Aspectos pessoais e contextuais favoráveis à permanência de estudantes em cursos técnicos no Pronatec

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basso, Cláudia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128655
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2014.
id UFSC_5591f611fafc99807294db817f6700f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/128655
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aspectos pessoais e contextuais favoráveis à permanência de estudantes em cursos técnicos no PronatecPsicologiaEnsino profissionalAspectos psicológicosEvasão escolarAspectos psicológicosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2014.As demandas no mundo do trabalho, dentro da atual conjuntura social e econômica no Brasil, têm-se refletido na educação com a expansão da oferta de cursos de qualificação e formação profissional, em especial no nível técnico. A questão da evasão/permanência dos estudantes nesse nível de ensino vem sendo tema de pesquisa, principalmente na área da educação, porém ainda há carência de estudos sobre os aspectos da permanência e das vivências dos estudantes no curso técnico. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo principal compreender os aspectos pessoais e contextuais da permanência de estudantes da área da tecnologia em cursos técnicos do Pronatec no SENAI/SC. A pesquisa, de natureza qualitativa, contou com uma amostra de 41 participantes, sendo 27 homens (65,8%) e 14 mulheres (34,2%), com idades entre 15 e 34 anos (M=16,0), estudantes do 2º semestre nos cursos Técnico em Informática (34,2%), Técnico em Automação (34,2%) e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (31,6%). Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário aberto e analisados com base na Grounded Theory. Os resultados apontam que a permanência dos estudantes no curso técnico do Pronatec está relacionada à satisfação, à integração, ao desenvolvimento psicossocial e cognitivo e ao comprometimento com a profissão e o curso, que envolvem aspectos de pré-ingresso, referentes aos determinantes da escolha profissional e do ensino técnico, às expectativas educacionais e às perspectivas dos estudantes sobre seu futuro e carreira, e às vivências pessoais e contextuais durante o curso. Em relação às vivências pessoais, os estudantes referiram a identificação com a profissão e com o curso, as condições físicas e psicológicas e o desenvolvimento de competências cognitivas. Quanto às vivências contextuais mais importantes, foram apontados no ambiente familiar a convivência e relacionamento entre pais e filhos e a percepção de apoio recebido; no ambiente social o apoio de amigos, professores e colegas e os relacionamentos interpessoais; no ambiente educacional a qualidade do curso e o uso de estratégias autorreguladas de aprendizagem e; no aspecto vocacional/profissional,além da identificação com a profissão, as oportunidades do mercado de trabalho e as necessidades de emprego. Também foram apontadas outras variáveis intervenientes, como as dificuldades financeiras, a mudança de cidade e a gratuidade do curso. Esses resultados sugerem a importância de ampliar os estudos na área vocacional e de carreira no contexto do ensino técnico, bem como para o desenvolvimento de práticas de intervenção visando à permanência e êxito do estudante no curso.<br>Abstract : The demands in the world of work within the current economic and social context in Brazil have been reflected in education with the expansion of training courses and training, particularly at the technical level. The issue of evasion / permanence of students at this level of education have been a topic of research, mainly in the education area, but there is still a lack of studies on aspects of the permanence and the experiences of students in technical courses. In that sense, this research was aimed at understanding the personal and contextual aspects of the permanence of students in the area of technology in technical courses Pronatec at SENAI/SC. The research of a qualitative nature, involved a sample of 41 participants, 27 men (65.8%) and 14 women (34.2%) aged between 15 and 34 years (M = 16.0), students the 2nd semester in Computer Technician (34.2%), Automation Technician (34.2%) and Technician Maintenance and Support in IT (31.6%) courses. The data were collected from within the application of an open questionnaire and analyzed based on Grounded Theory. The results show that students' stay in the technical course Pronatec is related to satisfaction, integration, psychosocial and cognitive development and commitment to the profession and the course involving aspects of pre-entry relating to the determinants of career choice and technical education, educational expectations and perspectives of students about their future and career and personal and contextual experiences during the course. Regarding personal experiences, students reported the identification with the profession and the course, the physical and psychological conditions and the development of cognitive skills. Regarding the most important contextual experiences were pointed in the familiar environment interaction and relationship between parents and children and the perception of support received; social environment in the support of friends, teachers and colleagues, and interpersonal relationships; educational environment in the quality of the course and the use of self regulated learning strategies and, in the vocational/professional look beyond identification with the profession, the opportunities in the labor market and employment needs. Have also been identified other intervening variables such as financial difficulties, changing the city and gratuity course. These results suggest the importance of broadening their studies in vocational area and career in the technical context and to the development of intervention practices aiming at the permanence and student success in the course.Soares, Dulce Helena PennaBardagi, Marúcia PattaUniversidade Federal de Santa CatarinaBasso, Cláudia2015-02-05T20:12:50Z2015-02-05T20:12:50Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis196 p.| ils., grafs., tabs.application/pdf327708https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128655porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:12:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128655Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:12:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos pessoais e contextuais favoráveis à permanência de estudantes em cursos técnicos no Pronatec
title Aspectos pessoais e contextuais favoráveis à permanência de estudantes em cursos técnicos no Pronatec
spellingShingle Aspectos pessoais e contextuais favoráveis à permanência de estudantes em cursos técnicos no Pronatec
Basso, Cláudia
Psicologia
Ensino profissional
Aspectos psicológicos
Evasão escolar
Aspectos psicológicos
title_short Aspectos pessoais e contextuais favoráveis à permanência de estudantes em cursos técnicos no Pronatec
title_full Aspectos pessoais e contextuais favoráveis à permanência de estudantes em cursos técnicos no Pronatec
title_fullStr Aspectos pessoais e contextuais favoráveis à permanência de estudantes em cursos técnicos no Pronatec
title_full_unstemmed Aspectos pessoais e contextuais favoráveis à permanência de estudantes em cursos técnicos no Pronatec
title_sort Aspectos pessoais e contextuais favoráveis à permanência de estudantes em cursos técnicos no Pronatec
author Basso, Cláudia
author_facet Basso, Cláudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Dulce Helena Penna
Bardagi, Marúcia Patta
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Basso, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Ensino profissional
Aspectos psicológicos
Evasão escolar
Aspectos psicológicos
topic Psicologia
Ensino profissional
Aspectos psicológicos
Evasão escolar
Aspectos psicológicos
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T20:12:50Z
2015-02-05T20:12:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 327708
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128655
identifier_str_mv 327708
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 196 p.| ils., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652217994969088