Educação a distância (EAD) no ensino superior de Moçambique: UAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93535 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010 |
id |
UFSC_55aa9d208ae88d3589a6a8b1e6d335c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93535 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaBrito, Carlos EstrelaVanzin, TarcisioFialho, Francisco Antonio Pereira2012-10-24T23:49:43Z2012-10-24T23:49:43Z2012-10-24T23:49:43Z288531http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93535Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010Este trabalho tem como objetivo geral propor um modelo de Universidade Aberta para a EaD no Ensino Superior em Moçambique. Pretende-se com isso contemplar as iniciativas em curso e as dificuldades de infraestrutura da realidade local, partindo do modelo utilizado pela UFSC. A aderência desta pesquisa ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento deve-se ao fato de que esta é uma das linhas de pesquisa da área de Mídias do Conhecimento, justificando-se, assim, no âmbito da interdisdiplinaridade, cujos campos disciplinares pressupõem um eixo integrador no objeto de conhecimento. Dentre os instrumentos e métodos para dar respaldo a este trabalho, privilegiou-se a revisão bibliográfica; o diagnóstico do atual estágio de desenvolvimento da EaD em Moçambique; a estruturação da metodologia para o uso da Universidade Aberta do Brasil na formulação do modelo a ser proposto para Moçambique; a estruturação da pesquisa qualitativa para coleta de dados junto às instituições brasileiras eleitas como paradigma de análise; e a pesquisa quantitativa para a coleta de dados junto aos estudantes, por meio da aplicação dos questionários. Como resultado da pesquisa, constatou-se que os argumentos em relação ao acesso e crescimento da modalidade de ensino EaD estão contextualizados e justificados, por colocarem o emprego dessa modalidade de ensino enquanto meio de atender à população que busca acesso ao ensino superior. Por isso, o desafio é manter as IES atualizadas e em condições de uso com pessoal qualificado. É neste sentido que a discussão sobre a modalidade EaD para o público de educadores em exercício, que não possuem curso superior, como é o caso em Moçambique, deve ser conduzida, ou seja, precisa ser analisada à luz da realidade educacional e não somente nas experiências internacionais e interesses de mercado. É preciso retomar as discussões à luz da realidade educacional da universidade, da região e do Estado onde a EaD está inserida, e, num contexto maior, na realidade educacional do País. Conclui-se, assim, que não há um modelo único de EaD, mas sim parâmetros que devem ser cumpridos para dar qualidade, visibilidade e credibilidade a essa modalidade de ensino em Moçambique. As IES devem estudar qual a melhor maneira de desenvolvê-la em sua instituição, visando ao levantamento dos recursos tecnológicos e de infraestrutura física de que dispõe, revisando a proposta didático-metodológica que embasa seu referencial teórico e preparando o quadro docente e discente para este novo paradigma educacional.246 p.| il., grafs., tabs.porGestão do conhecimentoEnsino superiorMoçambiqueEnsino a distanciaMoçambiqueUniversidade abertaModelosEducação a distância (EAD) no ensino superior de Moçambique: UAMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL288531.pdfapplication/pdf1234661https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93535/1/288531.pdfbe27ce687b93735deb436e209ce91511MD51TEXT288531.pdf.txt288531.pdf.txtExtracted Texttext/plain376622https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93535/2/288531.pdf.txt72b6f408fc45f9f8fb035051d1b8f330MD52THUMBNAIL288531.pdf.jpg288531.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93535/3/288531.pdf.jpgb5fb679114a3757d43ea5a972949ee91MD53123456789/935352013-05-01 15:19:40.628oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93535Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T18:19:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação a distância (EAD) no ensino superior de Moçambique: UAM |
title |
Educação a distância (EAD) no ensino superior de Moçambique: UAM |
spellingShingle |
Educação a distância (EAD) no ensino superior de Moçambique: UAM Brito, Carlos Estrela Gestão do conhecimento Ensino superior Moçambique Ensino a distancia Moçambique Universidade aberta Modelos |
title_short |
Educação a distância (EAD) no ensino superior de Moçambique: UAM |
title_full |
Educação a distância (EAD) no ensino superior de Moçambique: UAM |
title_fullStr |
Educação a distância (EAD) no ensino superior de Moçambique: UAM |
title_full_unstemmed |
Educação a distância (EAD) no ensino superior de Moçambique: UAM |
title_sort |
Educação a distância (EAD) no ensino superior de Moçambique: UAM |
author |
Brito, Carlos Estrela |
author_facet |
Brito, Carlos Estrela |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Carlos Estrela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vanzin, Tarcisio |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
contributor_str_mv |
Vanzin, Tarcisio Fialho, Francisco Antonio Pereira |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Ensino superior Moçambique Ensino a distancia Moçambique Universidade aberta Modelos |
topic |
Gestão do conhecimento Ensino superior Moçambique Ensino a distancia Moçambique Universidade aberta Modelos |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010 |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-24T23:49:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-24T23:49:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-10-24T23:49:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93535 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
288531 |
identifier_str_mv |
288531 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
246 p.| il., grafs., tabs. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93535/1/288531.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93535/2/288531.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93535/3/288531.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be27ce687b93735deb436e209ce91511 72b6f408fc45f9f8fb035051d1b8f330 b5fb679114a3757d43ea5a972949ee91 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805287571816448 |