencializadas pelo aperfeiçoamento do SIGRH a partir das contribuições da Engenharia do Conhecimento e cabe às lideranças a construção de espaços colaborativos, bem como a promoção de outras ações ligadas à disseminação e à preservação do conhecimento.<br>Abstract : In the transition from industrial society to the knowledge society, organizations became understood as cognitive entities. To achieve their goals they need to align resources and people with strategies so that, articulated, they gain competitive advantage. Faced with increasing complexity, information technology has become a recurring tool to support decision-making and organizational intelligence, which is also required by public administration. In this context, knowledge management is seen as an integrated approach through processes of identification, creation, sharing, storage and application of knowledge as a valuable resource for organizations. From this scenario, the objective of this paper is to describe the impacts of the implementation of SIGRH in the UDESC and its relationship with knowledge management and the new public service. It is a qualitative-quantitative research that, through a case study, analyzes the impacts of the implementation of SIGRH on the initiatives in knowledge management and in five dimensions: agility, ease of use, quality, image and efficie2ncy. For this purpose, the instrument was applied to crowded servers in UDESC human resources sectors and interviewed a server responsible for monitoring the system in the State Government of Santa Catarina. As a result of the analysis of the correlation of the impacts of the system with the knowledge management it was possible to infer that information technology contributes to the activities of the area of people management, however it is not aligned with the processes of knowledge management, nor does it support The decision-making processes in the University. The study concludes that the change of the bureaucratic paradigm of the personnel management area requires the adoption of KM practices enhanced by the improvement of SIGRH from the contributions of Knowledge Engineering and it is the responsibility of the leaderships to construct collaborative spaces, as well as the promotion of Other actions related to the dissemination and preservation of knowledge.Sell, DenilsonUniversidade Federal de Santa CatarinaCoelho, Maristela Denise2022-09-01T23:47:58Z2022-09-01T23:47:58Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis165 p.| il., gráfs.application/pdf364578https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238651porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T23:47:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238651Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-01T23:47:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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