Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rute Gomes dos
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81842
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_557331550e536e6e14f96a001993551b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81842
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSantos, Rute Gomes dosUlbricht, Vania Ribas2012-10-19T08:24:17Z2012-10-19T08:24:17Z20012001179146http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81842Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoEste trabalho pretende proceder uma incursão na literatura pertinente revisando elementos teóricos para aprofundamento de conhecimento, no sentido de construir um marco referencial para sustentar o projeto de pesquisa, tratando da Metodologia do Ensino Superior: o papel da Didática na articulação entre saber e prática, numa perspectiva pedagógico-epistemológica. O objetivo do trabalho é alcançar o exato equilíbrio entre a ação pedagógica e o resultado esperado, para que na construção de uma escola de qualidade se possa construir sólidas bases psicológicas nas quais vão se assentar as aprendizagens de que os alunos necessitam. Numa cuidadosa análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) buscou-se compreender os princípios da atual proposta de ação do MEC, na tentativa de transformar o modelo universitário vigente, considerando-se suas articulações com a estrutura econômico-político e ideológica do país. Neste novo contexto, o papel do professor, tornou-se muito mais relevante a partir das novas exigências sociais e tecnológicas que demandam do aluno uma formação plena e abrangente. O debate a respeito da formação do professor privilegiou dois pontos básicos: o caráter político da prática pedagógica e o compromisso do educador com as classes populares, num caminhar constante nas idéias de Paulo Freire. Procurou-se também, caracterizar os cursos e alunos do Instituto de Ensino Superior e Pesquisa - INESP UEMG, do período noturno, com o propósito de se conhecer a realidade dos alunos do curso noturno e propor novas táticas metodológicas de sala de aulaxvii, 206 f.| il.; tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEnsino superiorMetodologiaDidaticaPratica de ensinoProfessores -FormaçãoMetodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL179146.pdfapplication/pdf1119486https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81842/1/179146.pdfa94e4e88798e99f3357e2610175805faMD51TEXT179146.pdf.txt179146.pdf.txtExtracted Texttext/plain375177https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81842/2/179146.pdf.txt33a72d5ab96e570ead1b4135bb38bf62MD52THUMBNAIL179146.pdf.jpg179146.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg774https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81842/3/179146.pdf.jpg495c1b67aaf455bd5135dba22b9ec024MD53123456789/818422013-05-01 03:09:52.857oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81842Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T06:09:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica
title Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica
spellingShingle Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica
Santos, Rute Gomes dos
Engenharia de produção
Ensino superior
Metodologia
Didatica
Pratica de ensino
Professores -
Formação
title_short Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica
title_full Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica
title_fullStr Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica
title_full_unstemmed Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica
title_sort Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica
author Santos, Rute Gomes dos
author_facet Santos, Rute Gomes dos
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rute Gomes dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ulbricht, Vania Ribas
contributor_str_mv Ulbricht, Vania Ribas
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino superior
Metodologia
Didatica
Pratica de ensino
Professores -
Formação
topic Engenharia de produção
Ensino superior
Metodologia
Didatica
Pratica de ensino
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2001
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-19T08:24:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-19T08:24:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81842
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 179146
identifier_str_mv 179146
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xvii, 206 f.| il.; tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81842/1/179146.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81842/2/179146.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81842/3/179146.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a94e4e88798e99f3357e2610175805fa
33a72d5ab96e570ead1b4135bb38bf62
495c1b67aaf455bd5135dba22b9ec024
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805189254184960