A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pretto, Giovana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Digiácomo, Anderson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187633
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_5451e5c4e839f9ec5457c074670d1f36
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/187633
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa Catarina.Pretto, GiovanaDigiácomo, AndersonPetroll, Martin de La Martinière2018-07-03T11:34:46Z2018-07-03T11:34:46Z2018-06-28https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187633TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.A sociedade está em constante mutação cognitiva e estudar o comportamento do consumidor torna-se imprescindível para as organizações manterem-se competitivas no mercado. A partir dos avanços da neurociência e da necessidade do marketing de vendas, o neuromarketing surgiu como uma técnica mais assertiva para as estratégias mercadológicas, entretanto é alvo de críticas a respeito da ética em sua utilização. Portanto, o artigo objetiva analisar a percepção ética dos consumidores quanto ao uso do neuromarketing, observando as implicações da sua utilização nos seus comportamentos. Para tanto, realizou-se um experimento online de design 2 (organização com e sem fins lucrativos) x 2 (uso e não uso do neuromarketing). O resultado do estudo sugere que os consumidores consideraram mais éticas condições em que a decisão das organizações foi de não utilizar o neuromarketing. As intenções de comportamento mostraram-se, em sua maioria, positivas e neutras. Outras implicações do uso do neuromarketing também foram verificadas.25 páginasFlorianópolis, SCNeuromarketingComportamento do consumidorÉticaA percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/187633/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC Neuromarketing versão final.pdfTCC Neuromarketing versão final.pdfapplication/pdf737621https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/187633/1/TCC%20Neuromarketing%20vers%c3%a3o%20final.pdf9f84ade1cc42f383776e9655206d4722MD51123456789/1876332018-07-03 08:34:46.203oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-03T11:34:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketing
title A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketing
spellingShingle A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketing
Pretto, Giovana
Neuromarketing
Comportamento do consumidor
Ética
title_short A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketing
title_full A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketing
title_fullStr A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketing
title_full_unstemmed A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketing
title_sort A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketing
author Pretto, Giovana
author_facet Pretto, Giovana
Digiácomo, Anderson
author_role author
author2 Digiácomo, Anderson
author2_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Pretto, Giovana
Digiácomo, Anderson
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Petroll, Martin de La Martinière
contributor_str_mv Petroll, Martin de La Martinière
dc.subject.por.fl_str_mv Neuromarketing
Comportamento do consumidor
Ética
topic Neuromarketing
Comportamento do consumidor
Ética
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-03T11:34:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-03T11:34:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187633
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25 páginas
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/187633/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/187633/1/TCC%20Neuromarketing%20vers%c3%a3o%20final.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
9f84ade1cc42f383776e9655206d4722
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805030340395008