FATORES RELEVANTES E DIFICULTADORES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortez, Rodrigo Claudino
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ferreira, Aghata Frade, Flores, Juan Carlos Coto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26041
Resumo: O objetivo desse trabalho é fazer um levantamento dos fatores relevantes e dificultadores para o ensino e a aprendizagem a distância a partir da perspectiva dos alunos. Para tanto, foram coletados dados através de um questionário, que foi aplicado no dia da realização da prova da disciplina de Administração de Materiais do Curso de Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Fizeram parte da amostra 185 alunos, de 4 estados distintos e que estão presentes em 12 diferentes pólos. Dentre os principais resultados da pesquisa, podem-se destacar que o material impresso é a mídia mais importante para os alunos e que dentre os fatores que mais dificultam o aprendizado, os alunos destacaram: a falta de tempo (77,30%), distância do pólo (18,92%) e acesso à internet (18,38%). Constatou-se que a idade média dos alunos atuais do curso onde foi realizada a pesquisa é de 30 anos.
id UFSC_55576b376bc9471ba5041a171292a383
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26041
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling FATORES RELEVANTES E DIFICULTADORES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOSO objetivo desse trabalho é fazer um levantamento dos fatores relevantes e dificultadores para o ensino e a aprendizagem a distância a partir da perspectiva dos alunos. Para tanto, foram coletados dados através de um questionário, que foi aplicado no dia da realização da prova da disciplina de Administração de Materiais do Curso de Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Fizeram parte da amostra 185 alunos, de 4 estados distintos e que estão presentes em 12 diferentes pólos. Dentre os principais resultados da pesquisa, podem-se destacar que o material impresso é a mídia mais importante para os alunos e que dentre os fatores que mais dificultam o aprendizado, os alunos destacaram: a falta de tempo (77,30%), distância do pólo (18,92%) e acesso à internet (18,38%). Constatou-se que a idade média dos alunos atuais do curso onde foi realizada a pesquisa é de 30 anos.INPEAU2012-09-19T20:03:36Z2012-09-19T20:03:36Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26041Cortez, Rodrigo ClaudinoFerreira, Aghata FradeFlores, Juan Carlos Cotoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T10:14:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/26041Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T10:14:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv FATORES RELEVANTES E DIFICULTADORES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
title FATORES RELEVANTES E DIFICULTADORES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
spellingShingle FATORES RELEVANTES E DIFICULTADORES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
Cortez, Rodrigo Claudino
title_short FATORES RELEVANTES E DIFICULTADORES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
title_full FATORES RELEVANTES E DIFICULTADORES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
title_fullStr FATORES RELEVANTES E DIFICULTADORES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
title_full_unstemmed FATORES RELEVANTES E DIFICULTADORES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
title_sort FATORES RELEVANTES E DIFICULTADORES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
author Cortez, Rodrigo Claudino
author_facet Cortez, Rodrigo Claudino
Ferreira, Aghata Frade
Flores, Juan Carlos Coto
author_role author
author2 Ferreira, Aghata Frade
Flores, Juan Carlos Coto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortez, Rodrigo Claudino
Ferreira, Aghata Frade
Flores, Juan Carlos Coto
description O objetivo desse trabalho é fazer um levantamento dos fatores relevantes e dificultadores para o ensino e a aprendizagem a distância a partir da perspectiva dos alunos. Para tanto, foram coletados dados através de um questionário, que foi aplicado no dia da realização da prova da disciplina de Administração de Materiais do Curso de Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Fizeram parte da amostra 185 alunos, de 4 estados distintos e que estão presentes em 12 diferentes pólos. Dentre os principais resultados da pesquisa, podem-se destacar que o material impresso é a mídia mais importante para os alunos e que dentre os fatores que mais dificultam o aprendizado, os alunos destacaram: a falta de tempo (77,30%), distância do pólo (18,92%) e acesso à internet (18,38%). Constatou-se que a idade média dos alunos atuais do curso onde foi realizada a pesquisa é de 30 anos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2012-09-19T20:03:36Z
2012-09-19T20:03:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26041
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652104016855040