A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83375 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_546f9069d9f4dd3aca5cc2b7238e3786 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83375 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciênciasEducaçãoSaudeCiências (Primeiro grau)Estudo e ensinoProfessores -FormaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A educação em saúde (ES) tem sido uma componente importante nos currículos da escola fundamental brasileira e tradicionalmente é desenvolvida pelo professor de ciências. O trabalho analisou atividades de ES destes professores nos 3° e 4° ciclos das redes de ensino público do município de Florianópolis, SC, Brasil. O estudo foi realizado através de entrevistas semi-estruturadas que identificaram objetivos propostos, conteúdos desenvolvidos e estratégias didáticas utilizadas. Os resultados foram discutido a partir de aspectos desenvolvidos e analisados na tese: presença da ES nos currículos brasileiros, relação com o ensino de ciências, formação de professores em ES, alfabetização científica, conceitos de ilhotas de racionalidade e ocasiões de aplicação, além de aspectos éticos envolvidos na ES. A análise permite afirmar que a ES na escola tem sido orientada para objetivos alheios e espúrios à instituição escolar. Sustenta-se que é necessário reorientar a ES na escola e fundamentá-la segundo três eixos coerentes entre si: axiológico (a ES como integrante do objetivo da alfabetização científica), epistemológico (disciplinas significativas para os alunos ao mesmo tempo em que são valorizadas como instrumentos privilegiados de compreensão do mundo) e metodológico (construção das ilhotas de racionalidade e utilização da ES como ocasiões de aplicação).Florianópolis, SCOliveira, Maurício Pietrocola Pinto deUniversidade Federal de Santa CatarinaMohr, Adriana2012-10-19T23:24:29Z2012-10-19T23:24:29Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis409 f.| tabs., mapasapplication/pdf186495http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83375porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T02:59:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83375Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:59:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências |
title |
A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências |
spellingShingle |
A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências Mohr, Adriana Educação Saude Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino Professores - Formação |
title_short |
A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências |
title_full |
A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências |
title_fullStr |
A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências |
title_full_unstemmed |
A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências |
title_sort |
A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências |
author |
Mohr, Adriana |
author_facet |
Mohr, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mohr, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Saude Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino Professores - Formação |
topic |
Educação Saude Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino Professores - Formação |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T23:24:29Z 2012-10-19T23:24:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
186495 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83375 |
identifier_str_mv |
186495 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
409 f.| tabs., mapas application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652233088172032 |