A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima de Santana, Andréa Marry
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Lima da Silva, Arthur
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
DOI: 10.5281/zenodo.11237574
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/497
Resumo: Diante da posição de centralidade que os livros didáticos ocupam nas escolas brasileiras, sendo utilizados como a principal fonte de conhecimento, faz-se necessário manter sob avaliação constante a qualidade dos textos veiculados nesses materiais, em especial a contextualização histórica dos conteúdos. Esta visa à melhoria da qualidade das aulas e à desmistificação de aspectos da ciência disseminados por estratégias pedagógicas ineficazes. Então, analisamos a contextualização histórica do tema Teoria da Evolução presente em livros didáticos de biologia do ensino médio publicados em 2016 que se encontram em uso por escola públicas e privadas. Utilizamos os parâmetros estabelecidos anteriormente por Ciccilini (1992) e comparamos as informações com os achados dessa autora em livros didáticos da década de 1980. Constatamos que os textos foram modificados para se adequar às expectativas atuais relacionadas ao uso de História da Ciência em aulas de Biologia, contudo ainda persistem falhas na estruturação da abordagem, as quais propagam concepções errôneas sobre as teorias, os cientistas e a ciência.
id UNIVASF-1_3b3938151c4387a7644b62b3aefa7bbf
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/497
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
spelling A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIOHistória da ciênciaTeoria da evoluçãoLivros didáticosEnsino médioDiante da posição de centralidade que os livros didáticos ocupam nas escolas brasileiras, sendo utilizados como a principal fonte de conhecimento, faz-se necessário manter sob avaliação constante a qualidade dos textos veiculados nesses materiais, em especial a contextualização histórica dos conteúdos. Esta visa à melhoria da qualidade das aulas e à desmistificação de aspectos da ciência disseminados por estratégias pedagógicas ineficazes. Então, analisamos a contextualização histórica do tema Teoria da Evolução presente em livros didáticos de biologia do ensino médio publicados em 2016 que se encontram em uso por escola públicas e privadas. Utilizamos os parâmetros estabelecidos anteriormente por Ciccilini (1992) e comparamos as informações com os achados dessa autora em livros didáticos da década de 1980. Constatamos que os textos foram modificados para se adequar às expectativas atuais relacionadas ao uso de História da Ciência em aulas de Biologia, contudo ainda persistem falhas na estruturação da abordagem, as quais propagam concepções errôneas sobre as teorias, os cientistas e a ciência.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2024-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/49710.5281/zenodo.11237574Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/497/1722Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima de Santana, Andréa MarryLima da Silva, Arthur2024-05-25T11:01:53Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/497Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-05-25T11:01:53Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
title A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Lima de Santana, Andréa Marry
História da ciência
Teoria da evolução
Livros didáticos
Ensino médio
Lima de Santana, Andréa Marry
História da ciência
Teoria da evolução
Livros didáticos
Ensino médio
title_short A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
title_full A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
title_sort A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
author Lima de Santana, Andréa Marry
author_facet Lima de Santana, Andréa Marry
Lima de Santana, Andréa Marry
Lima da Silva, Arthur
Lima da Silva, Arthur
author_role author
author2 Lima da Silva, Arthur
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima de Santana, Andréa Marry
Lima da Silva, Arthur
dc.subject.por.fl_str_mv História da ciência
Teoria da evolução
Livros didáticos
Ensino médio
topic História da ciência
Teoria da evolução
Livros didáticos
Ensino médio
description Diante da posição de centralidade que os livros didáticos ocupam nas escolas brasileiras, sendo utilizados como a principal fonte de conhecimento, faz-se necessário manter sob avaliação constante a qualidade dos textos veiculados nesses materiais, em especial a contextualização histórica dos conteúdos. Esta visa à melhoria da qualidade das aulas e à desmistificação de aspectos da ciência disseminados por estratégias pedagógicas ineficazes. Então, analisamos a contextualização histórica do tema Teoria da Evolução presente em livros didáticos de biologia do ensino médio publicados em 2016 que se encontram em uso por escola públicas e privadas. Utilizamos os parâmetros estabelecidos anteriormente por Ciccilini (1992) e comparamos as informações com os achados dessa autora em livros didáticos da década de 1980. Constatamos que os textos foram modificados para se adequar às expectativas atuais relacionadas ao uso de História da Ciência em aulas de Biologia, contudo ainda persistem falhas na estruturação da abordagem, as quais propagam concepções errôneas sobre as teorias, os cientistas e a ciência.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/497
10.5281/zenodo.11237574
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/497
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.11237574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/497/1722
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1822181802771480577
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5281/zenodo.11237574