Os saberes populares sobre as Plantas medicinais e os saberes químicos escolares: uma proposta para a inclusão social de cegos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUEBKE, Sthefany Caroline
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220369
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química
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spelling Os saberes populares sobre as Plantas medicinais e os saberes químicos escolares: uma proposta para a inclusão social de cegosSaberes popularesPlantas medicinaisEnsino de QuímicaInclusão socialTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em QuímicaO uso de plantas medicinais para tratamento, cura e prevenção de doenças é uma prática antiga entre as pessoas e pode ter origem nos conhecimentos transmitidos por diferentes gerações de uma mesma família. A camomila é um exemplo de planta medicinal consumida como chá para o tratamento de sintomas gastrointestinais e as substâncias químicas presentes na composição desta planta, que atuam na melhora dos sintomas, podem ser estudadas para a contextualização de conteúdos de Química. O objetivo geral deste trabalho foi propor uma oficina temática sobre chás e plantas medicinais, com ênfase no ensino da Química, a partir dos saberes populares de estudantes de terceiro ano do ensino médio e de associados da ACEVALI, para promover aproximações com os saberes escolares. Os associados foram entrevistados e os estudantes responderam um questionário sobre o conhecimento e uso das plantas medicinais. A partir da análise dos dados coletados, foi proposta uma oficina para os estudantes e, ao final, uma atividade na ACEVALI envolvendo associados e estudantes. As atividades tiveram como objetivo promover a construção de conhecimentos químicos a partir da análise dos saberes populares dos associados e dos estudantes, propiciar discussões a respeito da inclusão de pessoas com deficiência e trazer contribuições para o conhecimento dos associados.Blumenau, SCRICHETTI, Graziela PiccoliORLANDI, RenataUniversidade Federal de Santa CatarinaLUEBKE, Sthefany Caroline2021-02-26T13:09:39Z2021-02-26T13:09:39Z2020-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220369info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-02-26T13:09:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220369Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-26T13:09:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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