A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mohr, Adriana
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83375
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_546f9069d9f4dd3aca5cc2b7238e3786
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83375
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciênciasEducaçãoSaudeCiências (Primeiro grau)Estudo e ensinoProfessores -FormaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A educação em saúde (ES) tem sido uma componente importante nos currículos da escola fundamental brasileira e tradicionalmente é desenvolvida pelo professor de ciências. O trabalho analisou atividades de ES destes professores nos 3° e 4° ciclos das redes de ensino público do município de Florianópolis, SC, Brasil. O estudo foi realizado através de entrevistas semi-estruturadas que identificaram objetivos propostos, conteúdos desenvolvidos e estratégias didáticas utilizadas. Os resultados foram discutido a partir de aspectos desenvolvidos e analisados na tese: presença da ES nos currículos brasileiros, relação com o ensino de ciências, formação de professores em ES, alfabetização científica, conceitos de ilhotas de racionalidade e ocasiões de aplicação, além de aspectos éticos envolvidos na ES. A análise permite afirmar que a ES na escola tem sido orientada para objetivos alheios e espúrios à instituição escolar. Sustenta-se que é necessário reorientar a ES na escola e fundamentá-la segundo três eixos coerentes entre si: axiológico (a ES como integrante do objetivo da alfabetização científica), epistemológico (disciplinas significativas para os alunos ao mesmo tempo em que são valorizadas como instrumentos privilegiados de compreensão do mundo) e metodológico (construção das ilhotas de racionalidade e utilização da ES como ocasiões de aplicação).Florianópolis, SCOliveira, Maurício Pietrocola Pinto deUniversidade Federal de Santa CatarinaMohr, Adriana2012-10-19T23:24:29Z2012-10-19T23:24:29Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis409 f.| tabs., mapasapplication/pdf186495http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83375porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T02:59:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83375Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:59:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências
title A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências
spellingShingle A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências
Mohr, Adriana
Educação
Saude
Ciências (Primeiro grau)
Estudo e ensino
Professores -
Formação
title_short A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências
title_full A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências
title_fullStr A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências
title_full_unstemmed A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências
title_sort A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências
author Mohr, Adriana
author_facet Mohr, Adriana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mohr, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Saude
Ciências (Primeiro grau)
Estudo e ensino
Professores -
Formação
topic Educação
Saude
Ciências (Primeiro grau)
Estudo e ensino
Professores -
Formação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T23:24:29Z
2012-10-19T23:24:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 186495
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83375
identifier_str_mv 186495
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 409 f.| tabs., mapas
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652233088172032