A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83375 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaMohr, AdrianaOliveira, Maurício Pietrocola Pinto de2012-10-19T23:24:29Z2012-10-19T23:24:29Z20022002186495http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83375Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A educação em saúde (ES) tem sido uma componente importante nos currículos da escola fundamental brasileira e tradicionalmente é desenvolvida pelo professor de ciências. O trabalho analisou atividades de ES destes professores nos 3° e 4° ciclos das redes de ensino público do município de Florianópolis, SC, Brasil. O estudo foi realizado através de entrevistas semi-estruturadas que identificaram objetivos propostos, conteúdos desenvolvidos e estratégias didáticas utilizadas. Os resultados foram discutido a partir de aspectos desenvolvidos e analisados na tese: presença da ES nos currículos brasileiros, relação com o ensino de ciências, formação de professores em ES, alfabetização científica, conceitos de ilhotas de racionalidade e ocasiões de aplicação, além de aspectos éticos envolvidos na ES. A análise permite afirmar que a ES na escola tem sido orientada para objetivos alheios e espúrios à instituição escolar. Sustenta-se que é necessário reorientar a ES na escola e fundamentá-la segundo três eixos coerentes entre si: axiológico (a ES como integrante do objetivo da alfabetização científica), epistemológico (disciplinas significativas para os alunos ao mesmo tempo em que são valorizadas como instrumentos privilegiados de compreensão do mundo) e metodológico (construção das ilhotas de racionalidade e utilização da ES como ocasiões de aplicação).409 f.| tabs., mapasporFlorianópolis, SCEducaçãoSaudeCiências (Primeiro grau)Estudo e ensinoProfessores -FormaçãoA natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL186495.pdfapplication/pdf24728362https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83375/1/186495.pdfebdf5f2846c90a8f85f34741f459156dMD51123456789/833752014-09-25 23:59:16.464oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83375Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:59:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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