Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90095 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnoloógico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento |
id |
UFSC_53cf4162b70a82001657ab94d0b50bb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90095 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idosoEngenharia e gestão do conhecimentoIdososAprendizagemModelosInclusão digitalInclusão socialTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnoloógico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoEste trabalho apresenta um modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares. O objetivo principal da tese foi desenvolver um modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso, para valorizá-lo e promover seu potencial como agente facilitador da aprendizagem de outros idosos. Trabalhou-se com a aprendizagem por pares para facilitar a comunicação entre idosos, devido à semelhança de linguagem, ritmo e história de vida e segurança no desenvolvimento de atividades com pessoas de mesma faixa etária. O modelo proposto se apóia em quatro processos seqüenciais: abordagem educacional, metodologia de ensino, objetivos e conteúdo. A abordagem educacional do modelo proposto é influenciada pela teoria de Paulo Freire e pelos pressupostos da andragogia alicerçados na interação, afetividade, necessidades e interesses e experiência. A metodologia de pesquisa segue a da pesquisa-ação. O modelo foi aplicado e avaliado com a participação de 66 idosos (nove homens e 57 mulheres) com idade média de 64 anos, todos alfabetizados, 18 deles atuando efetivamente como multiplicadores. Observou-se o processo usando a técnica empírica de oficinas de interação, escolhida por exigir a participação direta dos envolvidos em interação real. O modelo multiplicador aqui desenvolvido com foco na informática é aplicável para aprendizagem por pares que envolvam idosos em outras áreas do conhecimento e em qualquer contexto, como comprovam os resultados, ratificados pelos participantes por meio de entrevistas, questionários e observações durante a execução do projeto.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSales, Márcia Barros de2012-10-23T06:06:32Z2012-10-23T06:06:32Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis138 f.| il., grafs., tabs.application/pdf246636http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90095porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T13:53:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90095Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T13:53:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso |
title |
Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso |
spellingShingle |
Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso Sales, Márcia Barros de Engenharia e gestão do conhecimento Idosos Aprendizagem Modelos Inclusão digital Inclusão social |
title_short |
Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso |
title_full |
Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso |
title_fullStr |
Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso |
title_full_unstemmed |
Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso |
title_sort |
Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso |
author |
Sales, Márcia Barros de |
author_facet |
Sales, Márcia Barros de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Márcia Barros de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia e gestão do conhecimento Idosos Aprendizagem Modelos Inclusão digital Inclusão social |
topic |
Engenharia e gestão do conhecimento Idosos Aprendizagem Modelos Inclusão digital Inclusão social |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnoloógico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007 2012-10-23T06:06:32Z 2012-10-23T06:06:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
246636 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90095 |
identifier_str_mv |
246636 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
138 f.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651934880497664 |