Evolução biológica no livro didático: Análise de coleções de biologia integrantes do programa nacional do livro didático das edições de 2015 e 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jessica Pinheiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187721
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_55a80180e12c51a00bfb41157f9a29fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/187721
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Evolução biológica no livro didático: Análise de coleções de biologia integrantes do programa nacional do livro didático das edições de 2015 e 2018Ensino médioLivro didáticoEvolução biológicaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Este trabalho aborda a formação interdisciplinar e pluralista não dogmatizada no conteúdo de Evolução Biológica dos livros didáticos (LDs) de Biologia. A interdisciplinaridade foi estabelecida como uma das prioridades da educação básica pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996. Neste contexto, observa-se que a Evolução Biológica se apresenta como um tema unificador no conteúdo de Biologia, importante para o entendimento de vários temas relacionados à taxonomia, ao desenvolvimento, à genética e à sistemática, além de outras áreas, despertando uma curiosidade inata por tratar das nossas origens e destinos. Tendo em vista ainda que os LDs sejam importantes recursos pedagógicos para a formação dos alunos, relevantes para o currículo e que o governo gasta bilhões de reais com programas de seleção, compra e distribuição destes materiais para todo o país, o presente trabalho objetiva identificar, caracterizar e discutir a presença dos conteúdos de evolução biológica como um tema integrado não dogmatizado (EBIND) e não como um tópico isolado, nos capítulos de genética do conteúdo de Biologia de um dos livros adotados pelo PNLD no Ensino Médio. Para analisar os trechos de EBIND encontrados, foram elaborados critérios de análise, reunidos sob dois aspectos: 1) Caracterização das coleções didáticas e 2) Caracterização dos trechos de EBIND na 2ª edição (2013) e 3ª edição (2017) dos Livros: Biologia I, II e III dos autores Sônia Lopes e Sergio Rosso. Se observou, inicialmente, pouca variação entre uma edição e outra, dos mesmos livros, sem nenhum enfoque diferente que justificasse o investimento em uma nova edição dos livros supracitados. Os trechos de EBIND continuam ainda pouco explorados e muito setorizados nos capítulos, sem caracterizar a proposta multidisciplinar e de eixo condutor do conhecimento biológico, características que buscamos nessa análise.This work approaches the interdisciplinary and pluralistic formation that is not dogmatized in the content of Biological Evolution of Textbooks (in Portuguese LivrosDidáticos - LDs) of Biology. The Law of Guidelines and Bases of National Education (PNLD) established interdisciplinarity as one of the priorities of basic education, in 1996.In this context, it was observed that the Biological Evolution presents itself as a unifying theme in Biology content, important for the understanding of several topics related to taxonomy, development, genetics and systematics, as well as other areas, arousing an innate curiosity for dealing with our origins and destinies.Bearing in mind that the Textbooks(LDs) are important pedagogical resources for students formation, relevant to the curriculum, and that the government spends billions of reais with programs to select, purchase and distribute these materials across the country. The present work aims to identify, characterize and discuss the presence of Biological Evolution contents as an Integrated Non-dogmatized Theme (in Portuguese: Evolução Biológica como um tema Integrado Não Dogmatizado - EBIND), and not as an isolated topic in genetics chapters of the Biology content, of the books adopted by PNLD in High School.To analyze the found sections of EBIND, some analysis criteria were elaborated, grouped under two aspects:1) Characterization of didactic collections and2) Characterization of the stretcheswith EBIND in the 2nd edition (2013) and in the 3rd edition (2017) of the books: Biologia I, II and III by Sônia Lopes and Sergio Rosso. There was little variation between the two editions of these books, without any different approach justifying the investment in a new edition of above-mentioned books. The stretches with EBIND are not enough explored and remain very sectored in chapters, without characterizing the multidisciplinary proposal and the guiding axis of biological knowledge, characteristics that we seek in this analysis.Florianópolis, SC.De Toni, Daniela CristinaUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Jessica Pinheiro2018-07-04T19:36:46Z2018-07-04T19:36:46Z2018-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187721porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-04T19:36:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187721Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-04T19:36:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução biológica no livro didático: Análise de coleções de biologia integrantes do programa nacional do livro didático das edições de 2015 e 2018
title Evolução biológica no livro didático: Análise de coleções de biologia integrantes do programa nacional do livro didático das edições de 2015 e 2018
spellingShingle Evolução biológica no livro didático: Análise de coleções de biologia integrantes do programa nacional do livro didático das edições de 2015 e 2018
Oliveira, Jessica Pinheiro
Ensino médio
Livro didático
Evolução biológica
title_short Evolução biológica no livro didático: Análise de coleções de biologia integrantes do programa nacional do livro didático das edições de 2015 e 2018
title_full Evolução biológica no livro didático: Análise de coleções de biologia integrantes do programa nacional do livro didático das edições de 2015 e 2018
title_fullStr Evolução biológica no livro didático: Análise de coleções de biologia integrantes do programa nacional do livro didático das edições de 2015 e 2018
title_full_unstemmed Evolução biológica no livro didático: Análise de coleções de biologia integrantes do programa nacional do livro didático das edições de 2015 e 2018
title_sort Evolução biológica no livro didático: Análise de coleções de biologia integrantes do programa nacional do livro didático das edições de 2015 e 2018
author Oliveira, Jessica Pinheiro
author_facet Oliveira, Jessica Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Toni, Daniela Cristina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jessica Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Livro didático
Evolução biológica
topic Ensino médio
Livro didático
Evolução biológica
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-04T19:36:46Z
2018-07-04T19:36:46Z
2018-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187721
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651972727799808