Os saberes populares sobre as Plantas medicinais e os saberes químicos escolares: uma proposta para a inclusão social de cegos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220369 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química |
id |
UFSC_568e15d2b4a92b4fbe1155720610bfbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220369 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os saberes populares sobre as Plantas medicinais e os saberes químicos escolares: uma proposta para a inclusão social de cegosSaberes popularesPlantas medicinaisEnsino de QuímicaInclusão socialTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em QuímicaO uso de plantas medicinais para tratamento, cura e prevenção de doenças é uma prática antiga entre as pessoas e pode ter origem nos conhecimentos transmitidos por diferentes gerações de uma mesma família. A camomila é um exemplo de planta medicinal consumida como chá para o tratamento de sintomas gastrointestinais e as substâncias químicas presentes na composição desta planta, que atuam na melhora dos sintomas, podem ser estudadas para a contextualização de conteúdos de Química. O objetivo geral deste trabalho foi propor uma oficina temática sobre chás e plantas medicinais, com ênfase no ensino da Química, a partir dos saberes populares de estudantes de terceiro ano do ensino médio e de associados da ACEVALI, para promover aproximações com os saberes escolares. Os associados foram entrevistados e os estudantes responderam um questionário sobre o conhecimento e uso das plantas medicinais. A partir da análise dos dados coletados, foi proposta uma oficina para os estudantes e, ao final, uma atividade na ACEVALI envolvendo associados e estudantes. As atividades tiveram como objetivo promover a construção de conhecimentos químicos a partir da análise dos saberes populares dos associados e dos estudantes, propiciar discussões a respeito da inclusão de pessoas com deficiência e trazer contribuições para o conhecimento dos associados.Blumenau, SCRICHETTI, Graziela PiccoliORLANDI, RenataUniversidade Federal de Santa CatarinaLUEBKE, Sthefany Caroline2021-02-26T13:09:39Z2021-02-26T13:09:39Z2020-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220369info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-02-26T13:09:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220369Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-26T13:09:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os saberes populares sobre as Plantas medicinais e os saberes químicos escolares: uma proposta para a inclusão social de cegos |
title |
Os saberes populares sobre as Plantas medicinais e os saberes químicos escolares: uma proposta para a inclusão social de cegos |
spellingShingle |
Os saberes populares sobre as Plantas medicinais e os saberes químicos escolares: uma proposta para a inclusão social de cegos LUEBKE, Sthefany Caroline Saberes populares Plantas medicinais Ensino de Química Inclusão social |
title_short |
Os saberes populares sobre as Plantas medicinais e os saberes químicos escolares: uma proposta para a inclusão social de cegos |
title_full |
Os saberes populares sobre as Plantas medicinais e os saberes químicos escolares: uma proposta para a inclusão social de cegos |
title_fullStr |
Os saberes populares sobre as Plantas medicinais e os saberes químicos escolares: uma proposta para a inclusão social de cegos |
title_full_unstemmed |
Os saberes populares sobre as Plantas medicinais e os saberes químicos escolares: uma proposta para a inclusão social de cegos |
title_sort |
Os saberes populares sobre as Plantas medicinais e os saberes químicos escolares: uma proposta para a inclusão social de cegos |
author |
LUEBKE, Sthefany Caroline |
author_facet |
LUEBKE, Sthefany Caroline |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RICHETTI, Graziela Piccoli ORLANDI, Renata Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUEBKE, Sthefany Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes populares Plantas medicinais Ensino de Química Inclusão social |
topic |
Saberes populares Plantas medicinais Ensino de Química Inclusão social |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-02 2021-02-26T13:09:39Z 2021-02-26T13:09:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220369 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Blumenau, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Blumenau, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652258345222144 |