Impacto da implantação de Sistemas de Informação Gerencial em clientes de um escritório de contabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217259 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis. |
id |
UFSC_563e0acd3ea810b8c2c662ffdd3babbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/217259 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Impacto da implantação de Sistemas de Informação Gerencial em clientes de um escritório de contabilidadevantagem competitivatecnologiasistemas de informação gerencialTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis.Levando em consideração a necessidade das empresas se manterem competitivas no mercado e a crescente por investimentos em tecnologia para otimização de processos internos e externos, o presente estudo tem como objetivo analisar o impacto da implantação dos Sistemas de Informação Gerencial (SIG) nos clientes de um escritório de contabilidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo/qualitativa através da aplicação de um questionário, a amostra é composta por 25 respondentes. Foram analisadas cinco variáveis estratégicas essenciais: Rivalidade Competitiva; Fornecedores; Mercado; Eficiência e Eficácia Organizacional e Eficiência Interorganizacional. Concluiu-se com o estudo que os sistemas utilizados pelos respondentes oferecem poucas contribuições relacionadas às variáveis Rivalidade Competitiva e Fornecedores. Já os resultados pertinentes aos constructos Eficiência e Eficácia Organizacional e Eficiência Interorganizacional revelaram-se significativamente positivos, apresentando melhora na comunicação com o contador e auxiliando na coordenação das atividades de modo geral. Por fim, para a última dimensão analisada (Mercado) o sistema demonstra médio nível de relevância, obtendo metade das respostas como positivas e a outra metade avaliada de forma negativa.Florianópolis, SCPetri, Sérgio MuriloAraujo, Alessandra Rodrigues Machado deUniversidade Federal de Santa CatarinaMonteiro, Ana Flávia2020-11-04T21:19:51Z2020-11-04T21:19:51Z2020-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis14application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217259info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-11-04T21:19:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/217259Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-11-04T21:19:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto da implantação de Sistemas de Informação Gerencial em clientes de um escritório de contabilidade |
title |
Impacto da implantação de Sistemas de Informação Gerencial em clientes de um escritório de contabilidade |
spellingShingle |
Impacto da implantação de Sistemas de Informação Gerencial em clientes de um escritório de contabilidade Monteiro, Ana Flávia vantagem competitiva tecnologia sistemas de informação gerencial |
title_short |
Impacto da implantação de Sistemas de Informação Gerencial em clientes de um escritório de contabilidade |
title_full |
Impacto da implantação de Sistemas de Informação Gerencial em clientes de um escritório de contabilidade |
title_fullStr |
Impacto da implantação de Sistemas de Informação Gerencial em clientes de um escritório de contabilidade |
title_full_unstemmed |
Impacto da implantação de Sistemas de Informação Gerencial em clientes de um escritório de contabilidade |
title_sort |
Impacto da implantação de Sistemas de Informação Gerencial em clientes de um escritório de contabilidade |
author |
Monteiro, Ana Flávia |
author_facet |
Monteiro, Ana Flávia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Petri, Sérgio Murilo Araujo, Alessandra Rodrigues Machado de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Ana Flávia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
vantagem competitiva tecnologia sistemas de informação gerencial |
topic |
vantagem competitiva tecnologia sistemas de informação gerencial |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-04T21:19:51Z 2020-11-04T21:19:51Z 2020-09-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217259 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
14 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652372913684480 |