Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Márcia Barros de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90095
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnoloógico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
id UFSC_53cf4162b70a82001657ab94d0b50bb0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90095
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idosoEngenharia e gestão do conhecimentoIdososAprendizagemModelosInclusão digitalInclusão socialTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnoloógico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoEste trabalho apresenta um modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares. O objetivo principal da tese foi desenvolver um modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso, para valorizá-lo e promover seu potencial como agente facilitador da aprendizagem de outros idosos. Trabalhou-se com a aprendizagem por pares para facilitar a comunicação entre idosos, devido à semelhança de linguagem, ritmo e história de vida e segurança no desenvolvimento de atividades com pessoas de mesma faixa etária. O modelo proposto se apóia em quatro processos seqüenciais: abordagem educacional, metodologia de ensino, objetivos e conteúdo. A abordagem educacional do modelo proposto é influenciada pela teoria de Paulo Freire e pelos pressupostos da andragogia alicerçados na interação, afetividade, necessidades e interesses e experiência. A metodologia de pesquisa segue a da pesquisa-ação. O modelo foi aplicado e avaliado com a participação de 66 idosos (nove homens e 57 mulheres) com idade média de 64 anos, todos alfabetizados, 18 deles atuando efetivamente como multiplicadores. Observou-se o processo usando a técnica empírica de oficinas de interação, escolhida por exigir a participação direta dos envolvidos em interação real. O modelo multiplicador aqui desenvolvido com foco na informática é aplicável para aprendizagem por pares que envolvam idosos em outras áreas do conhecimento e em qualquer contexto, como comprovam os resultados, ratificados pelos participantes por meio de entrevistas, questionários e observações durante a execução do projeto.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSales, Márcia Barros de2012-10-23T06:06:32Z2012-10-23T06:06:32Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis138 f.| il., grafs., tabs.application/pdf246636http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90095porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T13:53:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90095Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T13:53:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso
title Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso
spellingShingle Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso
Sales, Márcia Barros de
Engenharia e gestão do conhecimento
Idosos
Aprendizagem
Modelos
Inclusão digital
Inclusão social
title_short Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso
title_full Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso
title_fullStr Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso
title_full_unstemmed Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso
title_sort Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso
author Sales, Márcia Barros de
author_facet Sales, Márcia Barros de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Márcia Barros de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Idosos
Aprendizagem
Modelos
Inclusão digital
Inclusão social
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Idosos
Aprendizagem
Modelos
Inclusão digital
Inclusão social
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnoloógico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T06:06:32Z
2012-10-23T06:06:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 246636
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90095
identifier_str_mv 246636
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 f.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651934880497664