Satisfação de Discentes no Curso de Ciências Contábeis em Universidades Públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richartz, Mariana Schmitt
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/183681
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
id UFSC_fea17d3e9c5e770b66a6118243675b31
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/183681
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Satisfação de Discentes no Curso de Ciências Contábeis em Universidades PúblicasStudents Satisfaction in Accounting Sciences Course in Public UniversitiesSatisfação Discente;Curso de Ciências Contábeis;Universidade;TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisA insatisfação discente na universidade é prejudicial para todos, visto que a satisfação só contribui de maneira positiva para a Instituição de Ensino Superior, a ele mesmo e à sociedade em geral. Assim, esta pesquisa tem como objetivo verificar a satisfação dos alunos de Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), com o curso e com a universidade. A pesquisa é classificada como qualitativa; quanto à natureza do objetivo, classifica-se como descritiva. Como procedimentos técnicos, utilizou-se o levantamento (survey) por meio de questionário. A amostra resultou em 298 respondentes: 162 ingressantes e 136 concluintes. A maioria é do gênero feminino, de 17 a 20 anos de idade entre os ingressantes, e de 21 a 25 anos entre os concluintes. Dentre os aspectos relevantes para os alunos ingressantes, encontram-se a infraestrutura do curso e da universidade, a qualificação e didática do corpo docente, bem como a grade curricular voltada ao mercado de trabalho. A maioria dos alunos está satisfeita com a infraestrutura da universidade e do curso, qualificação e didática do corpo docente. Os aspectos positivos, apontados por unanimidade nas três universidades, são o amplo mercado de trabalho que o curso proporciona e a qualificação do corpo docente. Dentre os aspectos negativos apontados, o mais citado é a adequação da grade curricular. No geral, a maioria dos alunos considera-se satisfeita com o curso escolhido e com a universidade.The student dissatisfaction at the university is negative for all, as the satisfaction only contributes positively to the higher education institution, to himself and to society in general. Thus, this research aims to determine the satisfaction of students in Accounting at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) and the State University of Western Paraná (UNIOESTE) with the course and the University. The research is classified as qualitative; the nature of the objective, is classified as descriptive. As technical procedures, we used the survey using a questionnaire. The sample included 298 respondents: 162 freshmen and 136 senior. Most are female, aged between 17 and 20 years among freshmen, and between 21 and 25 years among the senior. Among the relevant aspects of the freshmen, are the infrastructure of the course and the university, the qualification and teaching faculty and the curriculum focused on the labor market. Most students are satisfied with the infrastructure of the university and of course, qualification and teaching faculty. The positive aspects pointed out unanimously in the three universities are the broad labor market that the course provides, as well as the qualification of the teaching staff. Among the negative aspects pointed out, the adequacy of the curriculum is the most cited. Overall, most students is satisfied with the chosen course and the university.Florianópolis, SCEnsslin, Sandra RolimUniversidade Federal de Santa CatarinaRichartz, Mariana Schmitt2018-02-22T18:29:02Z2018-02-22T18:29:02Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis18application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/183681porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-22T18:29:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/183681Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-22T18:29:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação de Discentes no Curso de Ciências Contábeis em Universidades Públicas
Students Satisfaction in Accounting Sciences Course in Public Universities
title Satisfação de Discentes no Curso de Ciências Contábeis em Universidades Públicas
spellingShingle Satisfação de Discentes no Curso de Ciências Contábeis em Universidades Públicas
Richartz, Mariana Schmitt
Satisfação Discente;
Curso de Ciências Contábeis;
Universidade;
title_short Satisfação de Discentes no Curso de Ciências Contábeis em Universidades Públicas
title_full Satisfação de Discentes no Curso de Ciências Contábeis em Universidades Públicas
title_fullStr Satisfação de Discentes no Curso de Ciências Contábeis em Universidades Públicas
title_full_unstemmed Satisfação de Discentes no Curso de Ciências Contábeis em Universidades Públicas
title_sort Satisfação de Discentes no Curso de Ciências Contábeis em Universidades Públicas
author Richartz, Mariana Schmitt
author_facet Richartz, Mariana Schmitt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ensslin, Sandra Rolim
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Richartz, Mariana Schmitt
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação Discente;
Curso de Ciências Contábeis;
Universidade;
topic Satisfação Discente;
Curso de Ciências Contábeis;
Universidade;
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2018-02-22T18:29:02Z
2018-02-22T18:29:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/183681
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/183681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823042494821040128