Evolução humana nos livros didáticos de Biologia do ensino médio : o antropocentrismo em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paesi, Ronaldo Antônio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/144018
Resumo: A evolução humana é um tema controverso, uma vez que pode ser contrário às concepções de muitas pessoas. Além disso, quando apresentada, ela pode ser compreendida como o caminho principal pelo qual a evolução biológica se desenvolveu: formas “inferiores” evoluindo para formas “superiores”, com o “progresso” sendo em direção à espécie humana. Com o objetivo de avaliar se os livros didáticos de Biologia do Ensino Médio abordam a evolução humana e se, nessa abordagem, os mesmos apresentam conteúdos que possam reforçar o antropocentrismo, foi realizada uma análise desse material. Para a pesquisa, foram utilizados os livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2012. Observamos que os livros, em seus conteúdos sobre evolução humana, apresentam tanto ideias que podem reforçar concepções antropocêntricas, quanto se mostrar contrários a elas. As ideias que reforçam ou que se opõem a concepções antropocêntricas estão representadas principalmente em: (1) diagramas que mostram as relações de parentesco entre as espécies atuais de primatas, (2) classificação biológica utilizada e (3) forma de apresentar as espécies fósseis de hominíneos.
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