Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81842 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_557331550e536e6e14f96a001993551b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81842 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaSantos, Rute Gomes dosUlbricht, Vania Ribas2012-10-19T08:24:17Z2012-10-19T08:24:17Z20012001179146http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81842Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoEste trabalho pretende proceder uma incursão na literatura pertinente revisando elementos teóricos para aprofundamento de conhecimento, no sentido de construir um marco referencial para sustentar o projeto de pesquisa, tratando da Metodologia do Ensino Superior: o papel da Didática na articulação entre saber e prática, numa perspectiva pedagógico-epistemológica. O objetivo do trabalho é alcançar o exato equilíbrio entre a ação pedagógica e o resultado esperado, para que na construção de uma escola de qualidade se possa construir sólidas bases psicológicas nas quais vão se assentar as aprendizagens de que os alunos necessitam. Numa cuidadosa análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) buscou-se compreender os princípios da atual proposta de ação do MEC, na tentativa de transformar o modelo universitário vigente, considerando-se suas articulações com a estrutura econômico-político e ideológica do país. Neste novo contexto, o papel do professor, tornou-se muito mais relevante a partir das novas exigências sociais e tecnológicas que demandam do aluno uma formação plena e abrangente. O debate a respeito da formação do professor privilegiou dois pontos básicos: o caráter político da prática pedagógica e o compromisso do educador com as classes populares, num caminhar constante nas idéias de Paulo Freire. Procurou-se também, caracterizar os cursos e alunos do Instituto de Ensino Superior e Pesquisa - INESP UEMG, do período noturno, com o propósito de se conhecer a realidade dos alunos do curso noturno e propor novas táticas metodológicas de sala de aulaxvii, 206 f.| il.; tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEnsino superiorMetodologiaDidaticaPratica de ensinoProfessores -FormaçãoMetodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL179146.pdfapplication/pdf1119486https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81842/1/179146.pdfa94e4e88798e99f3357e2610175805faMD51TEXT179146.pdf.txt179146.pdf.txtExtracted Texttext/plain375177https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81842/2/179146.pdf.txt33a72d5ab96e570ead1b4135bb38bf62MD52THUMBNAIL179146.pdf.jpg179146.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg774https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81842/3/179146.pdf.jpg495c1b67aaf455bd5135dba22b9ec024MD53123456789/818422013-05-01 03:09:52.857oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81842Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T06:09:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica |
title |
Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica |
spellingShingle |
Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica Santos, Rute Gomes dos Engenharia de produção Ensino superior Metodologia Didatica Pratica de ensino Professores - Formação |
title_short |
Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica |
title_full |
Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica |
title_fullStr |
Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica |
title_full_unstemmed |
Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica |
title_sort |
Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica |
author |
Santos, Rute Gomes dos |
author_facet |
Santos, Rute Gomes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rute Gomes dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ulbricht, Vania Ribas |
contributor_str_mv |
Ulbricht, Vania Ribas |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino superior Metodologia Didatica Pratica de ensino Professores - Formação |
topic |
Engenharia de produção Ensino superior Metodologia Didatica Pratica de ensino Professores - Formação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2001 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-19T08:24:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-19T08:24:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81842 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
179146 |
identifier_str_mv |
179146 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xvii, 206 f.| il.; tabs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81842/1/179146.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81842/2/179146.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81842/3/179146.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a94e4e88798e99f3357e2610175805fa 33a72d5ab96e570ead1b4135bb38bf62 495c1b67aaf455bd5135dba22b9ec024 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805189254184960 |