A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pretto, Giovana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Digiácomo, Anderson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187633
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_5451e5c4e839f9ec5457c074670d1f36
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/187633
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketingNeuromarketingComportamento do consumidorÉticaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.A sociedade está em constante mutação cognitiva e estudar o comportamento do consumidor torna-se imprescindível para as organizações manterem-se competitivas no mercado. A partir dos avanços da neurociência e da necessidade do marketing de vendas, o neuromarketing surgiu como uma técnica mais assertiva para as estratégias mercadológicas, entretanto é alvo de críticas a respeito da ética em sua utilização. Portanto, o artigo objetiva analisar a percepção ética dos consumidores quanto ao uso do neuromarketing, observando as implicações da sua utilização nos seus comportamentos. Para tanto, realizou-se um experimento online de design 2 (organização com e sem fins lucrativos) x 2 (uso e não uso do neuromarketing). O resultado do estudo sugere que os consumidores consideraram mais éticas condições em que a decisão das organizações foi de não utilizar o neuromarketing. As intenções de comportamento mostraram-se, em sua maioria, positivas e neutras. Outras implicações do uso do neuromarketing também foram verificadas.Florianópolis, SCPetroll, Martin de La MartinièreUniversidade Federal de Santa Catarina.Pretto, GiovanaDigiácomo, Anderson2018-07-03T11:34:46Z2018-07-03T11:34:46Z2018-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article25 páginasapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187633porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-03T11:34:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187633Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-03T11:34:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketing
title A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketing
spellingShingle A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketing
Pretto, Giovana
Neuromarketing
Comportamento do consumidor
Ética
title_short A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketing
title_full A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketing
title_fullStr A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketing
title_full_unstemmed A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketing
title_sort A percepção ética do consumidor sobre o uso do neuromarketing
author Pretto, Giovana
author_facet Pretto, Giovana
Digiácomo, Anderson
author_role author
author2 Digiácomo, Anderson
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petroll, Martin de La Martinière
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Pretto, Giovana
Digiácomo, Anderson
dc.subject.por.fl_str_mv Neuromarketing
Comportamento do consumidor
Ética
topic Neuromarketing
Comportamento do consumidor
Ética
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-03T11:34:46Z
2018-07-03T11:34:46Z
2018-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187633
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25 páginas
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651998006870016