PLANTAS MEDICINAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABER POPULAR NAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DE ARACAJU/SE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Carlos Alberto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barros, Maria Salete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1374
Resumo: O uso das plantas medicinais pela população, em especial a nordestina, é uma transmissão de conhecimentos científico e, principalmente popular bastante presente em nossa cultura. Assim, o ambiente escolar deve ser um locus de reprodução e educação desses saberes. Com esta perspectiva, pretende-se, elucidar o resgate e traçar um panorama da tradição do uso das plantas medicinais pela população do Conjunto Bugio em Aracaju/SE, além de analisar os seus reflexos no cotidiano escolar da comunidade. Foi uma pesquisa qualitativa, com viés no estudo de caso resultante de trabalho monográfico de um Curso de Especialização em Educação Ambiental, a qual nos levou a perceber que há necessidade de programas que valorizem o uso e o cultivo de plantas medicinais na comunidade; que esta prática seja vista como alternativa sustentável, de acesso ao tratamento de doenças e enfermidades, reforçando a importância e o valor dos bens naturais e que a escola, como espaço de discussão, debate e formadora de ideias, contribua para projetos e divulgação de estratégias viáveis e sensibilizadoras de educação ambiental.
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