A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
DOI: | 10.5281/zenodo.11237574 |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/497 |
Resumo: | Diante da posição de centralidade que os livros didáticos ocupam nas escolas brasileiras, sendo utilizados como a principal fonte de conhecimento, faz-se necessário manter sob avaliação constante a qualidade dos textos veiculados nesses materiais, em especial a contextualização histórica dos conteúdos. Esta visa à melhoria da qualidade das aulas e à desmistificação de aspectos da ciência disseminados por estratégias pedagógicas ineficazes. Então, analisamos a contextualização histórica do tema Teoria da Evolução presente em livros didáticos de biologia do ensino médio publicados em 2016 que se encontram em uso por escola públicas e privadas. Utilizamos os parâmetros estabelecidos anteriormente por Ciccilini (1992) e comparamos as informações com os achados dessa autora em livros didáticos da década de 1980. Constatamos que os textos foram modificados para se adequar às expectativas atuais relacionadas ao uso de História da Ciência em aulas de Biologia, contudo ainda persistem falhas na estruturação da abordagem, as quais propagam concepções errôneas sobre as teorias, os cientistas e a ciência. |
id |
UNIVASF-1_3b3938151c4387a7644b62b3aefa7bbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/497 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
spelling |
A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIOHistória da ciênciaTeoria da evoluçãoLivros didáticosEnsino médioDiante da posição de centralidade que os livros didáticos ocupam nas escolas brasileiras, sendo utilizados como a principal fonte de conhecimento, faz-se necessário manter sob avaliação constante a qualidade dos textos veiculados nesses materiais, em especial a contextualização histórica dos conteúdos. Esta visa à melhoria da qualidade das aulas e à desmistificação de aspectos da ciência disseminados por estratégias pedagógicas ineficazes. Então, analisamos a contextualização histórica do tema Teoria da Evolução presente em livros didáticos de biologia do ensino médio publicados em 2016 que se encontram em uso por escola públicas e privadas. Utilizamos os parâmetros estabelecidos anteriormente por Ciccilini (1992) e comparamos as informações com os achados dessa autora em livros didáticos da década de 1980. Constatamos que os textos foram modificados para se adequar às expectativas atuais relacionadas ao uso de História da Ciência em aulas de Biologia, contudo ainda persistem falhas na estruturação da abordagem, as quais propagam concepções errôneas sobre as teorias, os cientistas e a ciência.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2024-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/49710.5281/zenodo.11237574Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/497/1722Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima de Santana, Andréa MarryLima da Silva, Arthur2024-05-25T11:01:53Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/497Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-05-25T11:01:53Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO |
title |
A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO Lima de Santana, Andréa Marry História da ciência Teoria da evolução Livros didáticos Ensino médio Lima de Santana, Andréa Marry História da ciência Teoria da evolução Livros didáticos Ensino médio |
title_short |
A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO |
author |
Lima de Santana, Andréa Marry |
author_facet |
Lima de Santana, Andréa Marry Lima de Santana, Andréa Marry Lima da Silva, Arthur Lima da Silva, Arthur |
author_role |
author |
author2 |
Lima da Silva, Arthur |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima de Santana, Andréa Marry Lima da Silva, Arthur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da ciência Teoria da evolução Livros didáticos Ensino médio |
topic |
História da ciência Teoria da evolução Livros didáticos Ensino médio |
description |
Diante da posição de centralidade que os livros didáticos ocupam nas escolas brasileiras, sendo utilizados como a principal fonte de conhecimento, faz-se necessário manter sob avaliação constante a qualidade dos textos veiculados nesses materiais, em especial a contextualização histórica dos conteúdos. Esta visa à melhoria da qualidade das aulas e à desmistificação de aspectos da ciência disseminados por estratégias pedagógicas ineficazes. Então, analisamos a contextualização histórica do tema Teoria da Evolução presente em livros didáticos de biologia do ensino médio publicados em 2016 que se encontram em uso por escola públicas e privadas. Utilizamos os parâmetros estabelecidos anteriormente por Ciccilini (1992) e comparamos as informações com os achados dessa autora em livros didáticos da década de 1980. Constatamos que os textos foram modificados para se adequar às expectativas atuais relacionadas ao uso de História da Ciência em aulas de Biologia, contudo ainda persistem falhas na estruturação da abordagem, as quais propagam concepções errôneas sobre as teorias, os cientistas e a ciência. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/497 10.5281/zenodo.11237574 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/497 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.11237574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/497/1722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1822181802771480577 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5281/zenodo.11237574 |